1Win

Mais velhos, Geromel e Diego Souza lideram minutos do Grêmio no ano; veja números

Aos 37 anos, zagueiro e centroavante são primeiro e terceiro, respectivamente, em lista dos que mais atuaram e serão poupados contra o Sampaio Corrêa


Fonte: http://globoesporte.gl

O modificado time do Grêmio que estará em campo diante do Sampaio Corrêa nesta sexta-feira não terá os dois jogadores mais experientes do elenco. O técnico Renato Portaluppi confirmou que Geromel e Diego Souza irão desfalcar a equipe na partida em São Luís por preservação. Os dois experientes são dos mais utilizados na Série B e também têm taxa alta de participação em treinos.


Renato justificou a ausência da dupla por conta do desgaste, mesmo que o último jogo do Grêmio tenha sido apenas dia 20 de setembro e o próximo ocorre na sexta, dia 30, contra o Sampaio Corrêa. A viagem a São Luís e o duelo com o CSA, na terça, na Arena, são os pontos considerados.

"Vou preservar o Geromel e o Diego. São dois jogadores que se fizerem as estatísticas deles, são os que mais jogaram até agora e que têm uma certa idade."
— Renato Portaluppi

Os dados mostram que o treinador tem razão. Geromel e Diego Souza estão entre os jogadores que mais atuaram pelo Grêmio no ano. Em minutos, o zagueiro é o segundo da lista, com 4.046 minutos, enquanto o centroavante vem em terceiro, com 3.316. O primeiro é Bruno Alves, com 4.150. Os dados são utilizados no clube e confirmados pelo ge.

Com 37 anos, Geromel e Diego Souza são os mais velhos do elenco gremista, com alguns meses a mais para o camisa 29. Mesmo assim, a dupla participou da imensa maioria dos treinamentos da temporada.

Segundo apurou o ge, o zagueiro esteve em 98% das sessões de treino no campo. Os 2% restantes são referentes a trabalhos com fisioterapia e departamento médico. Já o centroavante tem números um pouco distintos, com 85% das atividades no gramado e 15% das sessões ausente, quando esteve em transição física.

Diego Souza ainda convive com mais um complicador. Ele revelou ter uma hérnia inguinal há mais de um ano e apontou prejuízos na preparação por isso — o ge ouviu no Grêmio que o problema é bastante extenso. O jogador relatou que planeja passar por cirurgia após o término da temporada.

Geromel participou de 42 de 46 jogos do time profissional em 2022, presença em 89% dos compromissos. Com seis partidas possíveis até o fim do ano, já excluindo a de sexta-feira, o capitão pode alcançar a segunda temporada que mais atuou com a camisa tricolor. Em 2017, teve 46 aparições. O recorde é de 53, em 2016.

O centroavante jogou 38 vezes até o momento no ano, o que significa presença em 73% das partidas. Mesmo com jejum de seis jogos sem marcar, seu maior na temporada, tem 17 gols marcados, além de cinco assistências. Desta forma, é novamente o artilheiro do Grêmio em 2022.

Caso termine assim, o veterano será o goleador máximo da equipe pela terceira temporada seguida, algo inédito no clube neste século. Em 2020 e 2021, Diego Souza marcou 28 e 24 gols, respectivamente.

O Grêmio não teve a dupla em campo junta apenas quatro vezes no ano. Em três delas, pelo Gauchão, a equipe era de transição ou na sua maioria reserva, além do confronto da Recopa Gaúcha, também sem os titulares.

Entre os dois veteranos na lista dos que mais atuaram está Bruno Alves, com 2.565 minutos em 29 partidas. O zagueiro é um dos quatro jogadores suspensos pelo terceiro amarelo. Além dele, os laterais Edilson e Diogo Barbosa e o volante Lucas Leiva também "queimaram" os cartões.

Sem seis titulares da última partida, incluindo os dois veteranos, o Grêmio encara o Sampaio Corrêa na próxima sexta-feira, às 19h, no Estádio Castelão, pela 32ª rodada da Série B. O elenco gremista treina na tarde desta terça e viaja na sequência para São Luís, com chegada prevista para a madrugada de quinta.


VEJA TAMBÉM
- Grêmio perde para o Vasco em São Januário na estreia do Brasileirão
- Tricolor escalado para o jogo contra o Vasco
- Veja a provável escalação do Tricolor para o jogo de hoje





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

18/4/2024




17/4/2024