O problema de Roger Machado na lateral esquerda do Grêmio: veja os números de Nicolas e Diogo Barbosa

As duas derrotas do Grêmio na Série B tiveram o reserva em campo


Fonte: Zero Hora

Diogo Barbosa (E) tem nove partidas na Série B, com duas derrotas, enquanto Nicolas (D) jogou 18 jogos e não perdeu nenhum

Montagem sobre fotos de Lucas Uebel / Grêmio/Divulgação
O pouco tempo para recuperar o grupo de jogadores, que venceu o Guarani na sexta-feira (5), pode representar um problema para o time do Grêmio que volta a campo nesta terça (9), às 19h, contra o Operário-PR, na Arena. Isso porque o lateral-esquerdo Nicolas teve constatada uma luxação no ombro direito e vira dúvida para a partida em Porto Alegre.



O jogador teve de ser substituído por conta das dores no local, aos 26 minutos do segundo tempo do duelo diante do Guarani. Após o jogo, ele relatou que sofreu uma queda sobre o ombro durante a partida.

— Estou sentindo bastante dor. Foi no primeiro tempo. Acabei tropeçando no adversário e caí de mau jeito no chão. Está um pouco dolorido e inchado — disse Nicolas na saída de campo.

No domingo (7), o atleta foi avaliado pelo departamento médico do Grêmio e a lesão foi constatada. Por isso, ele foi liberado das atividades com o restante do grupo e realizou apenas trabalhos de fisioterapia. Portanto, ainda que não haja confirmação da ausência diante do Operário, a tendência é de que o lateral-esquerdo titular fique de fora.

O técnico Roger Machado falou sobre a situação de Nicolas após a vitória em Campinas. Ele garantiu não estar preocupado com a reposição no setor:

— Nicolas saiu com o ombro machucado porque caiu por cima, mas temos no grupo jogadores que podem fazer a função. Tenho alternativas.

A opção deve ser por Diogo Barbosa, que é da posição e entrou no lugar de Nicolas durante o jogo contra o Guarani. Porém, o torcedor que olhar para os números entenderá o problema que o treinador tem nas mãos.

Mais do que simplesmente o líder em assistências do Grêmio na Série B (segundo melhor no quesito no campeonato), Nicolas tem sido uma das peças mais importantes do time. É o quarto melhor passador, o jogador que mais acerta cruzamentos e o quinto melhor driblador da equipe.

Mas ainda mais impressionante do que isso é o que a presença do lateral-esquerdo titular tem representado nos resultados do Grêmio na Série B. Com ele em campo, o time de Roger Machado ainda não perdeu na competição. Dos 18 jogos em que atuou, foram 10 vitórias e oito empates — aproveitamento de 76%. Além disso, foram 22 gols marcados e apenas cinco sofridos.

Do outro lado, Diogo Barbosa soma nove partidas na Série B, sem nenhuma assistência e índices piores do que os do companheiro de posição. Ademais, as duas únicas derrotas tricolores na competição tinham ele na lateral esquerda: contra a Chapecoense, na Arena, em 15 de abril, e diante do Cruzeiro, no Independência, em 8 de maio. Ou seja, com Diogo na lateral, foram quatro vitórias, três empates e duas derrotas — 55,5% de aproveitamento —, com 10 gols marcados e cinco sofridos.

Portanto, pelo que as estatísticas indicam, o Grêmio terá um problema na lateral esquerda para o jogo de amanhã. O narrador Marcelo De Bona, da Rádio Gaúcha, entende que mais do que um grande mérito de Nicolas, a quem considera um jogador regular, a maior dificuldade tem sido as atuações ruins de Diogo Barbosa quando recebe chances como titular.

— O Grêmio sem Nicolas perde uma referência defensiva e, principalmente um jogador com ótimo número de assistências e boa bola parada. Ele é um dos mais regulares do time. Já o Diogo Barbosa se mostra insuficiente em todas as oportunidades que recebe e vive relação de desgaste com o torcedor. Essa é, seguramente, uma das posições que deve ser tratada como prioridade na busca por reforços em 2023 — avalia.

Por tudo isso, Nicolas ainda será reavaliado no treino de hoje, o último antes do jogo contra o Operário, para determinar se terá ou não condições de atuar. Se ficar mesmo de fora, Diogo Barbosa terá a chance de apagar a má impressão diante da torcida e, quem sabe, começar a escrever uma nova história no Grêmio.

Números do Grêmio na Série B
Com Nicolas
10 vitórias
8 empates
Nenhuma derrota
76% de aproveitamento
22 gols marcados
5 gols sofridos
Com Diogo Barbosa
4 vitórias
3 empates
2 derrotas
55,5% de aproveitamento
10 gols marcados
5 gols sofridos
Números na Série B
Nicolas
18 jogos
1502 minutos em campo
5 assistências
599 passes certos (105 errados)
27 passes para finalização
39 cruzamentos certos (80 errados)
5 dribles
11 desarmes
74 rebatidas
Diogo Barbosa
9 jogos


479 minutos em campo
Nenhuma assistência
5 passes para finalização
240 passes certos (46 errados)
4 cruzamentos certos (17 errados)
3 dribles
8 desarmes
30 rebatidas

VEJA TAMBÉM
- COMENTE AQUI, DEIXE SEU PALPITE: Sampaio Corrêa x Grêmio
- Renato pode usar time do Grêmio quase todo reserva contra o Sampaio Corrêa na Série B
- Kannemann e Ferreira podem se tornar alternativas para Renato em próximos jogos





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

1/10/2022

"Não é o resultado que a gente esperava" - 10:37 (0)

Elkeson avalia tropeço do Grêmio e projeta somar pontos em casa


Renato mantem uma postura confiante mesmo após a derrota de 2x1. - 09:36 (0)

Renato vê boa atuação do Grêmio, mas coloca derrota na conta de erros "infantis": "Nada que abale"


Mesmo após derrota, Renato afirma que está tudo sob controle! - 08:35 (0)

Grêmio ameniza queda e rejeita abalo em campanha: "sob controle"


30/9/2022