Soteldo vira primeiro venezuelano da história do Grêmio e chega com status de titular para 2024

Após temporada conturbada no Santos, meia-atacante deve ter papel importante com Renato


Fonte: ge

Soteldo vira primeiro venezuelano da história do Grêmio e chega com status de titular para 2024

A contratação de Yeferson Soteldo representa uma marca no Grêmio . O meia-atacante é o primeiro venezuelano na história do clube gaúcho. Até então, a Venezuela era o único país sul-americano (dos que integram a Conmebol) que nunca teve um atleta a vestir a camisa tricolor.

Veja gols e lances de Soteldo pelo Santos

Veja também + Além de Soteldo, Dodi é anunciado como reforço

Para o jogador, é a chance de retomar os bons momentos de outrora. Desde que voltou ao Santos, em meados de 2022, o desempenho de Soteldo foi discreto em campo e com polêmicas fora dele. Sem falar em uma temporada marcada por lesões e o rebaixamento inédito do Peixe.

Foram 39 partidas do venezuelano em menos de um ano e meio no Santos, com apenas um gol. Por outro lado, contribuiu com nove assistências. No departamento médico, sofreu lesão muscular que o tirou da reta final da temporada 2022. Neste ano, passou por cirurgia no ombro e teve novos problemas clínicos, além de extracampo.

+ Alô, torcida tricolor! O ge Grêmio está no WhatsApp!

Soteldo chegou a ser afastado por indisciplina, enquanto Paulo Turra era técnico do Santos. Desde a reestreia do camisa 10, o time paulista fez 78 jogos, entre 2022 e 2023. Como participou de 39, o venezuelano esteve em exatamente 50% dos compromissos da equipe.

Grêmio anuncia Dodi e Soteldo para 2024

Primeiro reforço anunciado pelo Grêmio para 2024, Soteldo chega com status de titular. Com saídas no ataque, o Tricolor viu uma lacuna no setor e a iminente necessidade de contratar. Pela qualidade e também por características, o ex-santista se credencia a um lugar no time.

Destro, Soteldo costuma jogar da extrema esquerda para o meio, com o "pé trocado". As características de drible e velocidade atendem o desejo de Renato Portaluppi. O treinador escalou o Grêmio algumas vezes este ano sem esse tipo de jogador e chegou a mudar o esquema por não ter uma alternativa na função.

Durante a temporada, o comandante apontava a dificuldade sem um jogador com essas valências. Principal opção, Ferreira demorou a deslanchar no ano. Alvo do São Paulo, aliás, o atual camisa 10 pode dar adeus ao clube e deixar o simbólico número para o venezuelano.

Pioneiro

Soteldo chega ao Grêmio por empréstimo de um ano do Santos, sendo primeiro venezuelano da história do Grêmio. Aliás, o atacante ostenta a camisa 10 da seleção, que hoje estaria classificada para a Copa do Mundo de 2026. A Venezuela nunca disputou um Mundial.

Soteldo Venezuela Argentina Pré-Olímpico — Foto: Ernesto Guzmán Jr/EFE

Soteldo Venezuela Argentina Pré-Olímpico — Foto: Ernesto Guzmán Jr/EFE

No seu país, a repercussão da troca de clube foi positiva. Como é um dos principais nomes da Vinotinto, Soteldo acaba por gerar expectativa em movimentos. Até para que possa manter o nível de competitividade e continuar como um dos pilares nas Eliminatórias para a Copa.

- Aqui na Venezuela a notícia foi recebida com bons olhos, a maioria concorda que é um salto, um clube que tudo indica vai brigar por coisas importantes, brigar pela Libertadores depois de brigar pela permanência é uma mudança grande. Não foi bem pelo clueb, mas com a seleção rendeu em bom nível. Chega em bom momento - disse o jornalista Alfredo Coronis, da TV Televen e da rádio FM Center.

O Soteldo conhece o contexto brasileiro, quando foi a outros destinos, como a MLS e ao México, não rendeu no mesmo nível. Mas no Brasil está um passo à frente, é algo bom para ele e para a seleção
— Alfredo Coronis, jornalista

Antes, o último país que teve um jogador pela primeira vez no Grêmio foi o Equador, em 2015. Na ocasião, com o zagueiro Frickson Erazo. Nos anos seguintes, o clube contratou mais dois atletas equatorianos, Miller Bolaños e Miky Arroyo.

O país vizinho que mais teve representantes no Grêmio é a Argentina, com 38 jogadores, seguida de perto pelo Uruguai, com 36. Com Soteldo, já considerando a saída do paraguaio Iturbe, o Tricolor tem o venezuelano e outros cinco estrangeiros neste momento: Villasanti (Paraguai), Carballo (Uruguai), Kannemann, Cristaldo e Besozzi (Argentina).

?? Ouça o podcast ge Grêmio ??

+ Assista: tudo sobre o Grêmio no ge e na TV

50 vídeos


VEJA TAMBÉM
- GRÊMIO EM BUSCA DE UM NOVO COMANDANTE! Guerra revela detalhes da negociação para o técnico, mas segredo sobre o nome é mantido!
- OS REFORÇOS QUE BRILHARAM NO GRÊMIO! Braithwaite lidera lista de destaques com números impressionantes!
- DE SAÍDA? Diego Costa desperta interesse de clube uruguaio ao fim de contrato.






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

27/12/2024









26/12/2024