Campeões da Série A dominam a briga pelo G4 da Série B

Cruzeiro, Vasco e Bahia abrem vantagem na busca pela liderança, enquanto Sport perde vaga ultrapassado pelo Grêmio; equipes revezam disputa pelo 4º lugar e veem rivais se aproximando


Fonte: globoesporte.com

Cruzeiro, Vasco e Bahia dispararam e abriram vantagem na concorrência pela liderança da Série B, sem risco de perder espaço no Top-3 durante esta rodada. Deixam, portanto, apenas uma vaga do G-4 em disputa neste momento: o quarto lugar. Grêmio e Sport revezam a posição, mas se veem ameaçados por adversários na sequência da classificação.



Ainda há outras 25 rodadas do Brasileiro pela frente. O que permite mudanças de cenário ao longo do campeonato. Neste momento, contudo, a disputa está concentrada nos clubes que foram campeões brasileiros da Série A em outras temporadas. Apenas o Guarani - em 18º lugar - está fora desse recorte. E a disputa pode se intensificar nesta rodada.

Batendo na porta: Sport ultrapassado
O Sport estava sólido entre os primeiros colocados do campeonato, mas passou por uma sequência de três partidas sem vitórias e assistiu Cruzeiro, Vasco e Bahia descolarem na tabela. Nesta semana, perdeu a vaga no G-4 ao ser ultrapassado pelo Grêmio.

- O Sport conseguiu mostrar alguma evolução ofensiva, mas foi insuficiente para sustentar o aproveitamento de pontos que a equipe vinha tendo - explica o comentarista da Globo, Cabral Neto.

O rendimento do Rubro-negro, contudo, indicava que esta oscilação aconteceria. A equipe perdeu o confronto direto contra o Bahia, empatou com o Grêmio e também com o Náutico - que está no Z-4 da competição. Assim, fez apenas dois pontos nos últimos nove disputados.

- O Sport das partidas iniciais era, quase sempre, inofensivo. Mantinha sua boa pontuação baseado em um sistema defensivo muito forte e nem mesmo essa melhora foi suficiente para fazer a equipe vencer seus três jogos mais pesados até o momento.

Novo momento? Grêmio no G-4
Na contramão desses resultados, o Grêmio conseguiu uma sequência de oito partidas sem derrotas. A maior parte são empates - com cinco até o momento -, mas o Tricolor pontuou em dois dos seus confrontos diretos neste período, contra Vasco e Sport.

O Grêmio ainda trabalha para entrar em consonância com a torcida, que vaiou o time no último fim de semana, mas vê a entrada no G-4 como uma virada de chave. Ao mesmo tempo, investe em reforços e acertou a contratação do volante Lucas Leiva.

Os líderes
Cruzeiro, Vasco e Bahia não podem ser alcançados pelos rivais nesta rodada. Estão com 31, 27 e 25 pontos, respectivamente, e entram em campo a partir da sexta-feira. A Raposa enfrentaria o Ituano, mas o jogo foi remarcado para 5 de julho por conta da Copa do Brasil.

A disputa pelo 4º lugar
O Grêmio será o primeiro da zona de acesso a entrar em campo. Nesta quinta-feira, poderá se garantir dentro do G-4 - caso vença o CSA no Rei Pelé. O Sport só atua no sábado, contra o Brusque, e apenas um ponto separam as duas equipes no momento: 21 e 20.

No "retrovisor", Tombense e CRB aparecem com chances de ultrapassagem. Donas de 19 e 18 pontos, as equipes vêm de sequências melhores que o Sport, por exemplo. Tombense tem cinco jogos sem perder, e o CRB tem três. O clube alagoano, contudo, está com um jogo a mais, porque abriu esta 14ª rodada ainda na terça-feira - vencendo a Chapecoense.

Não há confrontos diretos pelo G-4 nesta rodada. O que será também determinante pela definição da zona de acesso após o término do fim de semana.

Jogos envolvendo o G-4
CSA x Grêmio - 21h30 da quinta-feira, no Rei Pelé
Vasco x Operário-PR - 19h da sexta-feira, em São Januário
Bahia x Novorizontino - 16h do sábado, na Fonte Nova
Sport x Brusque - 18h30 do sábado, na Ilha do Retiro (pode mudar de estádio)
Tombense x Náutico - 11h do domingo, no Soares de Azevedo

Os 10 primeiros classificados da Série B
Cruzeiro - 31 pontos e 10 vitórias
Vasco - 27 pontos e 7 vitórias
Bahia - 25 pontos e 8 vitórias
Grêmio - 21 pontos e 5 vitórias
Sport - 20 pontos e 5 vitórias
Tombense - 19 pontos e 4 vitórias
CRB - 18 pontos e 5 vitórias
Brusque - 16 pontos e 5 vitórias
Operário-PR - 16 pontos e 4 vitórias
Criciúma - 16 pontos e 4 vitórias



Grêmio, 2022, Série B

VEJA TAMBÉM
- 5 notícias do Grêmio que bombaram hoje (04/07)
- Kannemann é procurado por clube do Catar
- Torcida do Grêmio pede saída de alguns atletas





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

4/7/2022




CRIA NO VELHO CONTINENTE - 18:41 (0)

Victor Bobsin acerta com clube europeu

















3/7/2022












Confronto direto - 08:10 (0)

PRÉ-JOGO: Grêmio x Bahia