Mano Menezes não escondeu o abatimento com a derrota do Grêmio para o Sport na Arena no domingo (10). Na entrevista coletiva pós-jogo, o treinador foi duro nas palavras, cobrou uma reação “a curto prazo” e afirmou que, se isso não acontecer, “não será ele a atrapalhar” . Apesar de sinalizar que poderia deixar o clube, em meio a muita pressão, o treinador não tem planos de pedir demissão, segundo apurou a ESPN . Sua insatisfação, contudo, vai além do que está se passando dentro de campo. O técnico entende ser necessária a chegada de reforços. Mano falou sobre o risco de rebaixamento em sua entrevista, citando um possível “final muito melancólico, triste”. A avaliação de pessoas próximas ao treinador é que o time de 2024 já lutou contra a queda no Brasileirão e não se reforçou suficientemente para mudar esse cenário.
O técnico retornou ao Grêmio em abril de 2025, substituindo Gustavo Quinteros, e recebeu um elenco acima do máximo de estrangeiros permitidos em campo pela CBF. Na avaliação dele, nem todos estavam adaptados ao futebol brasileiro, e isso ajuda a explicar a liberação de alguns deles. Para Mano, o diagnóstico segue sendo que faltam peças ao atual elenco tricolor, e os últimos reforços contratados têm situações que exigem cuidado, mesmo já tendo atuado diante do Sport . Tanto o zagueiro Fabián Balbuena, uma indicação de Mano para zaga, quanto o atacante Carlos Vinícius, vinham de períodos longos de inatividade, com o primeiro sem atuar há mais de três meses, e o segundo vindo de um clube onde raramente atuava os 90 minutos. O Grêmio tem a promessa nos bastidores da chegada de um “reforço incontestável”, em busca que é liderada pelo empresário Marcelo Marques.
Há algumas semanas, Róger Guedes negocia para ser esse nome, mas, até agora, a contratação não foi confirmada. Pressionado após o resultado negativo em casa diante do Sport, Mano também fez uma autocrítica e deu a entender que promoverá mudanças na forma da equipe atuar. “Eu não faço questão nenhuma de disfarçar aquilo que estamos passando agora, é um momento dos mais difíceis que passamos aqui, certamente, um dos mais difíceis da minha carreira. Passei um ano passado bem difícil, em uma situação semelhante, diria até que quando iniciamos o trabalho de recuperação do Fluminense ano passado, as coisas eram até mais drásticas”, iniciou.
“Mas o que eu preciso falar para o torcedor é que, mesmo com a confiança da direção, tudo tem limite para mim como treinador. Eu tenho que entender que, mesmo que o torcedor tenha um carinho comigo, respeito, da mesma forma eu tenho respeito com ele, as coisas não podem continuar como estão. Senão teremos um final muito melancólico, triste, que não é a nossa intenção." "Sei que quando chegamos conseguimos dar uma direção daquilo que precisávamos fazer para a recuperação, a iniciamos, e depois da parada (para o Mundial) o time estagnou na sua maneira de jogar. Precisamos rever algumas coisas a curto prazo porque senão todos vão entrar na mesma vala comum e não teremos forças para fazer essa reação", seguiu.
"Penso que ainda temos possibilidade de fazê-la, mas aquilo que escolhi precisa ser revisto em alguns aspectos, a equipe não está conseguindo nem se defender bem, nem atacar bem. Eu só acredito que a recuperação passa primeiro por uma segurança defensiva, e hoje não temos ela. Como equipe, a gente precisa melhorar essa parte coletiva, de entendimento do que a gente quer fazer, para fazer bem feito.”
“E isso precisa acontecer a curto prazo. Essa é a minha promessa para o torcedor: se não acontecer a curto prazo, não serei eu a atrapalhar, de maneira nenhuma quero atrapalhar", finalizou. Próximos jogos do Grêmio: Atlético-MG (F): 17/08, 16h (de Brasília) - Brasileirão Ceará (C): 23/08, 21h (de Brasília) - Brasileirão Flamengo (F): 31/08, 16h (de Brasília) - Brasileirão
VEJA TAMBÉM
- Mano Menezes se despede da torcida e deixa futuro indefinido: Seguimos de cabeça erguida
- Grêmio fecha com Luís Castro e comissão GIGANTE: veja quem chega com o novo técnico!
- Luís Castro substitui Mano Menezes e inicia revolução no Grêmio: dois craques do Palmeiras estão na lista!

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Palpites de Placar Exato da Sportytrader: Estratégia ou Sorte?
Mano Menezes se despede da torcida e deixa futuro indefinido: Seguimos de cabeça erguida
Grêmio fecha com Luís Castro e comissão GIGANTE: veja quem chega com o novo técnico!
Luís Castro substitui Mano Menezes e inicia revolução no Grêmio: dois craques do Palmeiras estão na lista!
Grêmio recebe oferta do Nacional por Cristian Olivera
Grêmio avança em negociação e está próximo de fechar com Luís Castro
Grêmio reforça diálogo com CBF e participa de Conselho Técnico do Brasileirão
Ex-jogadores promovem partida solidária com garis do Rio Grande do Sul.
Atacante de saída? Time do Uruguai enviou uma proposta para comprar atacante do Grêmio
Cristian Olivera recebe proposta do Nacional e avalia deixar o Grêmio
Luis Castro está próximo de ser anunciado pelo Grêmio.
Grêmio x São Paulo duelam nas quartas da Copinha Feminina; Onde assistir
Grêmio planeja investida por Veiga, do Palmeiras, a pedido de Luís Castro.
Não vai mais vir? Negociação com Luís Castro trava e acordo demora para sair
Próximas Etapas da Nova Diretoria no Cronograma do Grêmio para 2026
Gremio busca mais recursos para sair do momento difícil no futebol.