Defender dois clubes diferentes na carreira, e que são arquirrivais, não é tarefa fácil. Ainda mais quando se fala em Vasco e Flamengo, que se enfrentam neste sábado (19), no Maracanã, pela 5ª rodada do Brasileirão. Revelado na base do Cruzmaltino e com passagem pelo Rubro-Negro após defender o Spartak Moscou, da Rússia, o volante Rômulo esteve dos dois lados. E conquistou títulos por ambos.
No Vasco, o meio-campista, que atualmente tem 34 anos e defende o Retrô-PE, fez parte de uma dos melhores times da história recente do clube, que faturou a Copa do Brasil em 2011 e terminou com o vice do Brasileirão no mesmo ano. "Foi a melhor fase da minha carreira. Eu nem conseguia acreditar naquele momento que estávamos vivendo. Começamos 2011 muito mal, perdemos os quatro primeiros jogos do Campeonato Carioca. Em seguida, com a chegada do Ricardo Gomes, o nosso time começou a engrenar, terminamos com o título da Copa do Brasil e o vice do Brasileiro também, isso é muito importante, dois pontos atrás do Corinthians."
O volante ainda lembrou como foi jogar ao lado de outras estrelas que o Vasco tinha na época, como Diego Souza, Juninho Pernambucano e Dedé. "Eu tentava só não atrapalhar (o time), entendeu? (risos). Estou no meio de muito cara bom, vou tentar fazer a minha parte de não atrapalhar os caras, tentar fazer com que os caras joguem e eu vou fazer a minha parte aqui, que é mais defensiva, manter a equipe mais organizada."
Depois de disputar a CONMEBOL Libertadores do ano seguinte com o Cruzmaltino, Rômulo foi para a Rússia e ficou no frio país até 2017, quando surgiu o convite do Flamengo para retornar ao futebol brasileiro. À época, o Rubro-Negro estava em pleno processo de reformulação, dando início a montagem do elenco que brilhou sob o comando de Jorge Jesus em 2019. Apesar do título do Carioca logo na sua chegada à Gávea, o volante não teve uma passagem fácil por lá. E acabou perdendo espaço no time por conta das lesões.
"Quando eu cheguei ao Flamengo, cheguei bem, comecei jogando e tal, uma expectativa muito grande. E acabei tendo algumas lesões, que com a entrada de outros atletas perdi espaço. A demora de recuperação, uma lesão atrás da outra, acabou que perdi espaço, e consequentemente os atletas que entraram foram muito bem. Na carreira de jogador, às vezes isso acontece, a gente não gosta de passar por isso, mas é uma coisa que a gente tem que entender e seguir a carreira e não ficar pensando muito nessas questões", disse.
Rômulo também acredita que o fato de ter passado pelo Vasco o deixou "marcado" na torcida rubro-negra, mas que isso não foi o principal motivo para o seu insucesso por lá. "Eu acho que sim (torcida do Flamengo tinha menos paciência comigo). É até normal. Eu tinha uma história muito grande no Vasco e fui de um clube rival, isso é normal a torcida não ter essa paciência. Eu acho que as lesões acabaram atrapalhando um pouco mais do que essa desconfiança de ter vindo de um clube rival".
Após o fim do empréstimo com o Grêmio, Rômulo rescindiu com o Flamengo e foi para o futebol chinês. Em 2021, voltou ao Vasco, mas teve uma curta passagem, que terminou após os cariocas não conseguirem o acesso para a volta à Série A naquela temporada. Mas ele não guarda mágoa.
No final de 2022, Rômulo acertou com o Retrô, onde segue até hoje, ao lado de outros veteranos como o volante Jonas e o atacante Fernandinho, que assim como ele também passaram pelo Flamengo. O clube pernambucano está na Série C do Brasileirão e encara o Fortaleza na terceira fase da Copa do Brasil.
Próximos jogos do Vasco: Flamengo (C): 19/04, 18h30 (de Brasília) - Brasileirão Lanús (C): 22/04, 21h30 (de Brasília) - CONMEBOL Sul-Americana, com transmissão no Disney+ Cruzeiro (F): 27/04, 18h30 (de Brasília) - Brasileirão Próximos jogos do Flamengo: Vasco (F): 19/04, 18h30 (de Brasília) - Brasileirão LDU (F): 22/04, 19h (de Brasília) - CONMEBOL Libertadores, com transmissão no Disney+ Corinthians (C): 27/04, 16h (de Brasília) - Brasileirão
VEJA TAMBÉM
- Grêmio avalia propostas e sondagens por volante Ronald; confira os detalhes
- Grêmio avança em negociação e fica perto de acertar venda de Cristian Olivera.
- Atitude de Luís Castro empolga torcida, mas finanças do clube preocupam.

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio planeja fortalecer base e define plano com Luís Castro para 2026.
Grêmio inicia planejamento com Luis Castro para temporada 2026
Grêmio mira conquista inédita na final da Copa Feminina.
Grêmio lança campanha de antecipação de mensalidades para sócios do clube
ceo do grêmio alerta para desejo do flamengo de dominar o brasileirão
Aposta milionária se transforma em pesadelo e trio uruguaio deixa Grêmio
Ceo do Grêmio pede união dos times para evitar domínio do Flamengo
dirigente do grêmio prevê domínio do flamengo no futebol brasileiro.
Grêmio demite treinador de goleiros em reestruturação da comissão técnica.
Sérgio Ilha Moreira Recebe Título de Associado Benemérito no Grêmio
Ceos de clubes se unem contra projeto "Bundesliga" do Flamengo no Brasil.
Ceos de clubes se unem contra projeto "Bundesliga" do Flamengo no Brasil.
Flamengo busca transformar Campeonato Brasileiro em uma Bundesliga
Flamengo pretende transformar Brasileirão em "Bundesliga", diz CEO do Grêmio
Gremio dispensa treinador de goleiros com chegada de Luis Castro
Desafio superado: técnico do Grêmio destaca oportunidade na Copinha Feminina.
Volante do Grêmio avalia propostas de transferência e pode sair do clube
Primeira solicitação de Luis Castro e proposta irrecusável para Kike deixar o clube
Grêmio avalia propostas e sondagens por volante Ronald; confira os detalhes
Grêmio é Notificado por Braithwaite sobre Dívida Milionária: Valor Revelado
Reforço Sondado e Parceria com Kike: Novidades no Mundo do Futebol
Grêmio avança em negociação e fica perto de acertar venda de Cristian Olivera.
Injeção de Recursos e Consultoria Badalada Impulsionam Performance do Grêmio
Trio Uruguaio de R$ 60 milhões Repete Roteiro no Grêmio e Frustra Expectativa