"Instinto predador": Everton inicia 2016 com metade dos gols do ano passado

Atacante soma três gols em três partidas com a equipe titular e faz Roger esquecer problema no ataque gremista. Jovem de 19 anos é aposta do clube para a temporada


Fonte: GloboEsporte

Instinto predador: Everton inicia 2016 com metade dos gols do ano passado
Everton tem três gols em 2016 (Foto: Lucas Uebel/Grêmio Divulgação)

Os primeiros passos do Grêmio em 2016 passam por um jovem de 19 anos que, na verdade, deveria estar no último ano de categorias de base. Everton, em todos os jogos com a equipe titular na temporada, marcou gols e foi figura destacada. Encerrou, ao menos por ora, as dúvidas sobre a posição pelo lado esquerdo do setor ofensivo. E chama a atenção pela maturação tática nas mãos do técnico Roger.

Mesmo que o ano recém tenha iniciado, Everton é o destaque da equipe, com gols em 100% dos jogos que participou – no amistoso com o Danubio e nas vitórias sobre Brasil de Pelotas e Aimoré. Seu poder de finalização o coloca com três tentos no ano, mais da metade do que fez em 2015. Na temporada passada, marcou cinco em todo o ano, nas 28 partidas oficiais que disputou.

A explicação vem de uma característica muito peculiar: o atacante busca o gol a todo momento. Por exemplo, não caiu ao se chocar com o goleiro do Aimoré, na quinta, e mesmo cambaleante foi desviar a bola para o gol. Poderia ter se vitimizado e buscado o pênalti.

– Ele chuta, não tem vergonha de mandar na bandeira de escanteio, até porque não manda. Não tem nenhuma vergonha de errar, se arrisca. Naquele tapa contra o goleiro, qualquer um cairia. Ele tem instinto predador na área. Almeja o gol como o grande objetivo. Porém, inteligentemente, sai pelas beiradas, consegue fazer também jogadas, como a do gol do Luan – analisa o coordenador das categorias de base gremista, Júnior Chávare, que trabalhou na contratação do jovem.

O bom início da temporada pode ser explicado ainda com 2015. Desde os treinamentos, Roger já dava atenção especial ao garoto. Explicava movimentações, chamava ao pé do ouvido para orientar sobre o momento de driblar e o de brecar a corrida e recuar a bola, além da cobrança por mais comprometimento. Preparava-o para o que vinha pela frente. A intenção era torná-lo protagonista em 2016, assim como Luan. Pela primeira amostragem, o êxito foi obtido. Internamente, o dedo de Roger é ressaltado ao avaliar o rendimento atual do jogador.

A principal dificuldade era moldá-lo a uma posição difícil: a extrema. Pela esquerda, compõe a linha de meio com os volantes, mas ataca com liberdade. Era ali o principal alvo de uma contratação. Hoje, porém é unanimidade que Everton já ocupou aquele espaço.

– Everton fez mais uma bela atuação, segura. Está com bastante confiança. As virtudes todos já falamos. O que fico feliz é de poder o ajudar a evoluir como profissional. Saber o momento certo do que fazer e na faixa de campo que fazer. É jovem, tem bastante a evoluir, mas tem me dado uma resposta interessante – comentou o comandante gremista, após a vitória sobre o Aimoré.

– Vimos os jovens cada vez mais maduros, cada vez fazendo mais diferença. O Everton deste ano não é o do ano passado. O Pedro (Rocha) também não. O Luan já é uma realidade – completa o diretor executivo Rui Costa.


Everton é comparado a Luan no clube pela qualidade técnica (Foto: Lucas Uebel/Grêmio Divulgação)


Em jogos oficiais, Everton e Luan são os artilheiros do clube, com dois gols cada – o primeiro leva vantagem pelo tento marcado no amistoso com o Danubio. Todos os jovens são citados como os principais ganhos gremistas neste momento – além da dupla, Walace e Pedro Rocha também são valorizados. Até por terem margem para mais crescimento técnico e tático.

O Tricolor volta a treinar na manhã deste sábado. A tendência é que os titulares atuem neste domingo, contra o Coritiba, pela Primeira Liga, e na quarta, contra o Veranópolis, no Antônio David Farina. Depois, há sete dias para a estreia na Libertadores, contra o Toluca, no México – antes, um jogo com o São José, na sexta, para que a delegação viaje no sábado, que deve ser disputado com reservas.


VEJA TAMBÉM
- HERNÁN CRESPO NO GRÊMIO? Técnico argentino entra na mira para 2025 enquanto clube avalia opções para o comando!
- VILLASANTI É DÚVIDA NO GRÊMIO! Volante enfrenta altitude extrema pelas Eliminatórias e preocupa para decisão contra o Juventude!
- PAVÓN EM BUSCA DE REDENÇÃO NO GRÊMIO! Argentino luta para recuperar espaço em meio à forte concorrência no elenco!






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

19/11/2024









18/11/2024