Grêmio perde para o Vasco em São Januário na estreia do Brasileirão


Fonte: -

Grêmio perde para o Vasco em São Januário na estreia do Brasileirão
O Grêmio começou com derrota o Brasileirão 2024. Em São Januário, no Rio de Janeiro, o Tricolor jogou mal e levou 2 a 1 do Vasco neste domingo (14). Os cariocas marcaram com David e Mateus Carvalho ainda no primeiro tempo, enquanto o Tricolor descontou com Gustavo Martins, na etapa final.

A partida foi marcada por polêmicas com árbitro Flávio Rodrigues de Souza, que não marcou dois pênaltis que pareceram claros — um para cada time. Para buscar recuperação no Brasileirão, o Grêmio voltará a campo diante do Athletico-PR, na quarta (17), às 19h.

A insatisfação tomou conta do Grêmio com o que ocorreu nos 52 minutos disputados de primeiro tempo em São Januário. Inicialmente pelo mau desempenho do time, que terminou a etapa inicial sem ter dado um chute no gol e com uma série de problemas defensivos, que fizeram o time ir para o intervalo perdendo por 2 a 0.

Para aumentar o descontentamento, uma decisão bastante questionável da arbitragem, que não assinalou um pênalti para o Tricolor, apesar de o toque de mão dentro da área de Lucas Piton ter sido claro. Renato e Antonio Brum, vice de futebol, fizeram questão de demonstrar a indignação protestando contra o árbitro Flavio Rodrigues de Souza.

Mas até o jogo entrar na polêmica de arbitragem, o Grêmio foi um time envolvido pelo Vasco na etapa inicial. No ataque, o meia Cristaldo e os três atacantes pouco tocaram na bola.

No setor defensivo, pouca resistência aos ataques do Vasco pela direita, principalmente pelos apoios de Paulo Henrique. Normalmente sozinho contra dois jogadores vascaínos, o lateral-esquerdo Cuiabano, uma das novidades da escalação, sofreu na marcação pelo lado esquerdo, ponto de origem das principais investidas do time da casa e dos dois gols marcados.

Aos 24 minutos, Marchesín espalmou um cruzamento da direita e a bola caiu nos pés de David. O atacante do Vasco se livrou da marcação de Pavón, engatou um chute de voleio e ainda contou com um desvio de João Pedro para mandar no canto esquerdo e fazer 1 a 0.

O segundo gol foi de Mateus Carvalho, na mesma região do gramado do São Januário. Desta vez, o volante apareceu na área e finalizou uma cobrança de escanteio para o gol, ampliando o placar para 2 a 0.

A primeira etapa ainda marcou dois momentos inéditos do Brasileirão. Aos 8 minutos, Kannemann foi substituído por concussão — troca extra adicionada recentemente ao regulamento da competição. E também o anúncio das decisões da arbitragem no sistema de som do estádio, como ocorreu na não marcação de pênalti de Gustavo Martins em Rossi.

Tricolor desconta, mas não consegue empate
Apesar da performance abaixo do esperado na etapa inicial, o Grêmio retornou do intervalo apenas com a substituição de Diego Costa, com dores na panturrilha, por João Pedro Galvão. Houve até o primeiro chute ao gol do Vasco, com uma chegada de João Pedro pela direita após passe de Pavon. O lateral, porém, chutou para fora.

A tônica do jogo, entretanto, não mudou. Na sequência, Marchesín fez grande defesa em cabeçada de Vegetti. No rebote, Rodrigo Ely derrubou Galdames, mas o árbitro não deu pênalti, mesmo com a conferência no vídeo.

Para tentar alterar o cenário em São Januário, Renato renovou as energias do ataque ao colocar Gustavo Nunes e Nathan Fernandes nos lugares dos apagados Soteldo e Pavon. O Grêmio aumentou o poder ofensivo e, em boa trama com João Pedro, Nathan levou perigo em finalização, aos 14 minutos.

A estratégia deu certo e fez o Tricolor diminuir o placar oito minutos depois. Cristaldo cobrou escanteio para Cuiabano, que cruzou na área. Gustavo Martins se livrou dos marcadores e finalizou livre para o gol, descontando para 2 a 1 e recolocando o Grêmio no jogo.

Para tentar segurar o placar, o Vasco baixou as linhas, enquanto o Grêmio soltou o time e passou a ocupar mais o campo ofensivo, principalmente com investidas dos pontas Gustavo Nunes e Nathan Fernandes. No entanto, o Tricolor enfrentou dificuldades para o furar o bloqueio dos cariocas e ficou exposto aos contra-ataques. Em um deles, Gustavo Martins conseguiu se recuperar e evitou que Vegetti fizesse o terceiro do cruz-maltino.

O esforço do time gremista foi insuficiente e, apesar da melhora no segundo tempo, não conseguiu marcar mais gols e começou o Brasileirão com derrota para o Vasco.

VEJA TAMBÉM
- Ex-grêmio acerta transferência para rival da série A em negociação surpresa
- Grêmio anuncia retorno aos treinos da equipe feminina de futebol.
- Grêmio retorna aos treinos no CT do Corinthians





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

18/5/2024

17/5/2024