Com palmilha especial, Giuliano segue tratamento e anima para Libertadores

Meia voltou a correr no gramado na terça-feira e deve retomar contato com a bola até a próxima semana; assim, se credencia a retornar à equipe contra o Toluca


Fonte: Globoesporte

Com palmilha especial, Giuliano segue tratamento e anima para Libertadores
Lesão causa inflamação na planta do pé (Foto: Arte / GloboEsporte.com sobre foto de Lucas Uebel)

Foram apenas alguns minutos de corrida ao redor do campo – ora sozinho, ora acompanhado de seus companheiros de equipe titular –, mas Giuliano apresentou indícios alentadores aos gremistas, na terça-feira, acerca de sua presença na estreia pela Libertadores.

O meia cumpre à risca o cronograma do tratamento, que envolve palmilha especial, fisioterapia e injeções de anti-inflamatório e para curar uma ruptura na fáscia plantar do pé esquerdo. Deve, inclusive, retomar os contatos com a bola no começo da próxima semana.

Assim, em meio aos trotes e ao zelo do departamento médico, infla de esperanças o técnico Roger Machado de que estará plenamente recuperado para encarar o Toluca no próximo dia 17, em solo mexicano, pelo primeiro duelo da competição continental. Até lá, verá sua carga de exercícios aumentar gradativamente no CT Luiz Carvalho. A lesão foi sentida no primeiro compromisso do ano, o empate em 1 a 1 com o Danubio, do Uruguai, em amistoso na Arena.

Mais do que isso, gerou uma preocupação – quase dissipada – entre os médicos gremistas para o confronto com o clube do México. A previsão inicial apontava 20 dias de parada. O meia permaneceu distante de exercícios físicos, com o mínimo de carga possível sobre o pé esquerdo, durante apenas nove dias.

O retorno ocorreu no 10º dia, terça-feira. Isso, graças a sua condição física assoberbada, fruto de um rigor ao cumprir as orientações repassadas pelos profissionais do clube. E o camisa 8 mostrou-se, de fato, animado. Primeiro, deu leve trote sozinho. Depois, acompanhou os demais titulares durante alguns minutos. Por fim, até correu com maior intensidade ao lado do capitão Maicon, mesmo que a carga de trabalhos repassada para o primeiro exercício fosse menor.

– Nós iremos pautá-lo de acordo com os sintomas. Se estiver se sentindo bem, vamos aumentando progressivamente a carga. Hoje (terça-feira), ele deu só uma corridinha. Depois, até se animou, tivemos que limitar um pouco. Mas ele se sentiu confiante. Não sentiu nada depois. Se evoluir bem, logo vamos liberar a bola para ele. Ele tem boa musculatura, cumpre o que a gente pede para ele. Por isso, tem uma recuperação muito rápida – afirma o médico Paulo Rabaldo ao GloboEsporte.com.


Giuliano faz tratamento de lesão no CT do Grêmio (Foto: Diego Guichard/GloboEsporte.com)

Lesão recorrente e três tipos de tratamento
A lesão sentida por Giuliano foi originada por uma fascite plantar, mal recorrente no elenco gremista. Além do meia, Luan, Marcelo Grohe e Erazo, hoje no Atlético-MG, já tiveram problema semelhante. Um dos "culpados" é o gramado mais duro do CT Luiz Carvalho. De acordo com o departamento médico gremista, a dor é "natural" aos jogadores de futebol e se manifesta devido ao desgaste decorrente da repetição de movimentos e de impactos.
No caso do camisa 8, a fáscia plantar, localizada na sola do pé, rompeu parcialmente. Fato que, inclusive, é apontado como benéfico para a fascite. A ruptura faz a fáscia distensionar e diminui o inchaço no local, auxiliando na cicatrização do problema, explica Rabaldo.

Nos nove dias em que permaneceu afastado das atividades, Giuliano dividiu seu tempo em três tipos de tratamentos distintos. O meia usava uma palmilha especial, com gel, para distribuir o peso e minimizar os impactos na caminhada, e recebia injeções de anti-inflamatório no local. Por fim, participou de sessões de fisioterapia, com gelo e tratamentos com ondas curtas. Deu
resultado.


Giuliano correu com intensidade ao lado de Maicon nesta terça-feira (Foto: Eduardo Deconto/GloboEsporte.com)

VEJA TAMBÉM
- TRICOLOR DE OLHO NO MERCADO! Laterais, Goleiro e novo comandante são Destaques.
- CASA CHEIA! Grêmio espera recorde de público na Arena para o duelo decisivo contra o Juventude!
- Grêmio deve ter foco total em fugir do Z4 e carimbar vaga na Sul-Americana: não é hora de xingar Renato nem de especular em público novo treinador






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

19/11/2024





18/11/2024