Com uma nova comissão técnica prestes a chegar em Porto Alegre, a torcida poderá ver um jeito diferente de o Grêmio jogar. A exemplo do que fez no Vélez Sarsfield, campeão argentino em 2024, Gustavo Quinteros tem um modo próprio de conduzir o vestiário e costuma armar equipes objetivas na hora de atacar. Em apenas uma temporada pelo futebol argentino, o novo treinador do Grêmio deixou marcas. Devolveu o título da liga argentina ao Vélez depois de 11 anos. O técnico chega para substituir Renato Portaluppi, o maior ídolo da história tricolor. – O que buscamos primeiro, como característica, de ser um futebol propositivo, construtor, com velocidade e intensidade – resumiu o presidente Alberto Guerra sobre o perfil buscado em entrevista ao ge e RBS TV. Em termos de esquema tático, Quinteros desenha um time parecido com o que Renato priorizava. A formação de preferência é o 4-2-3-1, mas pode variar para 4-3-3, conforme o contexto da partida e do adversário. (Quinteros) Joga com dois volantes centrais, um meia, dois extremos bem abertos e um centroavante.
Na linha dos meias, gosta de um ponta mais ofensivo e outro mais construtor, que possa pensar e construir jogadas com o camisa 10, acrescenta o jornalista e analista tático do ge, Leonardo Miranda. Nas laterais, pede que seus jogadores busquem a linha de fundo ao máximo. – Na defesa, não é um time que pressiona, sufoca lá na frente. Mas também não fica esperando o tempo todo atrás. (Quinteros) Gosta de uma defesa no 4-4-2 e se o time não consegue roubar imediatamente quando perde, todo mundo volta, defende, fecha espaço – destaca Miranda. Comportamento e mentalidade Mas a primeira diferença significativa é de comportamento.
Ao contrário do antigo treinador, o argentino naturalizado boliviano não é um técnico conhecido pela resenha com o grupo de jogadores, mas sim uma relação mais hierárquica. – É um técnico que mescla o espírito da velha escola com o jogo dos treinadores modernos. O que quero dizer com isso é que ele tem uma condução mais parecida com os treinadores de antes, com uma distância maior dos jogadores, mais frio de certa maneira. Mas em termos de esquema, tática e estratégia, é mais moderno – conta Valentin Mirarchi, repórter do Diário Olé, setorista do Vélez Sarsfield. As equipes de Quinteros não necessariamente costumam ter mais posse de bola que o adversário.
Normalente são times objetivos, de transições rápidas, que miram sempre o gol adversário, mesmo que em poucos toques na bola. Um dos motivos que fez o Vélez Sarsfield ser campeão em 2024 foi o fato de ser um time que sabia valorizar o resultado. Por formar defesas sólidas, muitas vezes quando estava vencendo, Quinteros não tinha medo de recuar. – (Quinteros) Também era muito inteligente, que quando estava ganhando de 1 a 0, buscava acabar com a partida. Tirava um centroavante e colocava um defensor. É um técnico conservador neste sentido, que não se abria muitas vezes – explica Mirarchi.
Nesta temporada, os embates entre Renato e imprensa foram marcantes. Ainda no Campeonato Gaúcho, o técnico vetou a entrada de jornalistas no CT Luiz Carvalho e não realizou mais treinos abertos. Nas entrevistas pós-jogo, protagonizou alguns debates acalorados. Problemas que Quinteros não costuma ter. Apesar do jeito enérgico na beira do campo, mostra ser uma pessoa de fácil convivência no dia a dia, tanto no clube como com os profissionais da imprensa. – Um técnico de perfil tranquilo, que não tem problema para dar entrevistas, bastante sóbrio nesse sentido. É um bom treinador. Ele pretendia que o Vélez se reforçasse para brigar pela Copa Libertadores, mas não tinha essa possibilidade – completa o jornalista.
O analista Leonardo Miranda ressalta o histórico de Quinteros nos campeonatos de pontos corridos. Todos os principais títulos conquistados vieram com esta fórmula, a partir de uma escalação titular bem definida. Levantou troféus assim com Blooming, Bolívar, Oriente Petrolero (Bolívia); Emelec (Equador); Universidad Católica, Colo Colo (Chile) e Vélez Sarsfield (Argentina). Nestes casos, além das seleções boliviana e equatoriana, evidencia a flexibilidade para assumir trabalhos em diferentes contextos de nível futebolístico, folha salarial e cultura. – (Quinteros) Não é aquele treinador que vai mudando jogador, mudando esquema tático. Normalmente faz isso muito bem em ligas nacionais, campeonatos mais longos e não tão bem em copas, em jogos que o time precisa ser um pouquinho mais copeiro. Por isso não tem histórico bom em Sul-Americana, Libertadores – pontua Miranda. Gustavo Quinteros ainda não tem data confirmada para se apresentar em Porto Alegre. Estará acompanhado de três auxiliares (Leandro Desábato, Maximiliano Quezada e Rodrigo Quinteros) e do preparador físico Hugo Roldán.
VEJA TAMBÉM
- VALORES PESAM? Grêmio encerra negociação por Weverton e muda planos no gol
- OLHO NO FUTURO! Grêmio vai ao Haiti para observar jovens talentos da base
- Grêmio reformula comissão técnica e departamento de futebol para próxima temporada.

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio quita pendências salariais com jogadores e regulariza situação financeira.
Grêmio quita pendências salariais com atletas, garantindo tranquilidade financeira no elenco
Grêmio demonstra interesse em repatriar meia Tetê em possível vantagem inesperada.
Grêmio tenta repatriar Tetê, mas clube europeu dificulta com pedido milionário
Ronaldo comenta em post do Grêmio e Luís Castro sobre futebol.
Grêmio sob comando de Luís Castro busca protagonismo com orçamento reduzido
Tetê Quer Retornar: Direção Define Valor e Promove Cinco Jogadores Promissores
Clubes de futebol brasileiros enfrentam realidade oposta no departamento médico
Grêmio enfrenta desafios com 49 baixas médicas em 2025, destaque para zagueiro Rodrigo Ely
Troca de chaves de Arena e Olímpico adiada para 2026; situação do antigo estádio.
Sinceridade, Estratégia e Tamanho Ideal: Pilares para um Elenco de Sucesso
Negociação para Tetê retornar ao Grêmio: tudo que se sabe.
Cristiano Ronaldo reage a acordo de Luís Castro com Grêmio
Resposta de Cristiano Ronaldo à postagem de boas-vindas do Grêmio para Luís Castro
Grêmio firma novo empréstimo de Arezo para o Peñarol
Cristiano Ronaldo interage em post do Grêmio e de Luís Castro
Grêmio promove cinco jovens talentos para equipe principal no Gauchão
Luís Castro escolhe o Grêmio e fala sobre saída do Botafogo: motivos esclarecidos
Grêmio fecha negociação de centroavante com clube uruguaio
Grêmio: Luis Castro projeta equipe como protagonista no cenário futebolístico.
Promessa de Luís Castro: Grêmio será protagonista no futebol brasileiro
Grêmio e Internacional em fase de transição antes da chegada dos novos treinadores
Grêmio encaminha contratação definitiva de Marlon e renova contrato até 2028.
Contratações, Permanências e Saídas no Grêmio para a temporada 2026
Desempenho dos Jogadores Emprestados pelo Grêmio na Temporada de 2025
Dodi é o Líder de Partidas do Grêmio na Temporada de 2025
Luís Castro analisa estruturas da Arena do Grêmio em primeira visita.
Grêmio e Inter estreiam temporada com novos técnicos pela primeira vez em 12 anos
Liverpool mira contratação de grande talento brasileiro para reforçar time.
Vasco e outros 42 times garantem vaga na Sul-Americana de 2026