1Win

"Abandono" de Felipão ao Grêmio repercute na imprensa internacional

Jornais europeus deram destaque a


Fonte: Globo Esporte

Abandono de Felipão ao Grêmio repercute na imprensa internacional
Jornal Record disse que Grêmio virou pesadelo para Felipão (Foto: Reprodução)

O anúncio do pedido de demissão de Luiz Felipe Scolari do comando do Grêmio, feito pelo presidente Romildo Bolzan, nesta terça-feira, não repercutiu apenas entre os gremistas no CT Luiz Carvalho. Bastou a confirmação por parte do mandatário do clube (veja no vídeo acima), em pronunciamento á imprensa, para que o noticiário internacional, em especial a da Europa, tratasse de repercutir a saída do treinador, que acumula passagens pela seleção de Portugal e pelo Chelsea, da Inglaterra. A terceira passagem de Felipão pelo Tricolor foi abreviada por conta do início ruim no Brasileirão e por uma série de análises feita pela diretoria.

O jornal português Record afirmou que o Grêmio acabou se tornando um "pesadelo" para o comandante. A publicação deu destaque à história construída por Scolari no Tricolor e à recepção calorosa preparada pelos torcedores em sua chegada, em 30 de julho. Relação que, segundo o periódico, parece estar "desmoronando" após o início ruim no Brasileirão e a perda do título para o Inter, no Gauchão.

Jornal A bola destacou a saída de Felipão (Foto: Reprodução)

Também em Portugal, a manchete do jornal A Bola dizia que "Felipão abandona o Grêmio". O periódico Público, também português, afirmou que Scolari deixou o clube após os dois resultados decepcionantes no Brasileirão. O treinador comandou a seleção nacional entre 2003 e 2008 e levou Portugal ao vice-campeonato da Eurocopa, em 2004, e ao quarto lugar na Copa de 2006.

Na Espanha, os jornais esportivos Marca e Mundo Deportivo deram a mesma manchete, ao afirmar que Felipão pediu demissão do Grêmio após o começo ruim no Brasileirão e a derrota par ao Inter na final do Gauchão. Na Inglaterra, onde Scolari foi técnico do Chelsea, com passagem apagada em 2008, o Daily Mirror afirmou que o treinador foi demitido após uma jornada "pobre" no Brasileirão.

O técnico deixa o Grêmio após retornar em julho do ano passado, menos de um mês depois da derrota para a Alemanha na semifinal da Copa do Mundo, por 7 a 1. Com história vitoriosa no Tricolor, sai do clube sem títulos em sua terceira passagem. Felipão acumula 51 jogos, com 26 vitórias, 12 empates e 13 derrotas, um aproveitamento de 58,8%. Os Gre-Nais marcam os principais momentos de Felipão no Grêmio: perdeu o primeiro por 2 a 0 pelo Brasileirão, depois, no segundo turno da competição, aplicou uma goleada por 4 a 1 sobre o rival e quebrou um jejum de nove clássicos sem vitória. Porém, neste ano, perdeu o título do Gauchão para o Inter, a “Copa do Mundo” do Grêmio em 2015.

Demissão de Felipão repercutiu na Espanha (Foto: Reprodução)
Britânico Daily Mail citou a "jornada pobre" do Grêmio no Brasileirão (Foto: Reprodução)

Um dos técnicos mais vitoriosos da história do clube, Felipão chegou ao Grêmio pela primeira vez em 1987, quando foi campeão gaúcho. Retornou ao Tricolor em 1993, depois de ter conquistado a Copa do Brasil com o Criciúma em cima do próprio Grêmio. O técnico teve um início complicado na segunda vez no time gremista, mas sua permanência foi bancada pelo presidente na época Fábio Koff. O resultado da insistência deu certo: Felipão venceu a Copa do Brasil de 1994, a Libertadores de 1995 e o Brasileirão de 1996.

Na carreira, Felipão ostenta a conquista da Copa do Mundo de 2002 pela Seleção. Também esteve à frente da conquista da Copa das Confederações de 2013. Recentemente, sua trajetória foi manchada pela derrota trágica de 7 a 1 com a Seleção para a Alemanha, na semifinal do Mundial. O comandante se despediu da equipe brasileira no dia 12 de junho, após a derrota perante a Holanda, que culminou com o quarto lugar na Copa.

VEJA TAMBÉM
- Renato mudar time do Grêmio contra o Criciúma
- Dodi valoriza empate do Grêmio e prevê jogo de volta com apoio da torcida
- Tricolor escalado para o jogo contra o Operário-PR





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

2/5/2024






1/5/2024