Contratado em fevereiro em um lance considerado de criatividade da direção gremista, Francis Amuzu ainda não engrenou no clube gaúcho. Até o momento, o atacante de 25 anos participou de 16 jogos, a metade deles como titular. Fez apenas um gol, contra o Bragantino, pelo Brasileirão, e recentemente esteve afastado durante um episódio que mereceu nota de esclarecimento da companheira pelas redes sociais. Nascido em Gana, na África Ocidental, mas criado na Bélgica, Amuzu desembarcou no escaldante verão porto-alegrense em meio à disputa do Campeonato Gaúcho. Foi anunciado em 10 de fevereiro e estreou nove dias depois, diante do São Raimundo-RR, pela Copa do Brasil. Naquela partida, entrou aos 29 minutos do primeiro tempo no lugar de Aravena, lesionado, e saiu aos 25 da etapa final. Não tinha condições físicas de suportar mais tempo, argumentou o então técnico gremista Gustavo Quinteros. Passados cerca de quatro meses, a condição do atleta ainda não chegou a pleno.
Amuzu chegou com a missão de sobrepujar outros pontas que, no ano passado, decepcionaram. Entre eles, Aravena e Pavon. Contudo, até o momento, não se afirmou na equipe titular. Nos bastidores, está entrosado e arrisca palavras em português — o internacional Braithwaite foi quem mais ajudou nas interpretações, no início. Pelo Grêmio, são 16 partidas, a metade delas como titular. Apesar das ausências por problemas físicos, o número de jogos disputados até o momento já representa 50% de toda a temporada de Amuzu em 2024, quando entrou em campo 32 vezes.
Amuzu sofreu com uma lesão na panturrilha, diagnosticada no fim de abril, que atrasou o seu início com o recém-chegado treinador Mano Menezes. Ficou 24 dias sem jogar. No mês seguinte, voltou a ser desfalque. Em 29 de maio, acabou cortado de última hora da partida contra o Sportivo Luqueño, pela Sul-Americana, após aparecer na lista de relacionados mesmo fora de parte dos treinamentos por "problemas estomacais", conforme informou o Grêmio.
Aos 41 min do 2º tempo - gol de fora da área de Francis Amuzu do Grêmio contra o Bragantino
Na corrida contra o contestado Pavon — vaiado nos jogos da Arena —, Amuzu ainda está atrás. Segundo Mano Menezes, o atacante não tem condições físicas de segurar uma partida completa. Além disso, é deficiente na marcação. — A questão de Pavon é tática. Amuzu é um jogador que consegue entregar a intensidade 30 minutos que precisa na função. Ainda temos que trabalhar com ele para que possa fazer as duas questões, que é voltar, acompanhar o lateral. Gostaria eu que fosse só ofensivo, mas não dá — justificou o técnico depois do empate em 1 a 1 com o Corinthians, no último jogo antes das férias. A expectativa da comissão técnica é contar com a melhor versão de Amuzu depois da pausa para o Mundial de Clubes. O afastamento mais recente, pela polêmica virose ou "infecção no fígado", como contou a esposa, fez com que o atleta perdesse quatro quilos, o que retardou ainda mais o processo de recuperação do desempenho físico.
VEJA TAMBÉM
- Atitude de Luís Castro empolga torcida, mas finanças do clube preocupam.
- Grêmio com Transferban? Novo CEO revela pendencias milionárias do Grêmio
- Divida milionária? Artilheiro notifica e cobra milhões do Grêmio após atraso de pagamento

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio derrota o São Paulo e garante vaga na semifinal da Copinha Feminina 2025
Final inédita da Copinha Feminina Sub-20: Flamengo e Grêmio no Pacaembu
Grêmio vence Santos nos pênaltis e avança para final da Copinha Feminina.
Atitude de Luís Castro empolga torcida, mas finanças do clube preocupam.
Grêmio com Transferban? Novo CEO revela pendencias milionárias do Grêmio
Clube de Brasileirão é cobrado por jogador por dívida milionária
Mosqueteiras avançam para a final da Copinha Feminina após vitória nos pênaltis
Divida milionária? Artilheiro notifica e cobra milhões do Grêmio após atraso de pagamento
Grêmio se pronuncia sobre proposta milionária de patrocínio máster no futebol.
Grêmio notificado por Braithwaite para quitar dívida milionária.
A grande contratação do Grêmio para 2026 (depois de Luís Castro): uma Nova Era
Grêmio reformula estrutura de base com chegada de Luis Castro.
Jóia do Grêmio de R$300 milhões recusa venda à Europa, detalha motivos.
Gabriel Grando e seu Futuro Incerto na Temporada de 2026
Grêmio finaliza substituição do gramado da Arena em reforma de infraestrutura.
Grêmio recebe proposta por Grando em meio a novas negociações no gol
Calendário do Brasileirão 2026: Confira a tabela completa do seu time!