A vitória por 2 a 0 sobre o São José , nesta terça-feira, renovou as esperanças gremistas no ataque. Sem Braithwaite, artilheiro disparado da temporada, Alysson e Amuzu resolveram a partida ainda no primeiro tempo, em poucos minutos, com destaque para o jovem. A queda de rendimento na segunda etapa, contudo, mostrou que outras individualidades precisam render mais. Sem sofrer riscos, o Tricolor poderia ter construído uma goleada. A dupla de pontas se destacou não apenas pelos gols. Amuzu teve iniciativa pessoal pela esquerda, buscou jogo pelo meio e ajudou na recomposição como poucas vezes ocorreu desde que chegou ao clube. Posicionado como um centroavante, não desperdiçou a assistência açucarada de Alysson. E por falar em Alysson, o garoto de 19 anos uniu ousadia e qualidade técnica para ser o nome da partida. Conseguiu finalizar o lançamento difícil de dominar feito por Dodi e abriu o placar. Para o Grêmio ampliar, saiu do campo de defesa, ganhou do zagueiro Rafael Dumas na velocidade — com direito à pedalada — e passou cruzado para o companheiro. O jovem foi de longe o melhor em campo e melhor noticia da noite com o desempenho. "Taça é taça!", comemora Queki após vitória do Grêmio na Recopa. As atuações de ambos podem ser consideradas um alento porque o Grêmio está em busca de mais artilheiros. Braithwaite, com 13 gols, Arezo, com seis, e Cristian Olivera, com cinco, concentravam, até antes do jogo, 49% dos gols marcados na temporada.
Apesar do título da Recopa Gaúcha, o retorno do Grêmio ao futebol em 2025 não teve apenas pontos positivos. Em especial no segundo tempo, o coletivo cedeu contragolpes ao São José, cometeu erros de passe e se desconcentrou na marcação.
Cristaldo esteve longe de repetir a boa atuação que teve diante do Juventude. Também desperdiçou um pênalti, defendido pelo goleiro Fábio, que poderia ter transformado a vitória em goleada ainda no primeiro tempo. O centroavante Arezo teve mais uma oportunidade de jogar, como tanto pediu em entrevistas à imprensa uruguaia . Não foi bem. Não conseguiu converter ao menos dois cruzamentos em cabeceios de perigo. Demonstrou empenho, mas faltou a efetividade que Braithwaite, dono da posição, tem de sobra. Recuperados de lesão, Monsalve e Igor Serrote ingressaram, mas tiveram atuações apagadas. Nenhum dos dois demonstrou, por enquanto, capacidade de recuperar as posições no meio e na lateral direita, ocupadas por Cristaldo e Gustavo Martins, respectivamente.
Mano, diga-se, identificou isso. Citou que o time mostrou graus de "displicência" no segundo tempo e deveria ter transformado o controle em uma diferença maior no placar. Um bom sinal de que o título e a evidente melhora não esconderam os problemas, que são naturais. Entre altos e baixos na lista de desempenhos, o grupo e o trabalho de Mano Menezes passam por teste bem mais forte no próximo domingo, às 20h30, diante do Cruzeiro, pelo Brasileirão. E novas observações serão feitas, como a entrada de Villasanti na vaga de Dodi, suspenso, a sequência de Alex Santana na equipe e o possível retorno de Braithwaite ao ataque.
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio anuncia contratação de Luís Castro e recebe apoio de Felipão.
Luís Castro elogia "história rica" do Grêmio e é recebido por Felipão
Felipão Envio Mensagem de Apoio a Luís Castro após Acerto com Grêmio
Grêmio duela com Santos na semifinal da Copinha Feminina
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.
Interesse do Time Mexicano em Volante do Grêmio: Valor do Negócio Definido
Grêmio Inicia Colocação do Novo Gramado da Arena de forma Eficiente.
Grêmio impede saída da contratação mais cara da história para o exterior
Grêmio alcança recorde de votos em Assembleia Geral para reforma estatutária.
Preocupação com lesões no planejamento do Grêmio para próxima temporada
Grêmio encerra o ano com nove atletas em processo de recuperação física
Novos Patrocínios Máster: Grêmio e Internacional fecham acordos distintos após 30 anos
Natal de todos na Arena: festa para crianças da comunidade.
Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio
Saiu! Cristian Olivera arruma as malas e deixa o Grêmio — Nacional já trata como reforço certo!