
Muito além da definição dos grupos da Libertadores e Sul-Americana, promovidos pela Conmebol, o sorteio das duas competições, realizado em Luque, no Paraguai, na segunda-feira (17), também foi marcado por uma proposta "ousada". E que envolve dois gigantes uruguaios e o Campeonato Gaúcho. Durante a cerimônia, Ignacio Ruglio, presidente do Peñarol, afirmou ter o interesse de, ao lado do Nacional, outro gigante do país, disputar o campeonato estadual do Rio Grande do Sul. E falou até em uma reunião marcada com Alessandro Barcellos, mandatário do Internacional, para discutir sobre a possibilidade, que também envolveria o Grêmio. "Nos próximos dias viajarei a Porto Alegre para me reunir com ele (Barcellos) a ver se podemos falar com as pessoas que organizam o Campeonato Gaúcho para ver se poderia haver um convite para nós", declarou em entrevista ao jornal Ovación, do Uruguai. "Creio que Inter e Grêmio, estando Peñarol e Nacional no Gauchão, podem melhorar direitos televisivos e vendas de ingressos. E para quando estrear na Libertadores, estaremos com rodagem internacional que nos permita outro ritmo para jogar", complementou.
Em contato com fontes ligadas ao Colorado, a ESPN apurou que de fato a possibilidade foi debatida durante a cerimônia na sede da Conmebol, mas que, por enquanto, a ideia ainda parece distante. Segundo apurou a reportagem, em primeiro lugar, existem questões ligadas ao regulamento do Gauchão que precisam ser levadas em consideração: rebaixamento e promoção (quem vem da segunda divisão gaúcha), premiação. E, claro, por ser uma competição regulamentada não só pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF), mas também CBF.
Pela proximidade do Uruguai com o Rio Grande do Sul, partidas que envolvem Peñarol, Nacional, Grêmio e Inter têm, de fato, uma audiência grande, mas ainda existe um longo caminho a ser percorrido pela frente até que a ideia saia do papel. No lado do Inter, este interesse existe, sim, mas o processo não é visto de forma tão simples. Seria preciso iniciar um processo de discussão com a Federação Gaúcha e CBF. Ou seja, para de imediato, a proposta está praticamente descartada.
A ESPN também procurou o presidente da Federação Gaúcha, Luciano Hocsman, que deu o seu parecer sobre a possibilidade. De acordo com o mandatário da FGF, a notícia chegou a ele através da imprensa, já que a federação não foi procurada por ninguém para tratar sobre o tema. E para Hocsman, a possibilidade é remota, apesar de valorizar o futebol gaúcho. E para que essa possa sair do papel, por exemplo, Nacional e Penãrol teriam até mesmo que se desfiliarem da AUF (Associação Uruguaia de Futebol), para depois se filiarem à FGF e, posteriormente, à CBF.
Esses seriam os passos. No entanto, o futebol gaúcho estará sempre de portas abertas para receber os clubes uruguaios para disputa de torneios de integração e/ou preparação com os clubes do Rio Grande do Sul.
VEJA TAMBÉM
- Escândalo! CBF persegue o Grêmio e favorece o Inter em 2025 + DM do Grêmio segue amador
- VAR MANDA NO BRASILEIRÃO? Impacto nas decisões surpreende
- RETORNO IMINENTE? Lesões do Grêmio podem mudar o jogo
Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio agenda eleição para presidente; saiba mais.
Grêmio regularizará salários dos jogadores na próxima semana
Grêmio Realiza Jogo-Treino na Arena com Transmissão ao Vivo pela GrêmioTV.
Grêmio anuncia data para eleição presidencial
Grêmio realiza jogo-treino contra Brasil de Pelotas na Arena durante Data Fifa.
Mosqueteiras prontas para o último desafio do Gauchão Feminino.
Grêmio terá retorno de jogadores em jogo-treino na Arena
Treino do Mano Menezes no CT Luiz Carvalho: Preparação para o time.
Eleições Para Presidência do Conselho Deliberativo e do Conselho de Administração no Clube.
Problemas com patrocinador atrasam salários de setembro no Grêmio
GrêmioTV transmite Mosqueteiras e Juventude na disputa do Gauchão Feminino
Patrocinador atrasa parcela para o Grêmio; Inter garante estar em dia
Três Atletas do Grêmio Convocadas para Amistosos da Seleção Brasileira Sub-20.
Treino do Grêmio: lesionados avançam em recuperação durante trabalho tático.
Futuro de Gabriel Grando no Grêmio ainda está indefinido