Contratado para ser coordenador técnico do Grêmio, Luiz Felipe Scolari será apresentado oficialmente a partir das 13h desta terça-feira no CT Luiz Carvalho, em Porto Alegre. O ex-treinador e ídolo gremista se junta à delegação à noite, em Maceió, onde o Grêmio enfrenta o CSA na quarta-feira, às 21h30min, no primeiro jogo da terceira fase da Copa do Brasil. Outros detalhes mais específicos de Felipão no Grêmio devem ser detalhados na entrevista coletiva.
Contudo, o ge antecipou qual será a principal tarefa do profissional de 76 anos: fazer o alinhamento entre o futebol profissional e as categorias de base. Ele será o responsável por conduzir a ascensão dos garotos da base para o time principal. Passará por ele a escolha dos promovidos. Além disso, caberá ao profissional supervisionar a preparação desses jovens atletas, nos aspectos técnico, tático, físico e mental. Aos mais saudosos, foi neste contexto que Scolari liderou a formação do grupo multicampeão quando foi técnico na década de 1990. A lapidação de joias como Danrlei, Roger, Emerson e Carlos Miguel rendeu frutos duradouros ao clube. É também objetivo da direção que os time da base sejam aproximados do modelo de jogo da equipe profissional. Assim, os novos talentos se adaptarão mais fácil quando forem integrados ao grupo "de cima".
Está garantida ao técnico Mano Menezes a autonomia para escalar quem bem entender, assim como definir as estratégias que desejar para cada partida. Felipão está aberto para conversar com o treinador, tirar dúvidas e dar sua opinião. A experiência de 42 anos como treinador é vista como um trunfo nos bastidores, mas não garante a Luiz Felipe o direito de interferir no trabalho de Mano sem que o técnico dê abertura. Campeão da Copa do Brasil, da Libertadores e do Brasileirão pelo Grêmio nos anos 1990, Felipão passa a atuar em função que não era ocupada no clube desde a saída de Valdir Espinosa, em agosto de 2017.
O treinador campeão do mundo, falecido em 2020, havia sido contratado em setembro de 2016, junto a Renato Portaluppi, mas acabou demitido após se desentender com a direção sobre as atividades a ser exercidas. Felipão não deve atuar de forma direta com as contratações, atividade que fica com o executivo, Luis Vagner Vivian, o vice-presidente de futebol, Alexandre Rossato, e o diretor de futebol, Guto Peixoto.
Contratar um coordenador estava nos planos da atual gestão há bastante tempo. No final do ano passado, o presidente Alberto Guerra e Luiz Felipe Scolari chegaram a conversar, mas a negociação não avançou porque o ex-técnico já tinha se programado para visitar familiares em Portugal e voltaria com as competições já em andamento. Com a chegada do treinador Gustavo Quinteros, a busca por um coordenador ficou em segundo plano e voltou à pauta com força após a demissão do argentino, em 16 de abril. Guerra e Felipão voltaram a conversar na manhã do dia 18 — Sexta-Feira Santa —, e o acerto para o retorno do ídolo ocorreu uma semana depois, data do anúncio oficial.
Gaúcho de Passo Fundo, no norte do Rio Grande do Sul, Luiz Felipe Scolari está no rol dos maiores treinadores da história do futebol. São 35 títulos na carreira, entre os quais se destacam dois Campeonatos Brasileiros (1996 e 2018), cinco Copas do Brasil (1991, 1994, 1998 e 2012), duas Libertadores (1995 e 1999) e três campeonatos chineses (2015, 2016 e 2017).
VEJA TAMBÉM
- Grêmio avalia propostas e sondagens por volante Ronald; confira os detalhes
- Grêmio avança em negociação e fica perto de acertar venda de Cristian Olivera.
- Atitude de Luís Castro empolga torcida, mas finanças do clube preocupam.

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio mira conquista inédita na final da Copa Feminina.
Grêmio lança campanha de antecipação de mensalidades para sócios do clube
ceo do grêmio alerta para desejo do flamengo de dominar o brasileirão
Aposta milionária se transforma em pesadelo e trio uruguaio deixa Grêmio
Ceo do Grêmio pede união dos times para evitar domínio do Flamengo
dirigente do grêmio prevê domínio do flamengo no futebol brasileiro.
Grêmio demite treinador de goleiros em reestruturação da comissão técnica.
Sérgio Ilha Moreira Recebe Título de Associado Benemérito no Grêmio
Ceos de clubes se unem contra projeto "Bundesliga" do Flamengo no Brasil.
Ceos de clubes se unem contra projeto "Bundesliga" do Flamengo no Brasil.
Flamengo busca transformar Campeonato Brasileiro em uma Bundesliga
Flamengo pretende transformar Brasileirão em "Bundesliga", diz CEO do Grêmio
Gremio dispensa treinador de goleiros com chegada de Luis Castro
Desafio superado: técnico do Grêmio destaca oportunidade na Copinha Feminina.
Volante do Grêmio avalia propostas de transferência e pode sair do clube
Primeira solicitação de Luis Castro e proposta irrecusável para Kike deixar o clube
Grêmio avalia propostas e sondagens por volante Ronald; confira os detalhes
Grêmio é Notificado por Braithwaite sobre Dívida Milionária: Valor Revelado
Reforço Sondado e Parceria com Kike: Novidades no Mundo do Futebol
Grêmio avança em negociação e fica perto de acertar venda de Cristian Olivera.
Injeção de Recursos e Consultoria Badalada Impulsionam Performance do Grêmio
Trio Uruguaio de R$ 60 milhões Repete Roteiro no Grêmio e Frustra Expectativa