A partida contra o São Paulo às 21h deste sábado, pela 9ª rodada do Brasileirão, reúne cinco desafios para o Grêmio. Além da má fase atual, com apenas uma vitória nos últimos 10 jogos, o Tricolor tem um peso histórico nas costas: não vence no Morumbis há mais de 10 anos. Abaixo, o ge destrincha as metas de Mano Menezes para fazer um duelo de igual para igual entre dois gigantes brasileiros que flertam com a zona de rebaixamento. Ambos com nove pontos, Grêmio e São Paulo são o 15º e 16º colocados, respectivamente.
Escalação provável: Tiago Volpi; João Pedro, Jemerson, Wagner Leonardo e Marlon; Dodi, Villasanti, Monsalve (Cristaldo) e Amuzu (Ronald); Arezo e Braithwaite.
Voltar a vencer Mano Menezes entra no seu oitavo jogo à frente do Grêmio e vem de três empates consecutivos, um pelo Campeonato Brasileiro, diante o Bragantino, e dois pela Sul-Americana, com Atlético Grau e Godoy Cruz. No retorno ao clube, o treinador tem apenas uma vitória, contra o Santos, há duas semanas. O trabalho de recuperação da equipe ainda não engrenou, e o aproveitamento nas sete primeiras partidas é aquém do que Gustavo Quinteros alcançou nos seus sete últimos jogos pelo Grêmio.
O Grêmio não venceu fora de casa neste Brasileirão. No planejamento da direção, o clube precisaria recuperar os pontos perdidos na Arena ainda contra o Flamengo, na terceira rodada, quando foi derrotado por 2 a 0. Pelo contrário. Depois desse resultado, o time perdeu para o Mirassol por 4 a 1 em São Paulo e empatou em 1 a 1 com o Vitória, na Bahia. Voltou a perder pontos em casa nos empates com Inter e Bragantino.
Ter altos e baixos durante a mesma partida é o que mais incomoda Mano Menezes. A equipe não consegue manter o padrão de atuações. Dos sete jogos sob o comando do treinador, saiu na frente e cedeu o empate — e até a derrota, no caso do CSA — em cinco deles.
Para Mano Menezes, a equipe só retomará a confiança quando as vitórias voltarem. Se dentro de campo o grupo sente a falta de resultados positivos, as arquibancadas ainda mais. O Grêmio tem dificuldade para encher a Arena neste ano. Recentemente, contra o Santos, foram 27.085 pessoas, público que caiu para 15.156 diante do Bragantino e 15.472 no duelo com o Godoy Cruz. A capacidade do estádio é para 55.662 pessoas. Vencer o São Paulo também significaria dar um novo incentivo para os gremistas apoiarem o time contra o CSA, na próxima terça-feira, às 21h30min, na Arena, pela Copa do Brasil. O Tricolor perdeu no primeiro jogo da terceira fase por 3 a 2 e precisa derrotar o CSA por dois gols ou mais de diferença para ficar com a vaga de forma direta.
A última vitória do Grêmio sobre o São Paulo no Morumbis ocorreu há quase 12 anos. Em 29 de setembro de 2013, o time comandado por Renato Portaluppi venceu a equipe de Muricy Ramalho por 1 a 0, com gol de Eduardo Vargas. Desde então, foram cinco derrotas e seis empates. O encontro mais recente no Morumbis teve vitória do São Paulo por 1 a 0, com gol de Lucas Moura, em 17 de julho do ano passado, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro.
VEJA TAMBÉM
- Grêmio avalia propostas e sondagens por volante Ronald; confira os detalhes
- Grêmio avança em negociação e fica perto de acertar venda de Cristian Olivera.
- Atitude de Luís Castro empolga torcida, mas finanças do clube preocupam.

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio mira conquista inédita na final da Copa Feminina.
Grêmio lança campanha de antecipação de mensalidades para sócios do clube
ceo do grêmio alerta para desejo do flamengo de dominar o brasileirão
Aposta milionária se transforma em pesadelo e trio uruguaio deixa Grêmio
Ceo do Grêmio pede união dos times para evitar domínio do Flamengo
dirigente do grêmio prevê domínio do flamengo no futebol brasileiro.
Grêmio demite treinador de goleiros em reestruturação da comissão técnica.
Sérgio Ilha Moreira Recebe Título de Associado Benemérito no Grêmio
Ceos de clubes se unem contra projeto "Bundesliga" do Flamengo no Brasil.
Ceos de clubes se unem contra projeto "Bundesliga" do Flamengo no Brasil.
Flamengo busca transformar Campeonato Brasileiro em uma Bundesliga
Flamengo pretende transformar Brasileirão em "Bundesliga", diz CEO do Grêmio
Gremio dispensa treinador de goleiros com chegada de Luis Castro
Desafio superado: técnico do Grêmio destaca oportunidade na Copinha Feminina.
Volante do Grêmio avalia propostas de transferência e pode sair do clube
Primeira solicitação de Luis Castro e proposta irrecusável para Kike deixar o clube
Grêmio avalia propostas e sondagens por volante Ronald; confira os detalhes
Grêmio é Notificado por Braithwaite sobre Dívida Milionária: Valor Revelado
Reforço Sondado e Parceria com Kike: Novidades no Mundo do Futebol
Grêmio avança em negociação e fica perto de acertar venda de Cristian Olivera.
Injeção de Recursos e Consultoria Badalada Impulsionam Performance do Grêmio
Trio Uruguaio de R$ 60 milhões Repete Roteiro no Grêmio e Frustra Expectativa