O Grêmio é grande: quem são os jogadores que estão abraçando a grandeza do Imortal


Fonte: Leila Krüger

O Grêmio é grande: quem são os jogadores que estão abraçando a grandeza do Imortal
Muito mal aqui falei de vários jogadores gremistas. Até mesmo Marchesín, em seu tenro início. Falei, mas era do momento. Agora, temos de enaltecer os jogadores do Grêmio que estão fazendo o Grêmio jogar, apesar de jogos anteriores ruins. E não foi só contra o Vasco, naquele "banhado" que mais parecia uma competição de natação. Há um tempo, destaco jogadores que têm, pontualmente, mudado o Imortal.

Ely, o melhor zagueiro do grupo hoje; Dodi, faz o feijão com arroz - embora eu ainda defenda a procura por um primeiro volante com maior porte físico e técnica; Pavón, força física, combate e técnica; e Reinaldo, sim, me renderei, melhorou. Já Pepê e Edenílson, por enquanto, deixaria no banco. Conforme o jogo. Du Queiroz e o goleiro Rafael Cabral (você e eu somos melhores que esse frangueiro), por favor paguem uma passagem urgente de volta para qualquer lugar longe de Porto Alegre. Não estou mencionando Soteldo, já que esse craque (por alguns chamado de "peladeiro") tem carregado o Grêmio nas costas na ausência de Diego Costa.

Mas, uma dúvida paira. Até um temor. O Grêmio fechou o buraco no meio preenchendo-o com atletas, por não ter centroavante. E quando um centroavante, tão querido a Renato Portaluppi, for escalado, quem sai? Vimos que Villasanti precisa de um auxiliar na marcação. Não é Pepê. Só pode ser Dodi. Carballo, talvez, mas não dá para dizer ainda, é mais ofensivo e, conceitualmente, segundo volante box to box, como o craque paraguaio. A direção atual do Imortal nunca se interessou em contratar um bom protetor da zaga, por isso tantos "golaços" de fora da área. Du Queiroz não conta, erro hercúleo. E nem é primeiro volante. Não é, aliás, nada. Não no time em que insiste em jogar.

Bem, afinal estamos felizes, nós de azul, preto e branco. Porém, ainda não estamos a salvo. Temos um bom grupo. Temos o desgaste tão citado por Renato Portaluppi. Temos promessas como Miguel Monsalve, Mathías Arezo e Alexander Aravena. Promessas. Acredito que foram boas contratações, ainda "verdes" para assumir o protagonismo de um "time na fogueira". Acredito, porque sou até inocente, que mais contratações vão vir.

Gostaria de apenas repetir uma coisa, após esta disputa no lago que se tornou a Arena Condá: contratem primeiro volante. Todo mundo está contratando marcadores, e que diferença fazem no futebol moderno que joga com alas. O meio do Grêmio se robusteceu e se tornou dominante, mas tiveram de tirar um centroavante. Entrando um camisa 9, se é que entrará, ao menos logo, quem sai?

Mais uma coisa: o descaso com a Arena do Grêmio. Poderá voltar 10 dias após a decisão com o Corinthians, mas não antes. DEZ DIAS. Isso é escolha de algum superior de má-vontade, e aqui sem acusações, apenas deduções, porque eu tenho o direito. Podem restringir a capacidade do estádio multiuso UEFA, e o gramado está quase pronto, como os telões e refletores, embora os transformadores vindos de Marte estejam, aparentemente, ainda em sôfrega viagem intergaláctica - nunca chegam. Mas é só ter vontade. O Grêmio pode e deve jogar o jogo de volta com o Corinthians na Copa do Brasil. Difícil. Então, principalmente, o jogo de ida contra o Fluminense, pela Libertadores da América. Lembraremos sempre de quem ajudou e de quem não quis ajudar a nova casa do Maior do Sul. Alguém lá em cima igualmente se lembra.

Há quem tenha tido seu estádio como prioridade em Porto Alegre, ainda que menos afetado, com sucessivas eliminações e vexames. Borré, Valencia, Alario, Rochet... Bem, não houve concorrência, o que é estranho. Já o rival, guerreiro, levanta-se literalmente da lama, perambulando em busca de um lar, em aeroportos, estradas e uma entrega espartana. Por isso é Imortal. Respeitem o Maior do Sul.

O apito não vai nos impedir. Somente a teimosia de Renato Portaluppi, que já vem arrefecendo, é que pode, como com Bressan, Thiago Santos, Grando, Brenno, Pepê, JP Galvão. Mas tenho aqui para mim que Renato está amadurecendo. Joga quem tem bola no pé e não só vergonha na cara, que isso cada gremista apaixonado tem. O Grêmio não é apenas um clube gaúcho, não mais. O Grêmio é o Clube de Todos, com uma magnífica história de 220 títulos desde 1903, apenas 119 do rival - e eles contaram a categoria feminina, como deveria ter feito o verdadeiro Clube do Povo, de acordo com as pesquisas.

Falei da comparação de títulos, que contei nos sites oficiais de Grêmio e do rival. Psso ter errado por pouco. Mas eu falo de Grêmio. Estamos a dois pontos deles. Com o apito entalado na garganta, não só pelo Corinthians. Estamos voltando à vida como nos sói na História. Com humildade, guerra nuclear e a dor do soldado Ryan.

VEJA TAMBÉM
- Grêmio define futuro de Diego Costa!
- BRAITHWAITE INSATISFEITO! Insatisfação de Braithwaite e provável despedida de Renato no Grêmio e do dinamarquês
- DECISÃO DE LUIS CASTRO PODE AGITAR O GRÊMIO! O futuro de Renato Portaluppi está em jogo com movimentações no mercado!






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

26/11/2024









































25/11/2024