1Win

Roger Machado reencontra o Bahia, equipe que treinou durante 1 ano e 5 meses

O atual comandante do Grêmio foi o técnico que ficou mais tempo no clube baiano desde 2007


Fonte: globoesporte.com

Roger Machado reencontra o Bahia, equipe que treinou durante 1 ano e 5 meses
Depois de vencer o Brusque, o Bahia terá um novo jogo pela Série B, desta vez com cara de reencontro. Neste domingo, às 16h (de Brasília), na Arena Fonte Nova, o Esquadrão vai enfrentar o Grêmio, que é treinado por Roger Machado. Será a primeira vez que o time baiano vai encarar o técnico desde a sua saída do clube, em setembro de 2020.



Roger Machado é o treinador com mais tempo no Bahia desde Arthurzinho, que ficou no clube por um ano, em 2007. O técnico do Grêmio passou um ano e cinco meses no time baiano.

Contratado após a demissão do atual técnico do Bahia, Enderson Moreira, Roger Machado assumiu o Tricolor baiano em abril de 2019. Após um excelente início, seu trabalho teve altos e baixos até a demissão, em setembro de 2020. Em 74 jogos, foram 30 vitórias, 22 empates e 22 derrotas, com aproveitamento de 50%.

Os primeiros meses foram empolgantes. Além de ser campeão baiano, o Esquadrão eliminou CRB e Londrina, pela Copa do Brasil. Nas oitavas de final, contra o São Paulo, Roger Machado encontrou a melhor forma de jogo, focada no contra-ataque. Com isso, depois de vencer no Morumbi por 1 a 0, o Bahia passou às quartas com novo triunfo pelo mesmo placar, na Arena Fonte Nova.

No Campeonato Brasileiro, o Tricolor baiano terminou o primeiro turno com 31 pontos, na sétima colocação. Naquele momento, a torcida sonhava com Libertadores. Após 19 rodadas do Brasileirão, Roger somava 28 jogos, com 13 vitórias, nove empates e seis derrotas, um aproveitamento de 57%.

Depois do auge, a queda de rendimento

A primeira decepção foi a eliminação nas quartas de final da Copa do Brasil. Depois de empatar em 1 a 1 com o Grêmio, em Porto Alegre, o Bahia foi derrotado na Fonte Nova, por 1 a 0. A torcida lotou o estádio, mas o time baiano não "achou a bola".

Para piorar, o Tricolor baiano caiu de produção na Série A: após um excelente primeiro turno, só venceu quatro de 19 jogos da metade final do Brasileirão 2019.

O Bahia chegou a passar nove jogos sem vencer na competição e acabou em 11º lugar, com 49 pontos. Mesmo assim, a campanha igualou o campeonato de 2018 como melhor colocação do clube nos pontos corridos.

Ano difícil e demissão
Derrota no Ba-Vi, válido pela Copa do Nordeste, e eliminação na primeira fase da Copa do Brasil para o River-PI. O 2020 do Bahia começou mal. A pressão, claro, caiu sobre Roger Machado.

Depois de prometer que o Tricolor seria mais propositivo após a chegada de reforços de uma temporada para a outra, o técnico via a equipe jogar mal e de forma semelhante ao que havia sido visto em 2019. Diante de adversários que atuavam com linhas baixas, o Tricolor sofria bastante para criar jogadas.

Depois de uma pequena melhora, a equipe baiana ficou mais de quatro meses sem jogar por causa da pandemia de covid-19. No retorno, o Bahia sofreu para ser campeão baiano, nos pênaltis, diante do Atlético-BA e perdeu a Copa do Nordeste para o Ceará.

No Brasileirão, o Tricolor de Salvador iniciou com duas vitórias, contra Coritiba e Bragantino. Depois, no entanto, passou quatro jogos sem triunfos, o último uma derrota de 5 a 3 para o Flamengo. A fragilidade defensiva contra o clube carioca custou o cargo do treinador.

Reencontro
Agora, Bahia e Roger Machado vão se encontrar pela primeira vez desde a saída do treinador do clube. Neste domingo, às 16h (de Brasília), o Tricolor baiano vai receber o gaúcho, na Arena Fonte Nova, em duelo válido pela 16ª rodada da Série B.

Enquanto o time baiano soma 28 pontos, no terceiro lugar, o Grêmio é o quarto colocado, com 25 pontos. Com nove vitórias contra seis do adversário, o Bahia manterá a posição mesmo que perca a partida.



Grêmio, 2022, Roger Machado

VEJA TAMBÉM
- Grêmio ganha do Estudiantes com um a menos e conquista primeira vitória na Libertadores
- Tricolor escalado para o jogo contra o Estudiantes
- Grêmio confiante para a Libertadores, e as lesões intermináveis





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

25/4/2024































24/4/2024