JOÃO LUCAS É TITULAR, GRANDO NÃO PODE FARDAR E EDENÍLSON É "PÉ-FRIO"


Fonte: Leila Krüger

JOÃO LUCAS É TITULAR, GRANDO NÃO PODE FARDAR E EDENÍLSON É PÉ-FRIO
O treinador Gustavo Quinteros fez o primeiro teste com a suposta equipe titular, no momento, do Grêmio: vencemos o São José por 2 a 1. Grando no gol, Marchesín afastado por "desconforto muscular" (e negociações com seu clube do coração, o Boca Juniors) e João Pedro titular. Dodi, novamente, no meio, e falhou no gol do São José. Bem, não sei qual é o nível de intimidade da direção gremista e seus auxiliares com o professor argentino, que é experiente e vencedor, mas alguém precisa lhe dizer: João Pedro é reserva de João Lucas, Grando nos rebaixou em 2021 com Brenno e nos tirou o título, e quase a Libertadores, em 2023, com suas falhas; e Edenílson, 700 ou 800 mil por mês, não deu certo no Imortal e ainda é "pé-frio". Como foi no treino.

João Lucas foi um dos melhores laterais-direitos do Brasileirão Betano 2024. Suas notas no SofaScore são muito melhores que as de João Pedro, que até fez um bom 2023, mas nunca foi bom marcador. João Lucas tem características mais defensivas, e, além disso, sabe atacar bem, é rápido e jovem. Revelação do Santos que despontou no bom Juventude de 2024, apesar de quase cair para a B. Surpreendeu-me ver João Pedro titular contra o São José, e mais, praticamente o mesmo time de 2024, apesar dos negócios encaminhados e a procura no mercado. João Pedro até que chuta bem, mas está em péssima fase, nunca marcou bem, e somos o clube que mais levou gols e perigo de gol no Brasileirão Betano 2023 e 2024.

Ainda na direita, temos o selecionável e ótimo jogador Igor Serrote, que está com a Seleção, me pergunto se a direção pretende vendê-lo praticamente sem tê-lo utilizado. Só no primeiro jogo da Copinha, deu 2 assistências e, para mim, é titularíssimo na Seleção Sub-20. Está tramitando detalhes para defender a Seleção da Polônia, descendente de poloneses que é. Apesar de apenas 19 anos, Serrote marca bem, ataca bem e se impõe fisicamente. Agora, eu e você nos perguntamos por que Dodi, que nem o Santos quando caiu para a B quis, ainda está à frente de Ronald.

Ronald Falkoski tem propostas da Europa, é campeão Sub-2o com gol e como destaque pela Seleção, onde está agora para outra competição, e até a Seleção Polonesa quer que jogue lá, com Lewandowski. Quase 1m90 ajuda muito ao garoto na hora de defender e se impor. Em resumo: sempre falo, tentem negociar Dodi: se conseguirem um clube da B que o aceite, será maravilhoso. Em que clube da A Dodi fardaria? Até Reinaldo só conseguiu ir para o Mirassol, clube que veio da B. Falando em lateral-esquerdo, como joga Pedro Gabriel, que veio da Copinha! Mas tem apenas 17 anos, muito a crescer como profissional.

O VELHO PROBLEMA DO GOL

É triste que o Grêmio sempre foi um clube formador de goleiros, mas há anos não tem um confiável. Marchesín é admirado por uns, questionado por outros.
Caíque foi para o Criciúma, que caiu para a B e tinha o bom goleiro Gustavo, que sempre indiquei aqui. Era o único com várias propostas, além de Brenno que foi para o Fortaleza. Grando e Adriel têm interesse de alguém? Não que eu saiba. Como eu disse, os prejuízos de Grando em campo, e Adriel fora de campo - mas Adriel ainda é o melhor goleiro, afora Marchesín, se sair - são imperdoáveis. Deve ser negociado e esquecido, até porque seu salário é expressivo. Em um mês de empréstimo, o Cruzeiro já queria rescindir com Grando reserva, e o Bahia devolveu Adriel após várias falhas. Pensem. São esses os titulares que cabem aqui?

Esta deve ser a maneira de a direção pensar: não servem em outros clubes da A, que os deixam de lado, não servem aqui. Já vale o aviso para o Palmeiras, que quer envolver os ex-jogadores Rony e Zé Rafael, mais o deficiente Caio Paulista, terceiro reserva, na negociação por Villasanti. O paraguaio também tem interesse do Flamengo, e não será surpresa se sair: desde que por ao menos 12 a 15 milhões de euros limpos para o Grêmio, que aqui não doamos atletas. E a reposição tem de ser à altura ou próximo disso.

Além disso, preocupam a falta de zagueiros, lateral-esquerdo e um atacante de velocidade, sem falar no já comentado goleiro. Se Marche sair, e deixar dinheiro nos cofres, precisamos de um goleiro experiente para a Sul-Americana. Se Villasanti sair, teremos dinheiro para 3 ou 4 contratações de bom nível, assim como se Pavón for negociado. Sobre o interesse no atacante Niclas Eliasson, que tem cidadania brasileira e serve à Seleção da Suécia: não o desmereçam, sua nota é 7.44 no SofaScore e tem 23 assistências e 9 gols em 2024, joga para o time. Casaria bem com Braithwaite, como quer o empresário de Eliasson. Não é fominha e franzino como Soteldo.

Aguardamos movimentos ousados da direção do Grêmio, para garantir o Octa e uma Copa em 2025, porque o Grêmio como clube e marca se desvalorizou muito desde 2020.

EDENÍLSON CARO E "PÉ-FRIO"

Não sei que tipo de "energia" enviaram sobre Edenílson, talvez lá do lado vermelho, ídolo que é dos colorados, mas que aqui nunca deslanchou. E mais: reparem, toda vez que Edenílson entra em campo, levamos gol, ainda que ele participe de algum tento. Aconteceu até contra o São José: entrou, levamos gol. Além disso, não conseguiu justificar seu salário de quase 1 milhão de reais. Alguém já pensou na possibilidade de ser negociável? Vêm aí Kaick e Hiago, ótimos volantes do Sub-2o na Copinha, e podemos contratar.

Para resumir: o Grêmio é o clube brasileiro que mais contrata jogadores superfaturados. Vive reclamando que não tem dinheiro, mas paga salários absurdos a ineptos como Nathan Pescador, Edenílson, Pepê, até mesmo Grando, como pagava a Reinaldo. Aí não consegue "se livrar" deles: ninguém aceita pagar nem mesmo metade de seus salários, e mais, os jogadores não querem sair, imploram para ficar.

Vale lembrar que são funcionários do Grêmio, e a rescisão às vezes pode ser necessária. Repito: Grando, Dodi, Adriel titular, Edenílson, Nathan Pescador, Mayk, e ainda Pepê e outros não podem mais fardar no Clube de Todos, com a maior torcida do Sul e escolhida a mais fiel do Brasil em recente pesquisa.

GRÊMIO SEM PODER POLÍTICO E APEQUENADO: FALTAM OUSADIA E ESTRATÉGIA

Não merecemos isso. Arrisquem. Busquem investidores. Façam dívidas, ainda têm nome na praça, ao contrário do rival - que segue fazendo dívidas e aumentando. De que vale ter "saúde financeira" e nenhum título? Nossa direção se orgulha de cuidar das finanças, mas nisso deixa escapar títulos. Sempre digo que já pensa como SAF, só que sem dinheiro e sem boas gestões. Todos os campeões de grandes títulos mais recentes estão com dívidas nas alturas: não é bom, mas pode ser necessário para ganhar títulos. Depois, vendas de jogadores, premiações e patrocínios quitam o que foi gasto.

Guerra é mão-de-vaca como Bolzan era. E contrata mal, muitas vezes, é lento como Bolzan era. Há momentos em que todo empresário e líder precisa ser ousado: investir. A questão é que os investimentos sejam os mais adequados possíveis, o Grêmio não pode errar. O Gauchão bate à porta, o Octa tão desejado e que o rival vai fazer de tudo para nos tirar, a possibilidade inédita da Sul-Americana, quem sabe uma Copa do Brasil.

Somos Rei de Copas, temos camisa, expressão mundial. Mas, hoje, nem o apito nos respeita: sempre prejudicados, seja no Sub-20, Feminino, Gauchão, Brasileirão e até Libertadores. Perdemos poder político, porque perdemos títulos, competitividade e não temos dinheiro. SAF no Grêmio é urgente para quem consegue enxergar logo à frente. Mas há "saúde financeira". Para quê? Somos um clube de futebol, queremos títulos, e depois os títulos se pagam. Essa sofrida torcida, quase rebaixada à B em 2024, merece mais respeito da direção gremista e até mesmo da imprensa esportiva.


VEJA TAMBÉM
- PROPOSTA ABAIXO DAS EXPECTATIVAS! Boca inicia investida, mas negociação esbarra em valores baixos!
- JOÃO LUCAS É TITULAR, GRANDO NÃO PODE FARDAR E EDENÍLSON É PÉ-FRIO
- NEGOCIAÇÃO HISTÓRICA EM ANDAMENTO! Grêmio perto de fechar maior compra de sua história!






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

15/1/2025

14/1/2025