Nesta terça-feira, Grêmio e Fluminense confrontam dois grandes treinadores do futebol brasileiro. Coincidentemente, compartilham trajetórias que se cruzam ao longo das últimas décadas, com semelhanças em copas e histórias nos clubes protagonistas no duelo das oitavas de final da Conmebol Libertadores, a partir das 19h, no Couto Pereira. Renato e Mano Menezes, por exemplo, perderam finais da competição pelos hoje rivais. De um lado, o maior ídolo da história do Tricolor gaúcho, responsável pelas principais conquistas recentes. Do outro, um técnico que vive a primeira experiência no Fluminense e surgiu no cenário nacional justamente no Grêmio, na campanha do título da Série B. Renato tem também um posto importante na história do Fluminense. Como jogador, foi campeão carioca com o gol de barriga no título em 1995. Como treinador, levou a equipe de 2007 ao título da Copa do Brasil. Segundo Lucas Leiva, comandado por ambos, analisou a dupla. – Acho que eles são similares na gestão, com características diferentes. O Mano é um cara mais sério, super-honesto, e tem uma relação eu diria um pouco mais fria. O Renato é um cara que circula mais no vestiário, mas muito direto também. Os atletas valorizam isso. Os dois têm o perfil de falar sempre a verdade. Jogam de maneira diferente, mas na gestão vejo bastante coisa parecida – comentou Lucas.
Mano reencontra a equipe a qual assumiu no início da Série B de 2005. Naquela época, Grêmio vivia uma realidade financeira extremamente delicada, com salários atrasados e estruturas precárias. Sob o comando do atual técnico do Fluminense, o Grêmio levou o título da Série B em jogo inesquecível contra o Náutico, na lendária Batalha dos Aflitos. No ano seguinte, Mano Menezes colocou o Grêmio na terceira posição do Brasileirão e vaga na Libertadores. Já Renato, claro que em proporções diferentes, também é tido como ídolo do clube carioca. Em 1995, protagonizou o histórico gol de barriga na final do Campeonato Carioca sobre o Flamengo, título que o Fluminense não ganhava há 10 anos até então.
Em 2007, na terceira e última temporada sob o comando do Grêmio, Mano conduziu o time à final da Libertadores. Na decisão, o temido Boca Juniors de Palacios, Riquelme, Palermo e cia. As duas vitórias dos argentinos por 3 a 0 na Bombonera e 2 a 0 em pleno Olímpico não deram chances aos gaúchos. Insucesso que levou a despedida de Mano após a última rodada do Campeonato Brasileiro daquele ano. Uma partida com ovação da torcida antes de assumir o Corinthians. No ano seguinte, Fluminense e LDU escreveram uma das maiores derrotas na carreira de Renato, dito pelo próprio. Depois de perder por 4 a 2 em Quito, o Flu deu o troco ao vencer de virada por 3 a 1 no tempo normal, com direito a triplete de Thiago Neves. Após a prorrogação, a desilusão nos pênaltis. O dono do hat-trick, Conca e Washington desperdiçaram a cobrança. A maior derrota na história do clube até então, reparada com o título do no ano passado.
VEJA TAMBÉM
- Tetê diz sim ao Grêmio, mas entrave milionário trava o retorno
- Grêmio observa volante do Flamengo, sonda Scarpa e define prioridade nos bastidores
- VALORES PESAM? Grêmio encerra negociação por Weverton e muda planos no gol

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Contratação de Destaque, Retorno de Destaque e Novidades sobre Tetê
Grêmio negocia contratação de Everton Araújo para reforçar o elenco.
desenvolvimento e conquistas nas categorias de base do futebol Sub-17 e Sub-15.
Mirassol reforça elenco com contratação de ex-Grêmio e Botafogo
Interesse de Clubes Brasileiros no Volante do Grêmio
Grêmio acerta contratação de Tetê e faz proposta ao Panathinaikos
grêmio conquista recopa gaúcha pela quinta vez
Grêmio promove mudanças estratégicas no departamento de futebol feminino.
Luiz Felipe Scolari assume papel de coordenador técnico na equipe.
Missões do Técnico Luís Castro no Grêmio: Objetivos e Estratégias para Vitórias