O Campeonato Brasileiro entra em sua última semana com muito a ser decidido: título disputado por Botafogo e Palmeiras , seis times na luta pelas vagas nas fases prévias da CONMEBOL Libertadores e mais um bolo de gente preocupada com a zona de rebaixamento. Restam duas rodadas para a definição de tudo. O campeão, por exemplo, pode sair nesta quarta-feira (4), se a combinação de resultados for favorável ao Fogão, líder e de "ressaca" pelo título da Libertadores no fim de semana . O que mais pode acontecer e quem está na disputa por cada bloco? Veja abaixo todas as situações das rodadas que restam – e os cálculos para que tudo aconteça.
Briga pelo título As derrotas de Internacional e Fortaleza no domingo (1º) reduziram a disputa pelo título brasileiro a dois times apenas: Botafogo e Palmeiras. A vantagem é dos cariocas, com 73 pontos , três acima dos paulistas e atuais bicampeões. Como faltam dois jogos para cada um, existem cenários para o Botafogo comemorar o caneco já nesta quarta. Para isso, precisa vencer o Internacional, em Porto Alegre, e torcer para que o Palmeiras no máximo empate com o Cruzeiro . Outra possibilidade é um empate no Beira-Rio, somado a uma derrota alviverde no Mineirão. Se a disputa for para o fim de semana, a emoção estará garantida, pois botafoguenses e palmeirenses enfrentam rivais de seu concorrente direto. O Glorioso recebe o São Paulo no Nilton Santos, enquanto o Verdão pega o Fluminense , no Allianz Parque.
Quem vai para Libertadores? Está certo que o Brasileirão de 2024 terá G-8, graças aos títulos do Botafogo na Libertadores e do Flamengo na Copa do Brasil . Além dos dois, estão garantidos na fase de grupos: Palmeiras, Internacional, Fortaleza e São Paulo. O que falta definir, então, são os dois brasileiros que jogarão as fases prévias do torneio de mais prestígio da América. Se o campeonato acabasse agora, as vagas seriam de Bahia e Corinthians , empatados com 50 pontos em 7º e 8º lugares, respectivamente. Mas há outras equipes na disputa pela classificação, casos de Cruzeiro ( 49 pontos ) e até mesmo Vitória ( 45 ), Grêmio e Vasco (empatados com 44 ). A rodada do meio de semana ajudará a clarear a situação. Na terça (3), Corinthians e Bahia se enfrentam na Neo Química Arena, enquanto Vitória e Grêmio medem forças na quarta, no Barradão. No domingo, é a vez de gremistas e corintianos duelarem, em Porto Alegre.
Luta contra o rebaixamento Se a briga pela Libertadores é grande, a do rebaixamento também não deixa nada a desejar. Afinal, são seis clubes na briga para continuar na elite do Brasileirão. Atlético-MG (44 pontos), Athletico-PR (42), Juventude (42), Fluminense (40), Criciúma (38) e Red Bull Bragantino (38): dois desses vão fazer companhia a Cuiabá e Atlético-GO , rebaixados por antecedência. Como na disputa pelo título, existe a chance de definição das duas vagas de rebaixados na quarta. Caso Criciúma e Bragantino não vençam Flamengo e Red Bull Bragantino, basta que o Fluminense vença o Cuiabá e o Juventude pontue contra o São Paulo para que o Z-4 fique completo.
VEJA TAMBÉM
- VALORES PESAM? Grêmio encerra negociação por Weverton e muda planos no gol
- OLHO NO FUTURO! Grêmio vai ao Haiti para observar jovens talentos da base
- Grêmio reformula comissão técnica e departamento de futebol para próxima temporada.

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio mantém postura firme sobre interesse do Besiktas em Gustavo Martins.
Grêmio mantém postura firme sobre interesse do Besiktas em Gustavo Martins.
Grêmio demonstra interesse na volta de Tetê ao clube brasileiro.
Reunião para fechar renovação com Tetê e especulações de grandes nomes.