Renato sai: começa a reforma total, quem será o novo treinador do Grêmio? Brum deve sair


Fonte: Leila Krüger

Renato sai: começa a reforma total, quem será o novo treinador do Grêmio? Brum deve sair
Algumas vezes escrevi aqui que não tinha certeza sobre a saída de Renato Portaluppi, ídolo imortal do Imortal. Pois bem, a situação se tornou inviável: a torcida não quis mais Renato, com razão, e a goleada sofrida em casa, embora com arbitragem sempre duvidosa, especialmente contra o Corinthians, foi definitiva. Logo na despedida de Geromel. Que cometeu um pênalti que, fosse para o Grêmio, provavelmente não teria sido marcado como não foi a penalidade sobre Soteldo, quando o jogo estava com o placar zerado.

O que se viu em campo é de apavorar. Uma bagunça tática, falta de preparo físico, a sombra de um DM que permite que em praticamente todos os jogos haja ao menos uma lesão. Demora a recuperar. Demora a diagnosticar. Então, quero dizer que há muito para consertar no Grêmio, além da troca de treinador: preparação física, médicos e equipamentos, e sugiro que mandem 15 jogadores embora e tragam 20. O elenco é fraco, notadamente na parte defensiva: zagueiros, laterais e volantes marcadores não há, apenas Villasanti, volante construtor e cansado de fazer tudo sozinho, se salva. Seus números são impressionantes. Não merece o time que lhe acompanha, como Braithwaite e, agora, Marchesín.

São muitas as posições carentes. Começa-se com um comandante:Thiago Carpini renovou com o Vitória "a jato" (no Grêmio, tudo demora e é incerto). Tite é caríssimo, com sua comissão técnica, e não trabalha com Felipão que parece doido para assumir o cargo, merecidamente, de coordenador técnico do Grêmio. Outras possibilidades seriam técnicos portugueses, que têm se dado bem por aqui, mas a maioria é cara demais. Não gostaria de Diniz, Cuca e outros "dinossauros". É hora de inovar. Sim, um técnico com nome forte, mas sobretudo sangue nos olhos para mostrar trabalho e coragem. Assim o Grêmio obteve seus grandes títulos: com técnicos estreantes, casualmente gaúchos: Felipão, Renato Gaúcho, Roger Machado fez bom trabalho, Tite ganhou títulos importantes e se projetou aqui. Se não um desses, um estrangeiro, vêm fazendo história, junto com as SAFs, no nosso país.

Sobre a barca de saída: colocaria fácil Reinaldo, Dodi, Pepê, Nathan Pescador, Jemerson (pode ser envolvido em uma troca, não deu certo aqui, mesmo caso de Edenílson) e outros que ganham uma "barbaridade" para jogar muito pouco e ainda prejudicarem o time. Goleiro reserva: Walter, do Cuiabá, ou Gustavo, do Criciúma. Podem negociar todos os outros, incluindo Caíque. Rodrigo Ely finalmente se encontrou, não sabemos como voltará da lesão, mas ao menos serve para grupo, já Kannemann, com tantos problemas físicos, ninguém sabe e só volta pela metade de 2025 com 34 anos.

Todos os setores do time precisam de reforços, no nível de titularidade ou plantel. Garotos da base devem ser reavaliados. Pavón fica? Nathan Fernandes? Ronald? Igor Serrote, Gabriel Mec; há o tal Alysson, que não acho grande coisa até aqui, como no caso de Zé Guilherme; Tiaguinho, Viery, Cheron, Riquelme, Thiago Beltrame são boas apostas da base. Mas a base do Grêmio está devendo. E vende a preço de banana. O Grêmio perdeu muito valor de mercado e não tem poder político.

Daí venho a macetar a velha tecla: Grêmio, vire SAF. Já pensa como empresa, todo ano tentando fechar menos no vermelho ou até no azul. Já foca em gestão, mas são ineptas. Não sabem ou não podem contratar. Virem SAF, merecemos mais que isso. Comecem trocando de material esportivo, trocando também o patrocinador máster, já deu do "patrocinador da Dupla". Uma SAF daria dinheiro, gestão e poder político ao Grêmio, que é prejudicado ano após ano dentro e fora de campo pela FGF, CBF, STJD, MPRS e outros órgãos públicos. Mesmo em plena Arena lotada, como no 3 a 0 vergonhoso para o Corinthians. Três ou quatro pênaltis o campeonato inteiro a favor, quase 20 contra. A maior torcida fora de Rio-SP, a 5a do país. Respeitem o Grêmio.

Devolvam nosso Grêmio! Pensem maior. Enquanto os outros não têm medo de SAF e estão na Libertadores ou na Sula como favoritos - lembrando que nosso maior rival "torrou" 50 anos de verbas de TV em 2024 para ir à pré-Libertadores -, vejam o que as SAFs fizeram com o Botafogo, o Bahia, o Fortaleza, clubes que não tinham qualquer expressão até pouco. O Palmeiras só voltou a ganhar após se tornar um tipo de SAF da Leila da Crefisa. Flamengo e Corinthians ganham muito com seu valor de marca em vendas de jogadores, premiações e com investidores. "Não vejo o Grêmio preparado ainda", disse Caleffi. Guerra prometeu não "vender o Grêmio" para SAF. Sim. Errados estão Botafogo, Galo, Cruzeiro, Fortaleza, Bahia, Real Madrid, Barcelona, Chelsea, City, Manchester United, Liverpool, todos são clubes-empresa.

Começa uma nova era no Grêmio. Guerra tem se mostrado covarde, e Brum deve pedir o boné por incompetência e amorfia. O mesmo, Vivian, que parece que vai trocar de cargo. Ainda há um ano para justificar sua eleição maciça, presidente Alberto Guerra! Queremos a Sula, único título que fala ao Grêmio para ser Campeão de Tudo no Brasil como é o São Paulo.

VEJA TAMBÉM
- Renato sai: começa a reforma total, quem será o novo treinador do Grêmio? Brum deve sair
- Meia do Grêmio é liberado e está disponível no mercado.
- NOVO LATERAL NO IMORTAL? Grêmio analisa possibilidade de contratar lateral do Athletico-PR.






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

11/12/2024



























10/12/2024