Mano Menezes conta como a Batalha dos Aflitos repercute na sua vida depois de 20 anos O dia 26 de novembro ocupa um lugar especial no coração do torcedor gremista. É daqueles momentos em que todos sabem dizer onde estavam e o que faziam. A Batalha dos Aflitos completa 20 anos nesta quarta-feira e ainda emociona um dos principais protagonistas: Mano Menezes . De volta ao comando do Grêmio exatamente duas décadas depois da primeira passagem, o treinador de 63 anos tem fresco na memória tudo o que ocorreu no estádio dos Aflitos naquele dia de 2005. A ponto de encher os olhos de lágrimas ao lembrar do feito em entrevista exclusiva o ge . Então em início de carreira, Mano era o técnico do Tricolor no épico jogo. Havia assumido o clube meses antes, no início da Série B. Vivia o maior desafio da carreira depois de bons trabalhos em clubes do interior gaúcho, especialmente o 15 de Novembro, de Campo Bom.
A fórmula de disputa daquela edição da Série B era diferente da atual. Na primeira fase, 22 times se enfrentavam todos contra todos, em jogo único. O Grêmio chegou ao Recife para o jogo decisivo contra o Náutico precisando de um empate para voltar à elite. Venceu por 1 a 0 e terminou como campeão. Isso tudo depois de superar um ambiente de guerra, dois pênaltis contra si, quatro jogadores expulsos, 23 minutos de confusão generalizada e inúmeras incertezas sobre o futuro.
Todo o contexto de pressão não só influenciou os jogadores, ao reagir às decisões do árbitro, como também teve reflexo na arbitragem de Djalma Beltrami, segundo Mano. O treinador citou a proximidade de dirigentes do Náutico com a cúpula da polícia militar, sem apontar nomes. E Beltrami era policial militar. Mano encontrou e teve uma conversa amistosa com o ex-árbitro recentemente.
Por sinal, com quatro jogadores a menos, Mano colocou Lucas Leiva como lateral-direito e completou a linha defensiva com Marcelo Oliveira, Pereira e Marcelo Costa. À frente, estavam Sandro Goiano e Anderson. E só.
VEJA TAMBÉM
- Jogadores defendem Mano em meio a incerteza no Grêmio e pressionam por decisão
- Reformulação para 2026? Grêmio anuncia saída de jogadores para 2026
- Desafios e expectativas do Grêmio na construção de um time vencedor em 2026

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Jogadores defendem Mano em meio a incerteza no Grêmio e pressionam por decisão
Reformulação para 2026? Grêmio anuncia saída de jogadores para 2026