Flamengo favorito ao título, Inter no G4 e São Paulo fora da Libertadores

projeções do Campeonato Brasileiro de 2024: jornalistas da ESPN fazem suas previsões para a classificação final


Fonte: -

Flamengo favorito ao título, Inter no G4 e São Paulo fora da Libertadores

O Campeonato Brasileiro de 2024 vai começar, com direito a quatro jogos neste sábado (13) e outros seis no domingo (14). E se a bola vai rolar, é hora da já tradicional Cotação ESPN - sempre com as cornetas liberadas, claro. Se você ainda não conhece, a gente explica. O ESPN.com.br reúne todo ano um time de 20 jornalistas da ESPN para projetar a classificação final do certame a partir de suas avaliações de cada clube, já levando em conta poder financeiro (afinal, tem janela de transferências no meio do ano), forças de time e elenco, longevidade de trabalho da comissão técnica, organização, desempenho em campo no ano até o momento, etc. Desta forma, foi pedido a cada um dos participantes que listasse, já em ordem, sua tabela final da disputa. Foram atribuídos 20 pontos para cada voto de primeiro lugar, 19 para o segundo, 18 para o terceiro e assim por diante, até o último colocado, que recebeu apenas um ponto por voto.

A colocação final de cada equipe na Cotação ESPN é o resultado da soma de pontos de todos os votos. Assim, a pontuação máxima possível é de 400 pontos por equipe, enquanto a mínima é de 20 . E não teve para ninguém: o Flamengo, com Tite no comando e já com o título do Campeonato Carioca, totalizou incríveis 399 pontos e foi apontado como o clube que será campeão brasileiro em 2024. E de forma quase unânime, algo que nunca acontecera na Cotação ESPN. Simplesmente 19 dos 20 jornalistas apontaram o time rubro-negro como o que terminará no topo da tabela – em 2023, o Palmeiras liderou a projeção sendo votado por 14 dos 20 participantes (relembre também as cotações de 2022 e 2021 ). A exceção foi o Fluminense, de Fernando Diniz e campeão da CONMEBOL Libertadores de 2023, único clube além do rival a ser citado em primeiro lugar, mas que na soma geral acabou na quinta posição. O G4, que leva direto para a fase de grupos da Libertadores, foi fechado por Palmeiras, Atlético-MG e Internacional, nesta ordem, mas todos bem longe do Flamengo – veja as pontuações de cada um lá embaixo.

A projeção não foi nada agradável para São Paulo, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro e Vasco; mesma situação em relação às agremiações do Nordeste, com nenhuma figurando sequer na primeira parte da tabela (entre as dez primeiras). E desta vez, diferentemente de 2023, nenhum dos clubes mais tradicionais e campeões do país está entre os quatro possíveis rebaixados, destino apontado para o quarteto que subiu no ano passado. Será que algum deles vai surpreender e seguir na elite? Quem será o campeão do Brasileiro 2024?

Quase unanimidade: 19 dos 20 participantes apontaram o Flamengo como o time que levantará a taça. A equipe somou 399 pontos dos 400 possíveis e sobrou e muito em relação ao segundo colocado, o Palmeiras, que ficou 31 pontos atrás (368). Quem mais briga pelo título? E o G4? Apenas dois clubes foram citados como campeão. Além do Flamengo, que dominou o topo das projeções, o Fluminense teve a preferência de um dos jornalistas participantes. O G4 acabou com o Palmeiras, já citado, o Atlético-MG em terceiro e o Internacional, que ganhou o Brasileiro pela última vez em 1979, em quarto - rival colorado, o Grêmio fechou a projeção em sexto lugar. São Paulo, Botafogo, Corinthians e Nordeste serão coadjuvantes? É o que apontou o resultado final da Cotação ESPN.

O trio de clubes de São Paulo e Rio só aparece a partir da oitava posição, logo, sequer levaria vaga para a Libertadores de 2025. Do trio nordestino, dois iriam ao menos para a CONMEBOL Sul-Americana, enquanto outro teria como destino a Série B. E os times que subiram para a Série A? Pela projeção, todos eles terão um destino cruel e voltarão para a segunda divisão em 2025. Nesta ordem, de cima para baixo, Vitória, Atlético-GO, Juventude e Criciúma foram os times mais citados nas últimas posições. Quem votou? Participaram da Cotação ESPN os jornalistas André Plihal, Antônio Strini, Bruno Vicari, Daniela Boaventura, Dimas Coppede, Elton Serra, Eugênio Leal, Fabio Chiorino, Gláucia Santiago, Gustavo Zupak, Ivana Negrão, Jean Santos, Leonardo Bertozzi, Lucho Silveira, Mari Pereira, Mariana Spinelli, Murilo Borges, Pedro Ivo Almeida, William Tavares e Yasmin Torres.

Veja como ficou a Cotação ESPN para o Brasileirão 2024 1º - Flamengo - 399 pontos 2º - Palmeiras - 368 pontos 3º - Atlético-MG - 353 pontos 4º - Internacional - 325 pontos 5º - Fluminense - 313 pontos 6º - Grêmio - 273 pontos 7º - Athletico-PR - 267 pontos 8º - São Paulo - 263 pontos 9º - Botafogo - 238 pontos 10 - Corinthians - 231 pontos 11º - Bahia - 205 pontos 12º - Fortaleza - 193 pontos 13º - Red Bull Bragantino - 192 pontos 14º - Vasco - 131 pontos 15º - Cruzeiro - 128 pontos 16º - Cuiabá - 99 pontos 17º - Vitória - 80 pontos 18º - Atlético-GO - 62 pontos 19º - Juventude - 52 pontos 20º - Criciúma - 28 pontos



VEJA TAMBÉM
- Ex-grêmio acerta transferência para rival da série A em negociação surpresa
- Grêmio anuncia retorno aos treinos da equipe feminina de futebol.
- Grêmio retorna aos treinos no CT do Corinthians





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

18/5/2024


17/5/2024