Contra o Sport, Grêmio deve recorrer aos jogadores cascudos

Lucas Silva e Thiago Santos ganharam oportunidades com Renato nos últimos jogos


Fonte: Zero Hora

Lucas Silva e Thiago Santos disputam uma vaga no meio-campo gremista
Lucas Uebel / Grêmio

O desempenho aquém do esperado de Lucas Leiva e a convocação de Villasanti para a seleção do Paraguai podem fazer com que Thiago Santos ou Lucas Silva voltem a ganhar uma oportunidade no time titular do Grêmio. Considerados jogadores “cascudos” por Renato Portaluppi, eles não estavam nos planos de Roger Machado, porém voltaram a entrar nos jogos com o novo treinador e são alternativas para o confronto de terça-feira (20) contra o Sport, às 19h, pela 31ª rodada da Série B.



Apesar da ausência de Villasanti, o Tricolor terá, por outro lado, o retorno de Bitello, que cumpriu suspensão automática na derrota para o Novorizontino. A troca poderia ser simples, mas o resultado negativo no interior paulista implica na necessidade de uma melhor resposta diante dos pernambucanos, na Arena.



Titular em Novo Horizonte, Lucas Leiva foi substituído no intervalo por Elkeson, quando o Grêmio já perdia por 2 a 0. Além da necessidade de aumentar o poderio ofensivo, Portaluppi apontou como justificativa o fato de Leiva ter recebido cartão amarelo. No seu retorno ao time gremista, o volante participou de 11 partidas, contudo ainda não justificou em campo o investimento do clube.

Nos dois jogos em que o Tricolor foi comandado por Renato (Vasco e Novorizontino), Lucas Silva e Thiago Santos entraram no segundo tempo. Ambos trabalharam com o treinador na passagem anterior. Silva chegou a Porto Alegre em 2020, enquanto Santos em 2021. Para a reta final da Série B, considerando as carências apresentadas no elenco, este pode ser um momento de resgate dos experientes meio-campistas.

O último jogo de Lucas Silva como titular do Grêmio foi em 23 de junho, há quase três meses, no empate em 1 a 1 com o CSA, em Maceió. Na ocasião, Villasanti e Thiago Santos estavam ausentes por problemas físicos, e Silva esteve ao lado de Bitello no 3-4-3 utilizado por Roger Machado. O volante de 29 anos tem 27 jogos na temporada, sendo 15 deles como titular. Tem em seu favor a mobilidade e o bom passe para atuar na primeira função.

Junto de Bitello e Campaz no meio-campo, Thiago Santos iniciou uma partida pela última vez em 7 de julho, no 0 a 0 com o Bahia, em Salvador – jogo em que Villasanti estava suspenso. Santos atuou em 22 partidas neste ano, sendo titular em 13. Tem como principal característica a combatividade na marcação, caçando os meio-campistas adversários. No entanto, é um dos jogadores mais vaiados em jogos na Arena.

Para Rafael Colling, a preferência é por Lucas Silva por estar em um momento melhor do que Thiago Santos e receber menos críticas dos torcedores gremistas.

— Nenhuma das opções é a solução para proteger a zaga tricolor e dar uma boa saída de bola. Vou pelo critério do menos pior no momento. Ambos têm características muito parecidas, mas Lucas Silva não é tão marcado negativamente pela torcida como Thiago Santos. Como o jogo é na Arena, e a torcida tem sido o principal jogador do Grêmio, não começaria com Thiago Santos justamente para evitar alguma insatisfação — destacou o comentarista da Rádio Gaúcha.

O comentarista Diogo Olivier entende que a melhor opção para Renato Portaluppi é utilizar Lucas Silva ao lado de Bitello e Thaciano em razão de sua capacidade de arrematar de longa distância.

— Por absoluta falta de opções. Pelo menos tem chute de fora da área e um pouco mais de mobilidade. É incrível: os volantes do Grêmio, hoje, são todos iguais em característica, à exceção de Bitello. Falha medonha na composição do grupo — destacou o colunista de GZH.



O time titular que enfrentará o Sport será definido por Renato Portaluppi nesta segunda-feira (19), no último treino antes da partida.

VEJA TAMBÉM
- COMENTE AQUI, DEIXE SEU PALPITE: Sampaio Corrêa x Grêmio
- Renato pode usar time do Grêmio quase todo reserva contra o Sampaio Corrêa na Série B
- Kannemann e Ferreira podem se tornar alternativas para Renato em próximos jogos





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

1/10/2022

"Não é o resultado que a gente esperava" - 10:37 (0)

Elkeson avalia tropeço do Grêmio e projeta somar pontos em casa


Renato mantem uma postura confiante mesmo após a derrota de 2x1. - 09:36 (0)

Renato vê boa atuação do Grêmio, mas coloca derrota na conta de erros "infantis": "Nada que abale"


Mesmo após derrota, Renato afirma que está tudo sob controle! - 08:35 (0)

Grêmio ameniza queda e rejeita abalo em campanha: "sob controle"


30/9/2022