O que o Grêmio fará durante a última parada do Brasileirão

Equipe de Roger se prepara para últimas quatro rodadas do campeonato


Fonte: Diário Gaúcho

O que o Grêmio fará durante a última parada do Brasileirão
Foto: Carlos Macedo / Agencia RBS

Feita em tom de alerta, uma frase de Roger Machado leva o Grêmio a encarar como período de muito trabalho, e não de folga, a parada de nove dias do Brasileirão.

— Nossa vaga está bem encaminhada, mas não assegurada — disse o treinador, depois da derrota para o Sport, no domingo.

Os números no campeonato ainda são expressivos. Mas são os mesmos que apontam uma queda de rendimento em relação ao primeiro turno. Melhorar a pontaria dos atacantes e retomar a intensidade dos volantes são as missões mais urgentes.

O foco dos trabalhos, segundo o preparador físico Rogério Dias Luiz, o Rogerinho, será de trabalhos técnicos e táticos e de manutenção muscular, como ocorreu na última parada, em outubro. Será a chance para deixar Luan, que sofreu com dores musculares nos últimos jogos, próximo de sua condição física ideal.

— O edema na coxa do Luan já foi absorvido. Contra o Sport, ele conseguiu retomar parte da intensidade que exigimos. O restante do grupo está dentro do padrão esperado — avalia Rogerinho.

A torcida espera que os resultados da semana de treinos já possam ser apreciados dia 19, na Arena, contra o Fluminense. Tudo para que o time possa entrar em campo sem pressão no Gre-Nal de 22 de novembro, no Beira-Rio.

Aproveitamento dos atacantes

Contra o Sport, o vacilo nos arremates incomodou Roger Machado. O defeito esteve na tomada da decisão. Mais de uma vez, conforme o técnico, os atacantes demoram em chutar e, mais grave do que isso, perderam a bola e ofereceram o contragolpe ao time pernambucano. Como é improvável que o ataque seja alterado, a alternativa é corrigir o defeito nos treinos. Roger costuma usar parte dos trabalhos para treinar finalizações.


Condicionar Ramiro

Após sete meses de parada, Ramiro teria um retorno gradual e seria preparado para 2016. Os fatos, contudo, parecem ter antecipado o planejamento, tanto que o volante entrou ainda no intervalo contra o Sport. A avaliação da comissão técnica é de que seu retorno foi satisfatório.

A ressalva ficou por conta da alta exigência na Ilha do Retiro, não só pelo gramado e o calor, mas por ter de correr mais para suprir a ausência de Pedro Rocha, que foi expulso. Com pelo menos uma semana inteira de treinamento, ele já se coloca como o substituto natural de Maicon.

— Por um bom período, ele ainda seguirá fazendo trabalhos de reforço muscular. Agora, o nosso foco está em melhorar o ritmo de jogo dele — explica o preparador físico Rogério Dias Luiz.

Concluir negociações

Conforme o vice de futebol César Pacheco, o Grêmio só aguarda a garantia matemática da vaga à Libertadores para anunciar os primeiros negócios. A parada no Brasileirão irá acelerar ainda mais as negociações. A renovação de Douglas, por um ano, deve se concretizar em breve. As negociações com Galhardo e Maicon prometem se arrastar por mais tempo.

Das cinco contratações projetadas, a mais próxima é a de Rodinei, 23 anos, lateral direito da Ponte Preta. Também estão no alvo o meia Nenê, do Vasco, e o atacante Rafael Marques, do Palmeiras. Antes da Libertadores, ainda deverão ser anunciados um zagueiro, hoje no futebol europeu, e um centroavante.

Estudar o Fluminense

O próximo adversário está bem vivo na memória da torcida. Foi um empate contra o Fluminense, na Arena, que eliminou o Grêmio da Copa do Brasil.

Definitivamente sem ambição de Libertadores, depois da derrota em casa para a Chapecoense, o adversário não deixa de oferecer riscos e tem em Gustavo Scarpa e Gerson suas principais peças.

Um risco adicional é que esta partida poderá marcar a volta de Fred, em recuperação de torção no joelho e no tornozelo esquerdo.

VEJA TAMBÉM
- Reforço de lateral da Ferroviária pode chegar ao Grêmio no mercado.
- Faxina no Grêmio para 2025: Renovação começa pelo treinador, diz Guerrinha.
- Pressão da Direção do Grêmio para Decidir Futuro de Renato






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

23/10/2024






























22/10/2024