Nem o gremista mais otimista esperava uma resposta tão rápida de Braithwaite quando chegou ao Grêmio. Logo que desembarcou em Porto Alegre, a condição física do atacante chamou atenção da comissão técnica do clube. Alimentação equilibrada, sono regrado e outros cuidados com o corpo explicam o rendimento em campo do dinamarquês. Recentemente, o presidente do Grêmio Alberto Guerra deu uma declaração de que Braithwaite é o jogador mais profissional com quem já trabalhou. A fala do mandatário vai ao encontro do que se fala nos bastidores sobre o centroavante. O atleta é muito elogiado pela dedicação nos treinos e pelo tratamento com os companheiros de equipe e funcionários no CT Luiz Carvalho. O dinamarquês estreou pelo Tricolor no time titular e desde então não saiu mais.
Acontece que Braithwaite é daqueles que levam o futebol a sério e vê o próprio corpo como uma ferramenta de trabalho. Alguns cuidados específicos que o jogador tem na rotina o diferencia dos outros. – Ele (Braithwaite) é muito perfeccionista no sono. Não bebe álcool. Não joga videogame. Só isso aí já livra de grandes problemas. Tem muito jogador que está perdendo a carreira por causa do videogame. O Martin come a comida dele, aprecia comida de verdade. A partir do outro dia está no clube recuperando, câmara hiperbárica, alongamento, exercícios modernos. Ele é 100%. Não tem falha – conta o personal trainer do atacante gremista, Leonel Villeroy. A carreira na Europa moldou o atacante gremista, que chegou no futebol brasileiro com a sede de marcar seu nome na história.
Ao ser contratado, vinha de um período de férias, mas não sentiu a parte física. Todos os 18 jogos que Braithwaite tem com a camisa do Grêmio são como titular. São oito gols e duas assistências. O preparador físico Leonel Villeroy trabalha com o dinamarquês desde 2019, quando recém tinha sido contratado pelo Barcelona. O personal conta que se impressionou com a disposição do centroavante para treinar fora do clube, principalmente quando não atuava bem. – Quando ele ia mal ou não jogava, me mandava mensagem de noite, enquanto eu estava dormindo. Aí eu acordava de manhã e tinha mensagem dele: "vamos treinar às 6h ou 6h30", porque ele ficava indignado e queria treinar.
Foram mais de 15 vezes! O jogo tinha recém acabado e tinha mensagem. Eu dizia que ele precisava descansar. Só que não dava espaço, treinava de manhã, colocava para fora – revelou Leonel em entrevista exclusiva ao ge e RBS TV. A gente trocava ideia e construímos uma relação de confiança, honestidade, confidencialidade. Sempre tive a confiança dele.
Villeroy mostra a importância de o atleta ter uma equipe particular para trabalhos complementares, que vão além do clube. A mudança física de Braithwaite é notória (veja as fotos abaixo). Na Europa, é normal ver jogadores com uma equipe grande que convive em suas casas. Este trabalho, apesar de não ser com profissionais do clube em que atua, é conversado com a comissão técnica, para não haver sobrecarga. Além de um preparador físico, o estafe do dinamarquês comporta diferentes especialistas na área de fisioterapia, como quiropraxia e osteopatia, psicólogo ou mental coach da área do esporte, nutricionista e um chefe de cozinha. Essa é a realidade que Braithwaite está acostumado e tenta manter agora no Grêmio. Aos 33 anos, o dinamarquês tem contrato com o clube gaúcho até a metade de 2027.
VEJA TAMBÉM
- VALORES PESAM? Grêmio encerra negociação por Weverton e muda planos no gol
- OLHO NO FUTURO! Grêmio vai ao Haiti para observar jovens talentos da base
- Grêmio reformula comissão técnica e departamento de futebol para próxima temporada.

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio mantém postura firme sobre interesse do Besiktas em Gustavo Martins.
Grêmio mantém postura firme sobre interesse do Besiktas em Gustavo Martins.
Grêmio demonstra interesse na volta de Tetê ao clube brasileiro.
Reunião para fechar renovação com Tetê e especulações de grandes nomes.