Var corrige posicionamento sobre lance polêmico de pênalti em Vasco x Grêmio

Análise técnica do lance polêmico entre Vasco e Grêmio revela debate entre árbitro de campo e VAR.


Fonte: -

Var corrige posicionamento sobre lance polêmico de pênalti em Vasco x Grêmio

Uma das partidas mais polêmicas em relação à arbitragem na primeira rodada do Campeonato Brasileiro , a vitória do Vasco por 2 a 1 diante do Grêmio ganhou um novo capítulo após o fim do jogo, com a divulgação do áudio entre o árbitro de campo e o representante do VAR. Reclamação por parte da direção gremista, o possível pênalti de Lucas Piton após toque com o braço na bola foi debatido entre Flávio Rodrigues de Souza, juiz do jogo em São Januário, e Daiane Muniz, a responsável pela revisão com o vídeo. “O atacante ganha espaço do defensor, o defensor vai chutar a bola de maneira atrasada e chuta o pé do atacante. A bola está sob disputa, o zagueiro chuta o pé dele. Para mim, é uma ação imprudente”, disse Daiane Muniz, pouco antes de Fabricio Porfírio de Moura, um dos assistentes do VAR, divergir. “Defensor já inicia o processo de chute. Ele inicia o processo antes de o atacante chegar na bola. A bola está em disputa realmente, mas eu entendo como um contato casual”. “Então a gente analisa da seguinte maneira: a bola não é tocada por nenhum dos dois jogadores, eles estão disputando espaço. O defensor já iniciou o processo de chute e, numa disputa por espaço, o atacante acaba sendo atingido porque ele se coloca à frente desse movimento do defensor. Sem infração, portanto”, complementa Daiane Muniz.

Ainda no primeiro tempo, o árbitro Flávio Rodrigues de Souza assinalou pênalti em cima de Rossi a favor do Vasco. O VAR, porém, o chamou até o monitor e, com isso, a penalidade foi anulada, e o atacante cruzmaltino recebeu o amarelo por simulação. O lance também promoveu a estreia do anúncio do árbitro, pelo sistema de som do estádio, sobre as decisões tomadas a partir da revisão do VAR junto ao monitor no gramado. Já no segundo tempo, foi a vez do Vasco ficar na bronca. Pablo Galdames caiu dentro da área após choque com Rodrigo Ely, mas junto ao VAR o árbitro mandou o jogo seguir, o que revoltou o time da casa. Após a partida, Antônio Brum, vice-presidente de futebol do Tricolor, falou antes da coletiva do técnico Renato Gaúcho e detonou a arbitragem . “Não poderia deixar de vir aqui e falar em nome do Grêmio, em nome de uma delegação que deixou a família em casa e trabalhou sério. É uma vergonha o que aconteceu aqui em São Januário, dia triste para o futebol brasileiro”. “Estou incrédulo como as 20 mil pessoas que presenciaram esse lance aqui hoje, a prova é o silêncio que ficou no estádio quando o árbitro foi ao VAR. O lance de hoje supera o do ano passado, do Yuri Alberto, que tirou o campeonato do Grêmio”, disse Brum. “Aqueles dois pontos que o Grêmio deixou faltaram para ser campeão. O de hoje não sei se vai fazer falta para uma vaga na Libertadores. Esse lance foi pior porque o VAR tenta salvar a arbitragem. A gente vai protocolar novamente uma reclamação, vai ser mais duro dessa vez e agir para que o Grêmio não seja mais prejudicado. Não vamos mais permitir que isso aconteça”, concluiu.

Próximos jogos do Vasco: Red Bull Bragantino (F): 17/04, 19h (de Brasília) - Brasileirão Fluminense (F): 20/04, 16h (de Brasília) - Brasileirão Criciúma (C): 27/04, 16h (de Brasília) - Brasileirão Próximos jogos do Grêmio: Athletico-PR (C): 17/04, 19h (de Brasília) - Brasileirão Cuiabá (C): 20/04, 18h30 (de Brasília) - Brasileirão Estudiantes (F): 23/04, 19h (de Brasília) - CONMEBOL Libertadores



VEJA TAMBÉM
- Grêmio negocia com Rodrigo Caio e está próximo de acordo
- Presidente do Grêmio comenta escolha do Couto Pereira e atualiza situações no clube.
- Presidente do Grêmio fala sobre escolha do Couto Pereira e atualizações no clube.






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

25/5/2024





24/5/2024