Histórico! Na manhã desta quarta-feira, na Tribuna Presidencial da Arena, o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense recebeu o troféu de Supercampeão do Brasil de 1990 — uma reparação histórica que levou 35 anos para se concretizar. A solenidade contou com a presença de dirigentes e jogadores que fizeram parte daquela conquista. No evento, o presidente Alberto Guerra recepcionou a comitiva da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), liderada pelo presidente Samir Xaud, responsável pela entrega oficial do troféu. Para Guerra, a ação representa um gesto de empatia da CBF, especialmente pela iniciativa de seu presidente em incluir a visita ao Grêmio em sua agenda. Segundo Xaud, o momento simboliza o reconhecimento de uma dívida histórica: "Me perguntaram por que demorou tanto para que essa entrega fosse feita. Confesso que não sei explicar. O gesto de hoje pode parecer simbólico, mas sei que é de uma grandeza imensurável para o Grêmio, para sua torcida e para os jogadores que fizeram parte dessa história", afirmou o presidente da CBF.
À época, a competição foi disputada em jogos de ida e volta entre o campeão do Campeonato Brasileiro, Vasco da Gama, e o campeão da Copa do Brasil em 1989, o Grêmio. A disputa entre os clubes, no ano seguinte, acabou sendo realizada aproveitando os confrontos agendados pela fase de grupos da Copa Libertadores, por falta de datas disponíveis. O Tricolor venceu o primeiro jogo por 2 a 0, no Estádio Olímpico, e garantiu o título ao empatar sem gols no duelo de volta, em São Januário, no Rio de Janeiro.
A solenidade contou ainda com a presença do presidente gremista à época, Paulo Odone de Araújo Ribeiro, e do então vice-presidente de Futebol, Rafael Bandeira dos Santos. Representando os ex-atletas, participaram Darci, Fábio Lucio, Géverton, Ion, João Antônio, Luís Eduardo, Mazaropi, Vilson e Wolnei Caio. Também acompanharam o evento diversos representantes do Clube, como o executivo de Futebol, Luís Vagner Vivian; o coordenador técnico, Luiz Felipe Scolari; e os vice-presidentes Eduardo Magrisso e José Carlos Duarte, além de funcionários do Museu do Grêmio e jornalistas. O presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Luciano Hocsman, também esteve presente. O troféu da Supercopa do Brasil será exposto imediatamente no Museu do Grêmio, na Arena.
VEJA TAMBÉM
- DECISÃO! Grêmio precisa quebrar jejum de sete jogos sem vitória contra o Mirassol
- GRANA À VISTA! Grêmio pode faturar milhões com venda de ex-atacante ao futebol mexicano
- PRESSÃO! Após empate amargo, Grêmio enfrenta pressão antes do duelo decisivo na Arena

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Gol de Pavón garante Grêmio nas quartas da Copa do Brasil e valoriza atacante em negociação de renovação
Controvérsia e superação: Grêmio e a batalha pela arbitragem nas oitavas da Copa do Brasil
Cristian Pavón brilha com gol decisivo e Grêmio avança às quartas da Copa do Brasil
Empate em Porto Alegre mantém Grêmio na luta contra o rebaixamento e incomoda São Paulo na tabela
DECISÃO! Grêmio precisa quebrar jejum de sete jogos sem vitória contra o Mirassol
GRANA À VISTA! Grêmio pode faturar milhões com venda de ex-atacante ao futebol mexicano
PRESSÃO! Após empate amargo, Grêmio enfrenta pressão antes do duelo decisivo na Arena
Grêmio enfrenta Mirassol em busca de reação na Copa do Brasil após sete jogos sem vitória
APOSTA ALTA! Grêmio acerta com joia da base por 4 anos e define plano
TEM DATA? Krovinovic já treina, mas estreia ainda depende de regularização; entenda
"ELE ME EXPLICOU"! Krovinovic cita Jonas como referência na chegada ao Grêmio
NOVIDADE! Wallace ganha força na defesa e pode ser titular contra o Mirassol
FORA DOS PLANOS? Gabriel Mec perde espaço após impasse e futuro segue indefinido
BOLADA! Grêmio pode lucrar alto com Campaz no Rosario Central; entenda
Após derrota no Bolívar, Grêmio enfrenta três processos da Conmebol e aguarda suas consequências
Grêmio busca reerguer-se contra Mirassol em jogo decisivo das oitavas da Copa do Brasil
Gabriel Mec: futuro indefinido do atacante coloca Grêmio em alerta enquanto negociações se arrastam
REESTRUTURAÇÃO EM CURSO! Grêmio reduz gastos e libera espaço para novos reforços
PRESSÃO TOTAL! Eliminação irrita torcida e aumenta cobrança sobre Luís Castro
Empate com o Mirassol: Grêmio adia recuperação e continua na zona de rebaixamento
SAÍDA EM JOGO? Grêmio avalia saída de Pavón em reformulação de elenco mais competitivo
Pendências financeiras complicam futuro de Wagner Leonardo entre Grêmio e Corinthians
Filip Krovinovic é a nova aposta do Grêmio para fortalecer a criação no meio-campo até 2028
Empate em Porto Alegre deixa Grêmio à beira da zona de rebaixamento com 22 pontos na tabela
INACREDITÁVEL! Douglas Costa se diz “gigante” ao falar de rebaixamento e reacende polêmica
PROVA DE FOGO! Grêmio busca apoio da torcida para reerguer-se na Copa do Brasil contra o Mirassol
VAI E VEM! Grêmio prepara mudanças e busca zagueiro canhoto no mercado
MULTA ALTA! Grêmio revela multa milionária para demitir Luís Castro e mantém técnico
PRESSÃO TOTAL! Empate na Copa do Brasil faz Grêmio acumular pressão após sequência ruim
DE SAÍDA! Nacional-URU aceita assumir dívida por Kike Olivera e Grêmio pode ganhar fôlego financeiro