São praticamente 90 dias de Gustavo Quinteros no Grêmio. Apesar do pouco tempo no ano, o técnico já vive um contexto de pressão no Tricolor. O próprio minimiza a situação, mas é fato que a torcida se manifesta de maneira negativa com o time nas redes sociais, especialmente. A derrota para o Ceará veio depois de uma sequência de quatro jogos sem perder, com vitórias sobre o Sportivo Luqueño, pela Sul-Americana, e Atlético-MG, pelo Brasileirão. Completam a conta o empate com o Athletic-MG e posterior classificação nos pênaltis na Copa do Brasil e empate com o Inter e perda do título gaúcho para o Inter.
– Pressão há sempre no futebol. Todos têm. A torcida quer ganhar, nós também. Há três partidas não perdíamos e ganhamos duas. Temos de seguir o trabalho, melhorar a eficácia e criar mais situações. O resultado foi negativo – comentou Quinteros. O primeiro ponto a gerar pressão é justamente o fato do Grêmio não ser campeão estadual depois de sete anos consecutivos de conquistas. O domínio do rival sobre o Tricolor no Gre-Nal da Arena contribuiu para o contexto de dificuldade para Quinteros. Depois disso, o tempo de treinos do Grêmio rendeu atuações que não empolgaram.
A análise do desempenho, claro, é subjetiva. Mas o próprio Quinteros admitiu que não estava satisfeito após os jogos contra Galo e Luqueño e queria uma melhora. O argumento é que o time já poderia apresentar mais, mesmo que ainda sem estar no teto do possível. – Analisamos todos os jogos independentemente do resultado. Desde que estou no Grêmio, conversamos com todos os treinadores que trabalhei, a gente conversa, dá sugestão. Muitas são acatadas, outras não. A decisão é sempre dele (técnico). Mas há troca. Temos um departamento de futebol composto pelos dirigentes, pela comissão e pelos jogadores também. Estamos em constante análise – apontou o presidente Alberto Guerra.
Contra o Ceará, o técnico gremista viu uma qualidade maior no jogo, mas o resultado foi uma derrota no Castelão. E, claro, o peso do 2 a 0 entra na pressão dos torcedores gremistas em cima do treinador. Há manifestações também sobre escolhas de Quinteros. Nomes como Jemerson e Pavon são criticados constantemente pela torcida, com o atacante inclusive já vaiado na Arena. A insistência com ambos, titulares no Castelão, por exemplo, gera uma reação nas redes sociais.
Ao mesmo tempo, Quinteros tem apenas três meses de clube a completar nesta terça-feira, data do jogo com o Atlético Grau pela Sul-Americana. Pouco para conduzir uma profunda reformulação, que vai desde o elenco até métodos e trabalho da comissão técnica. Na derrota para o Ceará, o treinador apontou uma melhora offensiva, principalmente. O resultado foi negativo, mas o jogo não. O Grêmio jogou melhor. Muitos só olham o resultado. Eu não. Sou o treinador. Analisando como jogamos, estamos tristes, mas melhoramos na criação. — Gustavo Quinteros
A diretoria sabia que seria necessário tempo para que essa mudança desse frutos. E agora sustenta isso. Até porque a maior parte dos reforços chegou há cerca de dois meses. A sequência sem muito tempo para treinar também contribui na análise. – Demos um gol a eles e nos arriscamos. Criamos situações, mas não convertemos. Há situações que vemos uma certa evolução, outras não. Isso pode ocorrer em um time em reformulação – admitiu Guerra. O Grêmio enfrentará o Atlético Grau nesta terça-feira, e depois o Flamengo no domingo, ambos compromissos na Arena. Depois, enfrenta o Mirassol, dia 16, no interior paulista, e o Gre-Nal outra vez em casa, dia 19.
VEJA TAMBÉM
- VALORES PESAM? Grêmio encerra negociação por Weverton e muda planos no gol
- OLHO NO FUTURO! Grêmio vai ao Haiti para observar jovens talentos da base
- Grêmio reformula comissão técnica e departamento de futebol para próxima temporada.

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Dificuldade na Contratação de Estrangeiros: Mudança de Rumo da CBF.
Grêmio encerra negociação por contratação de Weverton.
Flamengo vence Grêmio e é bicampeão da Copinha feminina.
Grêmio é vice-campeão da Copinha Feminina de 2025.
Descobertas sobre Savarino, possível saída de Kannemann e outros negócios do Grêmio.
Grêmio negocia transferência de promessa da base para clube europeu; confira detalhes.
VALORES PESAM? Grêmio encerra negociação por Weverton e muda planos no gol
Castro define bases do planejamento para 2026 no Grêmio com estilo profissional
OLHO NO FUTURO! Grêmio vai ao Haiti para observar jovens talentos da base
Grêmio fecha transferência de goleiro para clube português