Eles não se conhecem. Moram em cidades diferentes. Trabalham nos bastidores de clubes rivais. Ainda assim, comungaram de um mesmo sofrimento. Em maio viram suas paixões e suas primeira e segunda casas serem devastadas pela enxurrada de água que caiu do céu no Rio Grande do Sul. A vida ainda não voltou a ser como era antes daqueles dias de chuva. O Gre-Nal 443, às 16h deste sábado, na volta do clássico ao estado , será mais um tijolo colocado na reconstrução do antigo cotidiano. Petterson Pedroso Santos estará nos corredores do Beira-Rio no clássico de sábado auxiliando na solução de problemas estruturais que possam acontecer. Luis Fernando Cardoso se posicionará na porta do vestiário do Grêmio para garantir a segurança de atletas e dirigentes tricolores. Auxiliar de manutenção do Inter, Petterson viu sua casa em Eldorado do Sul ser engolida pela enchente. Fernandão, chefe de segurança do Grêmio, preferiu não ver o primeiro andar de sua residência em Canoas ser consumido pela enchente. – Minhas três paixões, minha família, minha casa e o Inter (foram atingidos). Perdi tudo. No serviço também aconteceu essa fatalidade, que a gente reconstruiu tudo de novo – disse Petterson. Há cinco anos no setor de manutenção do Inter, realizou jornada dupla para deixar o Beira-Rio apto para sediar partidas e o CT Parque Gigante para receber treinos. Quando o estádio reabriu os portões para abraçar os colorados, no começo de julho, o clube homenageou 114 dedicados funcionários que permitiram a volta para casa. Petterson foi escolhido pelos colegas como o símbolo de esforço. – Me arrepiei todinho. Mais de 35 mil torcedores batendo palma. Uma coisa muito emocionante. Muito emocionante mesmo. Eu tenho a plaquinha ao lado da minha cama. Todo dia quando eu vou dormir eu olho para a placa – contou Petterson.
Petterson encontrou cenários semelhantes nas dependências do Inter e em sua casa em Eldorado do Sul. Quando saiu para trabalhar, a água batia na canela. Quatro horas depois, recebeu ligação da mãe. Do outro lado da linha vinha a informação de que a casa estava quase submersa. Ao retornar, a água batia no peito. – Sai só com o que tinha no corpo. Morou em abrigos por quase dois meses. Ainda em maio, conseguiu um barco para ver o cenário. Enxergou apenas o telhado da casa. Da porta para dentro nada se salvou. Fernandão não olhou para trás. Saiu da casa de dois andares em Canoas quando viu a água descendo pela rua.
Foi morar com o filho. Voltou apenas 28 dias depois. Sequer tem imagens da devastação. No primeiro piso de onde mora pouco restou. – Foi instinto, acho. De sair antes do que acontecesse. A imagem de chegar em casa é como se alguém tivesse pegado tudo o que tinha dentro da casa e revirado. Estava a sala na cozinha, a cozinha na sala, estava tudo trocado. Como se alguém tivesse entrado lá e tivesse feito uma mudança – relatou. São 24 anos protegendo os jogadores gremistas. Nesse período de serviços prestados, evitou brigas, separou tantas outras, trabalhou na seleção brasileira, em Copa do Mundo e Olimpíadas. Apesar do corpanzil, não teve forças para evitar a destruição da natureza. – Tem coisas que não tem o que fazer. As coisas da natureza, nós temos que olhar, rezar e tentar ajudar quem precisa – ponderou. Depois de tantas dificuldades, Fernandão, nas entrelinhas, gostaria de ter pouco trabalho no sábado. – Eu acho que vai ser bacana. Espero que tudo se transcorra da melhor maneira possível. Que não tenha nenhuma adversidade. Que só tenha jogo – desejou, o que talvez seja um tijolo grande demais para a normalidade de um Gre-Nal.
VEJA TAMBÉM
- Grêmio pode firmar parceria com clube português e mira emprestar 6 jogadores
- ETERNIZADO! Grêmio apresenta exposição sobre trajetória do zagueiro Pedro Geromel.
- NOVO TÉCNICO?? Repórter revela técnico favorito nos bastidores do Grêmio
Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio pode firmar parceria com clube português e mira emprestar 6 jogadores
Destaque do Racing que seria ideal para o Grêmio: oportunidade de reforço certo.
Desabafo de Lorena após conquistar título de Campeã pelo Grêmio emociona torcedores
ETERNIZADO! Grêmio apresenta exposição sobre trajetória do zagueiro Pedro Geromel.
Gurias do Grêmio conquistam Gauchão Feminino e Marchesín se destaca no time
NOVO TÉCNICO?? Repórter revela técnico favorito nos bastidores do Grêmio
Gurias gremistas conquistam título do Gauchão feminino de 2024.
Grêmio empata com Inter e conquista Gauchão Feminino 2024 de forma inédita.
Grêmio conquista título do Gauchão Feminino ao segurar empate contra o Inter.
CASA LOTADA! Arena do Grêmio registra terceiro maior público na 34ª rodada
Marchesín Destaca-se no Grêmio: Característica Chama Atenção de Todos
Grêmio decide manter membro da diretoria após deliberação interna.
Torcida prestigia exposição em homenagem ao ídolo Pedro Geromel
Grêmio divulga escalação para final do Gauchão Feminino contra o Inter
Motivos de Antônio Brum para Deixar a Vice-Presidência do Grêmio
Atletas treinam no CT Luiz Carvalho em preparação para o jogo.
Grêmio garante vaga na final da Copa Sul Sub-15
Grêmio adota novo método para escolha de treinador: pré-seleção e postura diferenciada.
Treino intensivo do Gurias Gremistas para o Gre-Nal da final do Gauchão.
O PROBLEMA MAIS GRAVE DO GRÊMIO + jogadores do Juventude que caberiam no Imortal em 2025
Grêmio elogia FGF pelo novo formato do Gauchão: sensibilidade reconhecida.
Grêmio chega a 100 gols sofridos no Brasileirão e supera adversários históricos.
Desafio do Rebaixamento: Vitória e Grêmio enfrentam caminhos mais difíceis na Série A.