1Win

Douglas turbinado: a reinvenção do camisa 10 no Grêmio em 2015

Em alta no time de Roger, meia pode atingir marca de 60 jogos no ano


Fonte: Diário Gaúcho

Douglas turbinado: a reinvenção do camisa 10 no Grêmio em 2015

Turbinado pelo preparador físico Rogério Dias, Douglas prepara-se para fechar o ano rompendo a barreira dos 60 jogos com a camisa do Grêmio, o que seria seu recorde desde 2010. Já são 52 partidas até agora, incluídos os dois amistosos da pré-temporada.

O que fez com que o jogador criticado por uma certa indolência no início do ano se transformasse em um meia mais participativo? O segredo, explica Rogério Dias, foi a conscientização.

O preparador físico revela que, junto com o técnico Roger Machado, desenvolveu um programa específico de trabalho, que só funcionou pela colaboração de Douglas. Foram atividades de prevenção de lesões musculares, força e potência, o mais recomendado para um jogador que completará 34 anos em fevereiro de 2016.

— Douglas assimilou muito bem. Três vezes por semana, ele chega um pouco mais cedo para trabalhar na sala de musculação — elogia Rogério.

O resultado foi uma visível redução no percentual de gordura e aumento da massa muscular. O jogador, assim, não carrega peso extra e sustenta bem o ritmo do jogo.

— Ele deu uma revitalizada no fôlego e na força — destaca o preparador.

O número de jogos já supera os 51 de 2013, quando Douglas atuava pelo Corinthians. Em 2010, foram 52 partidas pelo Grêmio e uma pela Seleção Brasileira. Se participar dos nove jogos restantes do Brasileirão, o meia irá superar a marca dos 58 de 2012 _ cinco pelo Grêmio e 53 pelo Corinthians.

A visão dos especialistas

Mário Sérgio, comentarista da Fox Sports
"Admiro sua qualidade como batedor de faltas e de decidir com chutes de longa distância. Ele dá um toque de experiência a um time muito jovem. Seu papel é semelhante ao de Ronaldinho, no ano em que o Atlético-MG ganhou a Libertadores. Há uma carência grande nessa função. Na posição em que Roger o colocou no Grêmio, Douglas está mais preservado fisicamente, não tem a obrigação de seguir os volantes."


Paulo César Carpegiani, treinador
"É um jogador de inteligência apuradíssima, que coloca o atacante na frente do gol. Na minha visão, só pode jogar próximo do último atacante. Como o Grêmio é um time que joga com passes curtos e muitas trocas de funções, ele sofre cobranças da torcida. Ele precisa ter um jogador a quem ele possa deixar em condições de marcar o gol. O mais curioso é que quando Roger coloca Bobô e o time passa a ter um finalizador, normalmente Douglas é quem sai. Na Europa, essa função está praticamente extinta. O meia executa mais funções, atua como falso ponta."

Carlos Miguel, ex-meia
"É um jogador de uma qualidade técnica fora de série. Tem bom passe, bom lançamento. O que se discute é a intensidade. Dificilmente cai pelos lados, atua mais centralizado. No esquema de Roger, é uma peça-chave, pela qualidade que possui de colocar o atacante na cara do gol."

Zinho, ex-meia e atual auxiliar técnico do Vasco
"Gosto do Douglas, acho muito bom jogador. Meia habilidoso, inteligente. Às vezes é um pouco questionado, existe uma exigência maior em cima dele. Cobra-se que jogue bem todos os jogos. Um camisa 10 assim é artigo raro no futebol brasileiro. Quem tem, tem de saber usar. O Roger está se mostrando um grande treinador, sabendo utilizar bem."

Números de Douglas neste ano:

52 jogos
9 gols
9 assistências
26 finalizações certas (52 erradas)
43 desarmes
43 faltas recebidas
8 cartões amarelos

Frases de Douglas

"Não vou ficar dando carrinho para mostrar vontade", disse em seu retorno ao Grêmio em dezembro de 2014.

"Quer alma? Vai na sessão espírita", respondeu a um torcedor no Twitter após derrota para a Chapecoense em julho.

"Desta vez viram", sobre o flagra do xixi no Maracanã antes do empate com o Fluminense pela Copa do Brasil em setembro.

No voo de volta a Porto Alegre após o jogo, Douglas recolheu autógrafos dos colegas e fez a alegria de um garoto com Síndrome de Down.


VEJA TAMBÉM
- Dodi valoriza empate do Grêmio e prevê jogo de volta com apoio da torcida
- Tricolor escalado para o jogo contra o Operário-PR
- Grêmio tem razão em reclamar da arbitragem





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

1/5/2024


30/4/2024