Comandante O argentino Gustavo Quinteros, 59 anos, é o novo treinador do Grêmio. Ele chega a Porto Alegre nos próximos dias e assina contrato até 31 de dezembro de 2025. A data oficial da apresentação ainda será informada. Quinteros traz na sua comissão os auxiliares técnicos Leandro Desábato, Maximiliano Quezada e Rodrigo Quinteros, mais o preparador físico Hugo Roldán. O técnico possui uma trajetória vitoriosa dentro do futebol sul-americano, com 13 títulos nacionais. O último foi o Campeonato Argentino de 2024 com o Vélez Sarsfield, um feito que o Clube não alcançava há 11 anos. Gustavo Domingo Quinteros Desábato nasceu em Cafferata, na Argentina, no dia 15 de fevereiro de 1965.
Começou no futebol como zagueiro atuando em vários clubes argentinos e bolivianos nas décadas de 80 e 90. Naturalizou-se boliviano e representou a seleção da Bolívia na Copa do Mundo de 1994 e em várias edições da Copa América. Encerrou sua carreira no final de 1998, no Argentinos Juniors. Sua trajetória como treinador começou em 2005, quando assumiu o Blooming/BOL e conquistou seu primeiro Campeonato Boliviano já em sua temporada de estreia.
Após repetir o feito pelo Bolívar e Oriente Petrolero, assumiu a Seleção Boliviana. Na sequência iniciou trajetória no futebol equatoriano, onde ganhou dois nacionais pelo Emelec, antes de comandar a Seleção Equatoriana. Atuou também no Oriente Médio comandando as equipes do Al-Nassr, da Arábia Saudita, e Al-Wasl, dos Emirados Árabes Unidos. Retornou ao futebol sul-americano para liderar diversas campanhas vencedoras e de conquistas pela Universidad Católica e pelo Colo-Colo, tendo uma passagem pelo futebol mexicano. Em seu trabalho mais recente, venceu o campeonato argentino pelo Velez Sarsfield.
Ficha técnica Nome: Gustavo Domingo Quinteros Desábato. Nascimento: 15/02/1965 (59 anos). Clubes como treinador: Blooming/BOL, San Martín de San Juan/ARG, Blooming/BOL, Bolívar/BOL, Oriente Petrolero/BOL, Seleção da Bolívia, Emelec/EQU, Seleção do Equador, Al-Nassr/SAU, Al-Wasl/EAU, Universidad Católica/CHI, Tijuana/MEX, Colo Colo/CHI e Vélez Sarsfield/ARG.
Títulos: Campeão Boliviano 2005 (Blooming); Campeão Boliviano 2009 (Bolívar); Torneio de Inverno e Campeão Boliviano 2010 (Oriente Petrolero); Campeão Equatoriano 2013 e 2014 (Emelec); Campeão Chileno 2019 e Campeão da Super Copa do Chile 2019 (Universidad Católica); Campeão da Copa do Chile 2021, Campeão da Super Copa do Chile 2022, Campeão Chileno 2022 e Campeão da Copa do Chile 2023 (Colo Colo); Campeão Argentino 2024 (Vélez Sarsfield).
VEJA TAMBÉM
- Grêmio lança concurso para torcida criar nova versão do Mosqueteiro
- Grêmio lança missão nos EUA para encontrar torcedores durante a Copa do Mundo
- VAI PARA A EUROPA? Grêmio vende atacante para time da Turquia e inicia reestruturação na equipe

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio lança concurso para torcida criar nova versão do Mosqueteiro
Grêmio lança missão nos EUA para encontrar torcedores durante a Copa do Mundo
Grêmio investe em CT e promete transformação com novo campo de treinamento até julho
VAI PARA A EUROPA? Grêmio vende atacante para time da Turquia e inicia reestruturação na equipe
Atacante deixa o Tricolor após três temporadas e reforçará o Göztepe na Europa
ADEUS! André Henrique se despede do Grêmio e parte para novo desafio
Reforços, saídas e retornos: como o Grêmio planeja o segundo semestre
Grêmio apresenta melhorias no CT Luiz Carvalho e mostra obras em andamento
Grêmio encaminha contratação de Alan Guimarães e prepara contrato até 2029