Perigos do Grêmio contra Atlético-GO: arbitragem "manchada", reforços deles, malas-brancas, Renato, desfalques


Fonte: Leila Krüger

Perigos do Grêmio contra Atlético-GO: arbitragem manchada, reforços deles, malas-brancas, Renato, desfalques
O Grêmio tem uma decisão esta semana contra o Atlético-GO, lanterna do Brasileirão 2024. Os goianos estão virtualmente (mas não de fato) rebaixados, e vêm de uma derrota por 2 a 0 contra o bom Criciúma - porém, nessa partida, contaram com quatro desfalques por suspensão. Estes quatro vão jogar contra o Imortal. E mais: o STJD, que infligiu penas duríssimas contra Renato Portaluppi e o Grêmio - sua rigidez com o Clube de Todos é histórica -, resolveu abrandar a pena de um atleta punido por 90 dias e liberá-lo, contra o Grêmio, é claro. Como anulou a suspensão de Ricardo Mathias do Inter às vésperas do Grenal, por ato violento. Ainda haverá possíveis problemas com uma "arbitragem manchada", desfalques gremistas, malas-brancas de concorrentes do Z4 e o próprio Renato Portaluppi que balança.

O duelo contra o Atlético-GO não vai ser fácil. Além de um time reforçado do lado deles, uma árbitra com largo histórico de prejuízos ao Grêmio, Édina Batista - e "ajudinhas" ao rival Inter, o que preocupa ainda mais. E, com certeza, malas-brancas de outros clubes que lutam contra o Z4.

O Grêmio é o clube mais prejudicado pelo apito no Brasil não só nos últimos dois anos, como mencionou Antonio Brum, mas nos últimos vários anos, incluindo apitos FGF e até Conmebol, como na Libertadores em 2017 e nos escândalos com o River em 2018. Não é apenas choradeira: o Grêmio foi rebaixado também por isso, perdeu os Brasileirões 2008 e 2023 também por isso e a Libertadores 2018 também por isso. E agora a tal Édina Batista, "craque" em não marcar pênaltis contra o Imortal, inventar pênaltis contra, invalidar gols legais a olho nu, sem chamar o VAR ou evitando utilizá-lo. Poucos se lembram da quantidade de absurdos de Édina Batista contra esse clube que lhe parece indigesto, o Grêmio, porque as pessoas costumam ter memória curta. Então, alerta ligado. Obs.: avisei dos perigos de Raphael Claus e Luiz Flávio de Oliveira, em uma rede social, antes dos jogos, e assim se deu. Tenho boa memória de "quem são eles".

Não estou querendo condicionar a arbitragem. Até foi uma boa surpresa o Grenal não ter passado pelo apito. Mas, nos últimos jogos, o Grêmio foi "operado". Podemos ainda ver um possível movimento para manter o Corinthians na série A. Há muita coisa em jogo, por exemplo, seria a maior audiência na Liga Forte de Futebol, esse que é o maior clube dessa liga.

Do lado do Grêmio em si, o time está balançado, após um Grenal de placar magro, mas que foi amplamente dominado pelo rival. Renato Portaluppi balança no cargo, perdeu a cabeça em coletivas, não tem tido humildade e esperemos que isso mude. Lesões atrapalham: Gustavo Martins ausente, e vinha em ascensão, Ely e Jemerson voltaram aquém do esperado após as longas lesões de ambos. Kannemann não consegue treinar, mesmo sem lesão detectada. Dodi suspenso, único 1o volante de ofício do Clube de Todos, embora Villasanti possa fazer esse papel e desperdiçar sua técnica ofensiva. E Diego Costa igualmente impossibilitado pelo terceiro amarelo, ele que vem de lesão e é sempre uma carta na manga. Reinaldo, que já sabe que não fica em 2025, a não ser que ocorra uma reviravolta, deve voltar à lateral-esquerda. Como é jogar sabendo que não vai seguir e é "odiado" pela torcida? Por outro lado, Igor Serrote, ou Igor, convocado para a Seleção Sub-20 e destaque da base tricolor, assiste do banco às péssimas partidas que vem fazendo João Pedro.

O Grêmio tem um bom time, com jogadores que se destacam, provou isso contra bons times, apesar da intervenção do apito como contra Botafogo e Galo. Basta treinar e se esforçar. Não há mais tempo, a não ser para jogar cada jogo com o coração na chuteira, mas a cabeça no lugar, com raça e máximo empenho.

Fiéis torcedores do Grêmio, lotem a Arena do Grêmio. Pressionem a arbitragem, tão acostumada a "operar" o Imortal dentro da sua casa, em frente à sua torcida. Não pensem que é jogo fácil. Vencer afasta o clube mais popular do Sul do Z4, ainda mais pelos resultados da rodada, e será o primeiro passo para um "elevador" na tabela, esperemos. Quem sabe possamos, além de nos livrar da "degola", chegar à Sul-Americana e conquistar o único título que nos falta em 2025, com humildade e sem desprezá-la. Vamos com tudo para recuperar nosso futebol e nossa autoestima como apaixonados pelo Grêmio.

VEJA TAMBÉM
- Perigos do Grêmio contra Atlético-GO: arbitragem manchada, reforços deles, malas-brancas, Renato, desfalques
- Reforço de lateral da Ferroviária pode chegar ao Grêmio no mercado.
- Faxina no Grêmio para 2025: Renovação começa pelo treinador, diz Guerrinha.






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

24/10/2024

















23/10/2024