Suárez no Uruguai: idolatria por atacante inspira de menina de seis anos a dono de pizzaria

Reportagem do ge visitou o complexo esportivo e o restaurante preferido de Luisito em Montevidéu


Fonte: ge

Suárez no Uruguai: idolatria por atacante inspira de menina de seis anos a dono de pizzaria

Convocado para a seleção do Uruguai pela primeira vez após a Copa do Catar, Luis Suárez está concentrado em Montevidéu, onde a Celeste encara a Bolívia nesta terça-feira, pelas Eliminatórias. E é na capital uruguaia que se tem a real dimensão da importância do atual atacante do Grêmio para o futebol do país. O craque é referência e inspiração para muitos, em especial para os jovens que sonham em seguir seus passos. E até para aqueles que não vivem do futebol.

+ Alô, torcida tricolor! O ge Grêmio está no WhatsApp!

Servidos? Conheça o restaurantes favorito de Suárez no Uruguai

Quando está em Montevidéu, a percepção de um jogador galático e intocável é substituída pela simplicidade. Suárez destina boa parte do tempo para viver o ambiente do complexo esportivo que construiu (conheça a sede social e a cidade esportiva no vídeo abaixo).

Luisito inspira pelo que faz em campo e pelas atitudes fora das quatro linhas. Durante uma visita a capital uruguaia, os relatos ouvidos pelo ge dão conta de que o astro é extremamente atencioso com os fãs, sempre disposto a tirar fotos e dar autógrafos. Por vezes, pode ser encontrado atrás do balcão atendendo aos frequentadores do clube.

Veja também: + Raízes de um craque: as histórias antes de Luisito virar o Suárez

Globo Esporte visita o sonho de Luis Suárez: uma cidade desportiva, no Uruguai

A reportagem encontrou dois personagens diferentes que têm Suárez como elo. A fenômeno Maria Eugenia joga no complexo LS e sonha em vestir as cores da Celeste, enquanto o pizzaiolo Fernando Pont carrega uma tatuagem do ídolo na panturrilha e é o responsável pela pizza preferida do jogador.

Goleadora aos seis anos

Centenas de crianças e jovens jogam futebol no Complexo Luis Suárez, em busca da realização de um sonho ou mesmo por diversão. Entre elas, está a pequena Maria Eugenia Mundo, de apenas seis anos, que atua no Baby Fútbol (dos 4 aos 13 anos). Ela joga entre os garotos e é a única menina da categoria. E brilha muito.

Maria Eugenia joga com os meninos na categoria baby fútbol no Complexo Luis Suárez — Foto: Bruno Ravazzolli

Maria Eugenia joga com os meninos na categoria baby fútbol no Complexo Luis Suárez — Foto: Bruno Ravazzolli

A menina chamou atenção da reportagem no estacionamento da Cidade Desportiva. Extrovertida, falante e fardada com o uniforme do complexo e chuteiras verdes, é conhecida pelo talento acima da média e pelos gols. Os pais a incentivam e, orgulhosos, guardam um vídeo especial de um golaço marcado por Maria Eugenia em um campeonato (veja abaixo).

– Nós a incentivamos a se divertir e aprender. Se amanhã estiver em seus interesses (seguir carreira), obviamente vamos apoiar a seguir adiante. É a única menina no grupo com meninos, tem muito caráter e temperamento – conta Gabriela Kirkoff, mãe de Maria Eugenia. – Ela é bastante aguerrida, se movimenta, tem potência, energia e gosta de fazer gols – acrescenta.

Aluna da escolinha de Suárez tem goleador como inspiração

Maria Eugenia está no ensino fundamental e tem no futebol a sua paixão. No ano passado, se arriscou nos patins, mas decidiu centralizar os interesses com a chuteira no pé. Ela pratica três vezes por semana e ainda participa de jogos e campeonatos aos fins de semana.

O incentivo dos primeiros chutes foi dado pelo irmão. Ambos jogavam juntos em casa e foi quando Maria Eugenia começou a gostar e desfrutar do esporte. Ela ingressou no complexo há dois anos. O ídolo não poderia ser outro. Luis Suárez é a referência, e a boa temporada do artilheiro no Grêmio motivou também outra aspiração.

– Quero jogar na Celeste. Agora também quero jogar no Grêmio porque o Suárez está lá. Gosto de olhar futebol, jogar futebol e chutar a gol. Só quero fazer gols – diz a pequena Maria Eugenia.

Maria Eugenia, seis anos, se destaca entre os garotos no Complexo Luis Suárez — Foto: Bruno Ravazzolli

Maria Eugenia, seis anos, se destaca entre os garotos no Complexo Luis Suárez — Foto: Bruno Ravazzolli

Mussarela e Luan, rei da América

O restaurante Portugalia é um lugar agradável com pizzas, milanesas, clássicos uruguaios e cervejas geladas. O que o diferencia das demais é um cliente fiel, conhecido pela simplicidade: Luisito. Não é raro para Fernando Pont, dono da pizzaria, atender aos pedidos da família Suárez.

– Somos amigos da família. Sempre que ele vem ao Uruguai faz um pedido porque gosta da nossa pizza e nós atendemos com muito gosto o amigo da casa – conta Pont, torcedor do Defensor.

Dono de pizzaria favorita de Suárez fala sobre relação com jogador e idolatria por Luan, ex-Grêmio

O estabelecimento fica em Ciudad de la Costa, no departamento de Canelones, na grande Montevidéu, onde também está a casa do jogador, em frente às praias banhadas pelo Rio da Prata. Ao entrar no local, ativo desde 1995, um quadro de Suárez à esquerda chama atenção.

Pelo que representa ao país, o ídolo uruguaio opta pela discrição e geralmente faz os pedidos por telefone. Eventualmente, aparece no local para rever os amigos. Os relatos dos funcionários vão ao encontro do que se ouve por todos os lados em Montevidéu: Luis é carismático, atencioso e não nega fotos nem autógrafos.

Suárez na pizzaria Portugalia em Ciudad de la Costa — Foto: Arquivo pessoal

Suárez na pizzaria Portugalia em Ciudad de la Costa — Foto: Arquivo pessoal

Os preferidos do goleador se tornaram clássicos do cardápio: a pizza de mussarela simples (apenas queijo e molho de tomate) e a milanesa de pescado acompanhada de purê de batatas ou batatas fritas. A reportagem experimentou os dois pratos e ambos foram aprovados.

– (Suárez) pede por telefone, às vezes vem, mas geralmente pede por telefone. (Os pratos preferidos) são pescado de milanesa e a mussarela clássica – revela Pont.

Fernando Pont tem um autógrafo do ídolo na panturrilha esquerda — Foto: Bruno Ravazzolli

Fernando Pont tem um autógrafo do ídolo na panturrilha esquerda — Foto: Bruno Ravazzolli

A história ganha capítulos ainda mais curiosos quando Pont, chamado de Chino pelos mais próximos, mostra o autógrafo de Suárez tatuado na panturrilha esquerda e revela que o nome do filho mais novo, Luan, é uma homenagem ao ex-camisa 7 do Grêmio, Rei da América de 2017.

- (Enzo Luis) É o filho do meio, nasceu em 2014, no dia que Suárez fez dois gols contra a Inglaterra (Copa do Mundo) e como homenagem a ele colocamos Luis. O outro se chama Luan. Nasceu em 2018. Luan é jogador do Grêmio e deu a casualidade do Suárez hoje usar a camisa 9 do Grêmio – detalhou.

Pizzaria Portugalia, o restaurante preferido de Suárez em Montevidéu — Foto: Bruno Ravazzolli

Pizzaria Portugalia, o restaurante preferido de Suárez em Montevidéu — Foto: Bruno Ravazzolli

?? Ouça o podcast ge Grêmio ??

+ Assista: tudo sobre o Grêmio no ge e na TV



VEJA TAMBÉM
- Reformulação no comando técnico e contratação de reforços marcam o momento do Grêmio
- Grêmio excede limite de estrangeiros e toma providências necessárias.
- Grêmio vence o Operário-PR e avança às oitavas de final da Copa do Brasil






Comentários



Willie Dasilva     

Gremio, Rio Grande do Sul e Uruguay, as 3 Estrelas do Gaucho Gremista.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

15/7/2024

























14/7/2024