Há quase um mês, o Grêmio perdia por 2 a 0 para o Cruzeiro em Caxias do Sul, o estopim para mudanças que resultaram na reação da equipe. O episódio rendeu um "choque" no vestiário, que coincidiu com incremento de peças, mudança de esquemas e melhora no desempenho. Hoje, a esperança é por classificação contra o Corinthians, no duelo de volta das oitavas da Copa do Brasil. Se hoje o time do técnico Renato Portaluppi chega para o duelo eliminatório em pé de igualdade e até com um ar de otimismo, passa pela administração do elenco da comissão técnica e o investimentos em contratações. Internamente, há confiança na classificação. – Meu time está preparado. A gente sabe as dificuldades que vamos encontrar, vamos enfrentar um grande adversário. Mas o importante é que o grupo está preparado e temos 90 minutos pela frente para conseguir a classificação – disse Renato em vídeo divulgado pelo Grêmio nesta terça.
Há um mês, o cenário era distinto. No dia 10 de julho, o Grêmio foi superado pelo Cruzeiro em um jogo pautado pela polêmica dias antes pelo atraso de Soteldo no retorno da Copa América. Com a bola rolando, uma atuação em que foi inferior do início ao fim da partida, com direito a vaias da torcida e até pipoca arremessada em Renato. Após o apito final, o técnico cobrou "vergonha na cara" por parte dos jogadores. No jogo seguinte, o Grêmio venceu o Operário-PR e avançou na Copa do Brasil. Depois disso, a comissão começou a antecipar as concentrações para dois dias antes da partida.
– O que falei é que alguns (jogadores) precisam ter vergonha na cara, eles têm que saber o tamanho do Grêmio. Falei isso no vestiário na frente do presidente. Eles têm tudo, não falta nada. Mas tem que ter a entrega. Não são todos. Alguns sentem, outros não. Esse choque já foi dado pra eles. Eles precisam dar a cara à tapa, mostrar porque vestem a camisa do Grêmio – cobrou Renato na época.
Mas não foi só a mudança de postura. O departamento de futebol agiu no mercado e buscou quatro reforços para o setor ofensivo do Grêmio. Destes, apenas Braithwaite ainda não estreou. Jemerson, que já estava contratado, mas não podia atuar, foi liberado e elevou o nível do sistema defensivo. Com mais peças à disposição, Renato mudou o jeito da equipe jogar. Como o próprio diz, reinventou o Tricolor para uma formação com linha de três zagueiros. Desde então, o Grêmio não perdeu. O último revés foi para o São Paulo, no Murumbis, pela 17ª rodada do Brasileirão. Nas últimas cinco partidas foram três vitórias e dois empates, ambos contra o Corinthians. Na espera pelo retorno à Arena, a maior expectativa para a noite desta quarta-feira é pelo retorno de Diego Costa. Sem jogar desde o dia 8 de junho, o centroavante está com a delegação em Curitiba e deve ser opção ofensiva para buscar a classificação às quartas. O Grêmio recebe o Timão a partir das 21h30, no estádio Couto Pereira. Quem vencer segue para a próxima fase da Copa do Brasil. Se o empate se repetir, a decisão será nos pênaltis.
VEJA TAMBÉM
- Movimentações pesadas: Grêmio sonha com Bento e eleva preço de joia para 2026
- Ex-Grêmio, atacante com passagem internacional acerta com clube da Série A
- Cria do Grêmio, Ronald entra no radar do mercado e pode deixar o clube

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Movimentações pesadas: Grêmio sonha com Bento e eleva preço de joia para 2026
Grêmio negocia contratação de Everton Araújo para reforçar o elenco.
desenvolvimento e conquistas nas categorias de base do futebol Sub-17 e Sub-15.
Ex-Grêmio, atacante com passagem internacional acerta com clube da Série A
Cria do Grêmio, Ronald entra no radar do mercado e pode deixar o clube
Grêmio acerta contratação de Tetê e faz proposta ao Panathinaikos
grêmio conquista recopa gaúcha pela quinta vez
Grêmio promove mudanças estratégicas no departamento de futebol feminino.
Luiz Felipe Scolari assume papel de coordenador técnico na equipe.
Missões do Técnico Luís Castro no Grêmio: Objetivos e Estratégias para Vitórias