O momento do Grêmio de Gustavo Quinteros gera discussão. As atuações da equipe na arrancada de 2025 transformaram a empolgação inicial em desconfiança e críticas, a ponto da torcida vaiar o time mesmo com a vitória por 2 a 0 sobre o Atlético Grau, na última terça-feira. Em 18 partidas à frente do Tricolor até o momento, o técnico argentino tem 59% de aproveitamento. O índice representa um meio termo entre seus dois últimos trabalhos. Na arrancada pelo Vélez Sarsfield em 2024, se analisada a mesma quantidade de jogos, alcançou 79%. Antes, pelo Colo-Colo, onde ficou entre 2020 e 2023, teve apenas 37% de aproveitamento. Na Argentina, Quinteros conquistou o Campeonato Argentino do ano passado. Já pelo clube chileno, venceu a Copa do Chile em 2021 e 2023 e o Campeonato Chileno em 2022.
No balanço geral, o passado recente de Quinteros depõe a seu favor. Tanto no Vélez quanto no Colo-Colo, assumiu equipes que brigavam contra o rebaixamento — como foi o caso do Grêmio, no ano passado — e conseguiu levá-las a títulos relevantes. Nos dois casos, o início não foi fácil, em especial no Colo-Colo. Quinteros conseguiu a primeira vitória apenas no sexto jogo, pouco mais de um mês depois de estrear. – Quinteros chegou em meados de 2020 em um momento muito complicado para o Colo-Colo. O clube lutava contra o rebaixamento e, com ele no cargo, pode se salvar. Depois, Quinteros impôs seu estilo e forma de jogar e chegou aos títulos. No campeonatos locais, ele sempre foi muito bem, mas ficou devendo nas competições internacionais, nas quais nunca fez grandes campanhas – lembra o jornalista chileno Emerson Morales.
O futebol de conexões diretas entre defesa e ataque, apresentado pelo Grêmio nesta temporada, não é o modelo adotado por Quinteros nos antigos clubes. Segundo o jornalista Juani Rial, do portal Vélez a Fondo, o técnico primava por um estilo vertical, mas que não abdicava do toque de bola. – O Vélez era muito direto e de toques rápidos. Matinha a bola e era muito vertical e direto na hora de atacar. Com três ou quatro passes, chegava na área – comenta o repórter identificado com o Vélez.
Nas arrancadas de Quinteros, o Grêmio obteve 9 vitórias, 5 empates e 4 derrotas, representando um aproveitamento de 59%. Já o Vélez Sarsfield alcançou 14 vitórias, 3 empates e 1 derrota, com um aproveitamento de 79%. Enquanto isso, o Colo-Colo teve 5 vitórias, 5 empates e 8 derrotas, com um aproveitamento de 37% em seus 18 primeiros jogos.
VEJA TAMBÉM
- VALORES PESAM? Grêmio encerra negociação por Weverton e muda planos no gol
- OLHO NO FUTURO! Grêmio vai ao Haiti para observar jovens talentos da base
- Grêmio reformula comissão técnica e departamento de futebol para próxima temporada.

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Dificuldade na Contratação de Estrangeiros: Mudança de Rumo da CBF.
Grêmio encerra negociação por contratação de Weverton.
Flamengo vence Grêmio e é bicampeão da Copinha feminina.
Grêmio é vice-campeão da Copinha Feminina de 2025.
Descobertas sobre Savarino, possível saída de Kannemann e outros negócios do Grêmio.
Grêmio negocia transferência de promessa da base para clube europeu; confira detalhes.
VALORES PESAM? Grêmio encerra negociação por Weverton e muda planos no gol
Castro define bases do planejamento para 2026 no Grêmio com estilo profissional
OLHO NO FUTURO! Grêmio vai ao Haiti para observar jovens talentos da base
Grêmio fecha transferência de goleiro para clube português