Uma das demandas do departamento de futebol do Grêmio atualmente é lidar com o interesse do Chelsea sobre Gabriel Mec, de 16 anos. O clube rejeitou a primeira oferta dos ingleses, mas as conversas seguem. A respeito da projeção ao profissional, o técnico Renato Portaluppi mantém cautela para usar o garoto que ainda integra o time sub-20. Mesmo sem ainda ter pisado na equipe principal, Gabriel Mec é tratado como a principal promessa das categorias de base do clube gaúcho. Em abril deste ano, o garoto completou 16 anos. Depois das enchentes, assinou recentemente o primeiro contrato profissional, conforme fonte na base gremista ao ge, durante a passagem de Neymar Pai em Porto Alegre. Recentemente, o atacante subiu para o time sub-20, mesmo com idade para atuar na categoria inferior. Ao mesmo tempo, representantes do Chelsea estiveram em Porto Alegre para efetuar uma proposta pela joia gremista. A direção do Grêmio nega que o clube britânico tenha oficializado a oferta. Mas conforme o ge apurou, o Chelsea ofereceu cerca de 15 milhões de euros (R$ 91,8 milhões na cotação atual). No entanto, o modelo de negócio, com valor baixo fixo, não agradou ao Grêmio. Recentemente, o presidente Alberto Guerra indicou que esse formato não será aceito. – Tem que saber como (pagam o valor). Às vezes o que se fala é que é um, dois ou três milhões aqui e o resto em metas a ser alcançadas. A gente sabe alguma coisa das conversas que tem, mas não chegou proposta escrita para o Grêmio – afirmou Alberto Guerra, presidente do clube gaúcho.
Por outro lado, a comissão técnica ainda tem cautela com a jovem promessa. A promoção ao sub-20 já faz parte do plano de maturação do atleta. O intuito é que Mec tenha experiência contra jogadores mais velhos e comece a figurar aos poucos nos treinos com o profissional, talvez ainda esse ano. De qualquer forma, não é a badalação sob o garoto que vai fazer o clube pular etapas. Renato trata o assunto com a mesma precaução que tem com outros jogadores da base. Inclusive admitiu a qualidade do meia, mas afirmou que isso não vai fazer com que ele seja pinçado.
– Procuramos aconselhar desde a base que não pode se deslumbrar. Dependendo do que estão fazendo lá, lapidamos no profissional, damos chances. Estamos sempre aberto aos garotos da base. Se o pessoal do exterior está de olho, esse garoto tem futuro. Mas não é porque estão de olho nele que ele tem que subir. A hora dele vai chegar assim como outros jovens que lapidamos e depois foram vendidos – explicou Renato Portaluppi. Em junho, o Chelsea veio ao Brasil e comprou Estêvão, do Palmeiras. Os londrinos ainda têm interesse em Gabriel Mec e seguem em contato com o Grêmio para aumentar a oferta pelo jogador. De qualquer forma, se o Tricolor vender, o jogador só poderá deixar Porto Alegre quando completar 18 anos, o que vai acontecer em abril de 2026. O mesmo vai acontecer com Estêvão, assim como foi com Endrick, que se transferiu ao Real Madrid nas últimas semanas.
VEJA TAMBÉM
- Movimentações pesadas: Grêmio sonha com Bento e eleva preço de joia para 2026
- Ex-Grêmio, atacante com passagem internacional acerta com clube da Série A
- Cria do Grêmio, Ronald entra no radar do mercado e pode deixar o clube

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Movimentações pesadas: Grêmio sonha com Bento e eleva preço de joia para 2026
Grêmio negocia contratação de Everton Araújo para reforçar o elenco.
desenvolvimento e conquistas nas categorias de base do futebol Sub-17 e Sub-15.
Ex-Grêmio, atacante com passagem internacional acerta com clube da Série A
Cria do Grêmio, Ronald entra no radar do mercado e pode deixar o clube
Grêmio acerta contratação de Tetê e faz proposta ao Panathinaikos
grêmio conquista recopa gaúcha pela quinta vez
Grêmio promove mudanças estratégicas no departamento de futebol feminino.
Luiz Felipe Scolari assume papel de coordenador técnico na equipe.
Missões do Técnico Luís Castro no Grêmio: Objetivos e Estratégias para Vitórias