Em 2000, o Grêmio anunciou a maior parceria de sua história: com a ISL, empresa suíça reconhecida como a maior de marketing esportivo no mundo. Embora cercado por entusiasmo, o acordo foi costurado em um cenário transformado pela Lei Pelé, que abriu caminho para a participação de grupos comerciais em clubes, desde que sem controle acionário. Assim, Grêmio e ISL assinaram um compromisso que parecia levar o tricolor a um novo patamar.
A formalização do contrato foi realizada com pompa. De um lado, o presidente gremista José Alberto Guerreiro, e do outro, lideranças chave da ISL: o presidente mundial Heinz Schurtenberger e o presidente do conselho Jean-Marie Weber. Além disso, a empresa suíça já mantinha operações no Flamengo, o que aumentava a expectativa de crescimento financeiro e estrutural ao Tricolor.
Com a assinatura do acordo, o controle comercial foi delegado à ISL, incluindo direitos de TV e licenciamento. Enquanto isso, o Grêmio permaneceu responsável pela gestão do futebol. Além disso, obrigações financeiras foram prometidas pela parceira estrangeira, incluindo modernização do Estádio Olímpico e construção de um centro de treinamento moderno.
Contudo, já em meados de 2001, o cenário mudou. A ISL decretou falência internacional, gerando dívidas e deixando contratos com clubes e federações sem cumprimento. Na prática, o Grêmio foi abruptamente privado de sua principal fonte de receita para manter o novo patamar que havia sido construído.
Ainda durante o colapso, suspeições de irregularidades vieram à tona. Uma apuração conduzida pelo jornal Correio do Povo, com assinatura dos jornalistas Hiltor Mombach e Carlos Correa, revelou que cheques no valor de mais de R$ 500 mil haviam sido emitidos pela ISL Brasil em nome do Grêmio. Por isso, as ligações políticas e esportivas passaram a ser questionadas, aumentando a pressão interna por explicações.
Além de comprometer o patrimônio gremista, a falência da ISL teve alcance internacional, já que denúncias de propina envolvendo nomes como Ricardo Teixeira e João Havelange vieram à tona. Assim, foi exposto um elo frágil entre o futebol e grandes corporações, situação que deixou escancarado o risco de gestões sem critérios ou transparência.
A trajetória do acordo com a ISL é considerada como uma das maiores lições de gestão esportiva do Grêmio. A lição principal é clara: parcerias podem trazer recursos, mas devem ser acompanhadas de rigor financeiro, transparência e controle rigoroso. Mais de duas décadas depois, a história ainda ressoa como aviso para futuros projetos com investidores.
VEJA TAMBÉM
- Atitude de Luís Castro empolga torcida, mas finanças do clube preocupam.
- Grêmio com Transferban? Novo CEO revela pendencias milionárias do Grêmio
- Divida milionária? Artilheiro notifica e cobra milhões do Grêmio após atraso de pagamento

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio derrota o São Paulo e garante vaga na semifinal da Copinha Feminina 2025
Final inédita da Copinha Feminina Sub-20: Flamengo e Grêmio no Pacaembu
Grêmio vence Santos nos pênaltis e avança para final da Copinha Feminina.
Atitude de Luís Castro empolga torcida, mas finanças do clube preocupam.
Grêmio com Transferban? Novo CEO revela pendencias milionárias do Grêmio
Clube de Brasileirão é cobrado por jogador por dívida milionária
Mosqueteiras avançam para a final da Copinha Feminina após vitória nos pênaltis
Divida milionária? Artilheiro notifica e cobra milhões do Grêmio após atraso de pagamento
Grêmio se pronuncia sobre proposta milionária de patrocínio máster no futebol.
Grêmio notificado por Braithwaite para quitar dívida milionária.
A grande contratação do Grêmio para 2026 (depois de Luís Castro): uma Nova Era
Grêmio reformula estrutura de base com chegada de Luis Castro.
Jóia do Grêmio de R$300 milhões recusa venda à Europa, detalha motivos.
Gabriel Grando e seu Futuro Incerto na Temporada de 2026
Grêmio finaliza substituição do gramado da Arena em reforma de infraestrutura.
Grêmio recebe proposta por Grando em meio a novas negociações no gol
Calendário do Brasileirão 2026: Confira a tabela completa do seu time!