Com a abertura da janela de transferências do meio do ano, os clubes brasileiros intensificam a busca por reforços. O Grêmio está entre eles, mas encara um desafio significativo: a limitação financeira. Enquanto equipes como Flamengo e Palmeiras contam com grande capacidade de investimento, o Tricolor gaúcho precisa lidar com um orçamento bem mais modesto. Atualmente, o Imortal não possui o status de SAF, tampouco desfruta das receitas milionárias de outros gigantes do Brasileirão. Isso impacta diretamente na competitividade do clube no mercado da bola.
Em comparação com os líderes de arrecadação, a equipe comandada por Mano Menezes corre por fora na disputa por jogadores de alto nível. Durante entrevista ao jornal Correio do Povo , Mano Menezes foi direto ao comentar a diferença de forças entre o Grêmio e o Flamengo. O treinador reconheceu a distância financeira entre os dois clubes e afirmou que o Tricolor precisa competir dentro de uma lógica própria. “Não podemos competir com o Flamengo nas regras do Flamengo. Temos que competir nas nossas regras”, destacou Mano.
Segundo ele, o Rubro-Negro carioca sempre teve um faturamento superior, e atualmente soma essa vantagem à organização administrativa. Essa combinação amplia ainda mais a disparidade. Por isso, Mano acredita que o Grêmio deve buscar soluções criativas para se manter competitivo. “Já existe uma disparidade muito grande, financeiramente, principalmente de Palmeiras e o Flamengo, para o resto dos outros. O Flamengo só está mais organizado. E, com isso, se distancia”, reforçou o técnico.
Para Mano Menezes, o caminho para o Grêmio não passa apenas por contratações caras. Ao contrário, o clube precisa focar em estrutura, planejamento e continuidade. A visão do treinador aponta para a construção de um projeto sólido, capaz de gerar resultados mesmo com orçamento mais enxuto. “Temos que competir com outros argumentos. Com organização, com bom planejamento, com um projeto que vá além de uma temporada. Nossos presidentes precisam pensar além de suas gestões. Com menos gastos e mais aproveitamento dos recursos, podemos chegar onde eles estão”, explicou.
VEJA TAMBÉM
- Atitude de Luís Castro empolga torcida, mas finanças do clube preocupam.
- Grêmio com Transferban? Novo CEO revela pendencias milionárias do Grêmio
- Divida milionária? Artilheiro notifica e cobra milhões do Grêmio após atraso de pagamento

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio derrota o São Paulo e garante vaga na semifinal da Copinha Feminina 2025
Final inédita da Copinha Feminina Sub-20: Flamengo e Grêmio no Pacaembu
Grêmio vence Santos nos pênaltis e avança para final da Copinha Feminina.
Atitude de Luís Castro empolga torcida, mas finanças do clube preocupam.
Grêmio com Transferban? Novo CEO revela pendencias milionárias do Grêmio
Clube de Brasileirão é cobrado por jogador por dívida milionária
Mosqueteiras avançam para a final da Copinha Feminina após vitória nos pênaltis
Divida milionária? Artilheiro notifica e cobra milhões do Grêmio após atraso de pagamento
Grêmio se pronuncia sobre proposta milionária de patrocínio máster no futebol.
Grêmio notificado por Braithwaite para quitar dívida milionária.
A grande contratação do Grêmio para 2026 (depois de Luís Castro): uma Nova Era
Grêmio reformula estrutura de base com chegada de Luis Castro.
Jóia do Grêmio de R$300 milhões recusa venda à Europa, detalha motivos.
Gabriel Grando e seu Futuro Incerto na Temporada de 2026
Grêmio finaliza substituição do gramado da Arena em reforma de infraestrutura.
Grêmio recebe proposta por Grando em meio a novas negociações no gol
Calendário do Brasileirão 2026: Confira a tabela completa do seu time!