Foto: Divulgação / @wcollsports - Legenda: Luis Eduardo durante treinamento da Seleção Brasileira sub-17 / Jogada10 O zagueiro Luis Eduardo, de 17 anos, se destacou na Copinha em 2025 e integrou o elenco principal do Grêmio nas partidas finais da primeira fase do Campeonato Gaúcho 2025. O atleta, que recebeu a notícia logo após a Copinha, se mostrou surpreso com a promoção, que posteriormente seria ainda mais importante pela estreia no profissional. As boas atuações também levaram o jogador à Seleção Brasileira sub-17, que estreia no Sul-Americano da categoria nesta sexta-feira (28), às 21h (de Brasília), contra o Uruguai. "Para ser sincero, eu não esperava que minha estreia no profissional fosse acontecer logo após a Copinha. Eu estava na minha cidade, com a minha família, quando recebi a mensagem do supervisor do profissional no domingo, avisando que deveria me apresentar na segunda-feira", começou dizendo Luis Eduardo. "Na terça-feira, já treinei com o elenco principal e, no mesmo dia, um dos auxiliares comentou que eu poderia ser relacionado. Além disso, na sexta, meu nome estava na lista. Fiquei emocionado, chorei e lembrei de tudo que passei para chegar até aqui", prosseguiu o jogador, que chegou ao clube em 2021, aos 13 anos. "No jogo contra o Ypiranga, com a expulsão do João Lucas, precisei entrar improvisado como lateral. Meu coração acelerou, pensei em mil coisas, fiz minha oração e entrei. Além disso, fiz uma ótima partida e, ao final, recebi muitos elogios dos companheiros, que me incentivaram a seguir firme, independentemente se fosse na base ou no profissional", contou o jogador.
Com grande tempo de casa e treinos frequentes no profissional desde os 16 anos, Luis Eduardo está totalmente adaptado ao Rio Grande do Sul e ao clube, que virou uma segunda casa. "Minha convivência no clube é excelente. Sempre fui muito bem acolhido por atletas e funcionários, e isso fez com que eu me sentisse parte de uma verdadeira família. Além disso, tenho grande respeito por todos e valorizo cada interação, pois passo mais tempo aqui do que com minha própria família. Ou seja, sou muito grato por esse ambiente tão positivo e acolhedor", afirmou Luis Eduardo.
Seleção Brasileira Além de conquistar espaço no elenco principal do tricolor, o jogador esteve na lista de convocados para o Sul Americano Sub-17. A oportunidade se deu tanto pelo bom desempenho na categoria sub-17 nos anos anteriores quanto na Copinha 2025, onde foi titular da equipe logo em seu primeiro ano e, nas semifinais, alcançou a velocidade de 38km/h, uma das mais rápidas do mundo. O Brasil está no Grupo B, ao lado de Venezuela, Uruguai, Bolívia e Equador. Já o Grupo A conta com Colômbia, Argentina, Chile, Peru e Paraguai. Os dois primeiros colocados de cada chave avançam para as semifinais, marcadas para o dia 9 de abril. A final acontece no dia 12, também em Cartagena. "Estou muito feliz pela convocação para disputar o Sul-Americano Sub-17 e representar meu país em uma competição tão importante. Sempre foi um sonho pessoal e o que tenho vivido nestes últimos meses tem sido único. Mas, esse é o objetivo de todo atleta de base. Estou confiante de que faremos uma grande campanha para buscar o 14º título e garantir nossa classificação para o Mundial", completou.
Carreira Nascido em Corrente, Piauí, mas criado desde pequeno em Santa Rita de Cássia, na região oeste da Bahia, Luis Eduardo chegou ao Grêmio aos 13 anos. A vindo aconteceu por um trabalho de captação ainda em 2021, e nunca mais deixou a equipe tricolor. Por fim, Luis Eduardo soma 16 jogos pela Seleção Brasileira, sete por competições oficiais. Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky , Threads , Twitter , Instagram e Facebook .
VEJA TAMBÉM
- VALORES PESAM? Grêmio encerra negociação por Weverton e muda planos no gol
- OLHO NO FUTURO! Grêmio vai ao Haiti para observar jovens talentos da base
- Grêmio reformula comissão técnica e departamento de futebol para próxima temporada.

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Peñarol planeja proposta ao Grêmio para renovar contrato de Arezo.
Novo técnico do Grêmio é recebido com entusiasmo pela torcida no Brasil.
Grêmio define saídas e inicia montagem da Barca para próxima temporada
Calor Da Torcida Do Grêmio Impulsiona Luís Castro Após Conquistas Com Clube
Ranking atualizado dos maiores campeões da Copa do Brasil: confira quem lidera!
Grêmio planeja quitar dívida que causou transfer ban nos próximos dias.
Torcida do Grêmio recebe Luís Castro com festa calorosa no estádio.
Dificuldade na Contratação de Estrangeiros: Mudança de Rumo da CBF.
Grêmio encerra negociação por contratação de Weverton.
Flamengo vence Grêmio e é bicampeão da Copinha feminina.
Grêmio é vice-campeão da Copinha Feminina de 2025.
Descobertas sobre Savarino, possível saída de Kannemann e outros negócios do Grêmio.
Grêmio negocia transferência de promessa da base para clube europeu; confira detalhes.
VALORES PESAM? Grêmio encerra negociação por Weverton e muda planos no gol
Castro define bases do planejamento para 2026 no Grêmio com estilo profissional
OLHO NO FUTURO! Grêmio vai ao Haiti para observar jovens talentos da base
Grêmio fecha transferência de goleiro para clube português