Mauricio Saraiva analisa derrota do Grêmio para o Fluminense A derrota para o Fluminense, somada à vitória do São Paulo na 37ª rodada, o Grêmio viu a chance de classificação para a pré-Libertadores se esvair. Estar no oitavo lugar ao término do Brasileirão era a única chance de sonhar com a vaga. Ainda assim, seria preciso torcer para que Cruzeiro ou Fluminense vença a Copa do Brasil para confirmar o G-8. Contudo, a dificuldade para alcançar a competição continental não se resume à reta final do campeonato. Veja, abaixo, cinco motivos que levaram o Tricolor a ficar de fora da Libertadores de 2026.
1) Início ruim Nos primeiros 10 jogos do Brasileirão, o Grêmio teve apenas três vitórias. Foram quatro derrotas e três empates. Além disso, o clube trocou de treinador na quarta rodada, após três derrotas seguidas — a pior sequência do Tricolor no campeonato neste ano. Com a goleada por 4 a 1 para o Mirassol, Gustavo Quinteros foi demitido. Em seguida, Mano Menezes contratado.
2) Irregularidade Mesmo com a troca no comando, a melhora demorou a aparecer. Pelo contrário, apesar de o desempenho dar sinais de evolução, o time continuava irregular nos resultados. O Grêmio conseguiu duas vitórias seguidas no campeonato apenas uma vez: em 25 de maio e 1º de junho, venceu o Bahia em casa, por 1 a 0, e o Juventude, fora, por 2 a 0, respectivamente. Depois, vitórias ficaram isoladas e sempre eram seguidas de empates ou derrotas.
3) Dificuldade de trocar pontos O Grêmio não conseguiu trocar pontos com os times da parte de cima. Das 12 vitórias no campeonato, apenas três foram diante de times da primeira página da tabela, contra Bahia, São Paulo e Palmeiras (todo reserva), todos na Arena. O Tricolor perdeu os dois jogos para Cruzeiro, Mirassol e Fluminense e empatou um e perdeu outro para Flamengo, Botafogo e Corinthians.
4) Lesões Villasanti, Braithwaite e Balbuena sofreram lesões graves com a temporada em andamento e voltam apenas em 2026. O zagueiro paraguaio fez apenas três jogos após ser contratado, em julho. Villasanti não atua desde agosto, e Braithwaite desde setembro. Além disso, contratações do meio da temporada como Carlos Vinicius, Marcos Rocha e Willian também perderam jogos por problemas físicos. Eles chegaram a ficar 25, 31 e 58 dias sem jogar, respectivamente.
5) Derrota decisiva em casa Mesmo diante de todos esses cenários, o Grêmio chegou a duas rodadas do final do Brasileirão com chance de classificação. Entretanto, ao perder para o Fluminense, o time de Mano desperdiçou a chance de passar à frente do São Paulo – ao menos por um dia – e chegar com mais chances de classificação em oitavo na última rodada. A vitória do São Paulo sobre o rival Inter, nesta quarta-feira, encerrou de vez qualquer possibilidade de o Grêmio chegar no possível G-8. Na última rodada, contra o Sport, na Ilha do Retiro, precisa confirmar vaga na Copa Sul-Americana 2026.
VEJA TAMBÉM
- Jogadores defendem Mano em meio a incerteza no Grêmio e pressionam por decisão
- Reformulação para 2026? Grêmio anuncia saída de jogadores para 2026
- Desafios e expectativas do Grêmio na construção de um time vencedor em 2026

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Jogadores defendem Mano em meio a incerteza no Grêmio e pressionam por decisão
Reformulação para 2026? Grêmio anuncia saída de jogadores para 2026