Grêmio vê Mamute com "cabeça boa" após corte e celebra retorno do jovem

Cortado da lista da seleção brasileira sub-20 para a disputa do Mundial da categoria, atacante deve ser titular diante do Coxa, neste sábado, no Couto Pereira


Fonte: GloboEsporte

Grêmio vê Mamute com cabeça boa após corte e celebra retorno do jovem
Retorno de Mamute foi saudado pelos gremistas nesta sexta-feira (Foto: Divulgação/Grêmio)

O retorno de Yuri Mamute, que acabou fora da lista de convocados da Seleção sub-20 para o Mundial da categoria, provocou sentimentos distintos nos gremistas. Houve, é claro, a tristeza pelo corte do jovem companheiro, às vésperas de uma competição importante. Mas, sobretudo, reinou a felicidade em poder contar com o atacante já na véspera do confronto com o Coritiba, às 18h30 deste sábado, no Couto Pereira. Um reforço que vem em "boa hora" e com a "cabeça boa" para auxiliar a equipe na busca da primeira vitória no Brasileirão.

Basta olhar o retrospecto recente do Tricolor e as as peças que Felipão tem à disposição no ataque para entender a importância do atacante para o confronto. Mamute marcou dois dos três gols da equipe no empate com a Ponte Preta, no último domingo, na estreia no Campeonato Brasileiro. Sem Braian Rodríguez, ainda em recuperação muscular, o garoto é a principal alternativa de Scolari para o setor ofensivo.

Sua ausência, a propósito, obrigou o treinador a alterar a cara da equipe para enfrentar o CRB, na última quarta-feira, no Estádio Rei Pelé, com resultado positivo. Pedro Rocha, de maior mobilidade, foi titular do ataque e balançou as redes duas vezes no triunfo por 3 a 1 que eliminou o jogo da volta pela segunda fase da Copa do Brasil. Ainda assim, o atacante segue como preferido para assumir a titularidade neste sábado.

- O Yuri é um jogador muito importante para nós. É uma pena por ter sido desconvocado, mas é um reforço que veio em boa hora. A equipe precisa muito dele. Ele foi essencial no ponto que adquirimos dentro de casa, contra a Ponte Preta. Ele vai estar 100% para jogar, com a cabeça boa. Tenho certeza de que ele vai mostrar o valor dele para voltar à Seleção um dia - avalia o meia Giuliano.

Se os gremistas saudaram o retorno de Mamute e o encheram de incentivos, o carinho pareceu recíproco. O garoto chegou com muitos sorrisos para se juntar à delegação, apesar do corte da Seleção sub-20.

- Bem-vindo à tua casa. Foi o que disse para ele. Ele voltou ao lugar que é dele. O Grêmio, um lugar onde ele está muito valorizado. Era impressionante a alegria dele em estar vestindo o uniforme do Grêmio. A decisão foi técnica, nós respeitamos e ficamos absolutamente satisfeitos para estar aqui. Claro que ele estar na Seleção era importante para ele, e também para o Grêmio, para valorização do atleta, mas sem dúvida, ele nos deu muita alegria - afirmou o diretor executivo Rui Costa, à Rádio Gaúcha.

O ano de 2015 tem sido especial para Yuri. O garoto de 19 anos retornou de empréstimo ao Botafogo, no ano passado, para estrear com boa atuação no empate sem gols no Gre-Nal do primeiro turno do Gauchão. Opção de força para o ataque, o jogador conquistou aos poucos a confiança de Felipão no Campeonato Gaúcho. Mas não apenas por segurar a bola no setor ofensivo e contribuir com as jogadas de perigo da equipe.

Mamute também encantou Scolari pela maior maturidade, diante de novo momento em sua vida, após o nascimento do filho, uma passagem pela Seleção sub-20, em que era homem de confiança de Alexandre Gallo, e a adesão ao caminho da religião. O treinador chegou até mesmo a pedir publicamente um aumento salarial para o atacante. Mesmo com tanto respaldo, o centroavante seguiu como reserva de Braian Rodríguez, apesar do clamor dos torcedores por sua titularidade.

Cria das categorias de base, Yuri Mamute fez sua estreia pelo Grêmio em 2011, sob o comando de Renato Gaúcho. Tinha, na época, 16 anos. O jovem virou assunto ao se destacar pela seleção sub-20. Conquistou dois troféus com a amarelinha em junho de 2013: foi eleito o melhor jogador do Torneio de Toulon, na França, e também mostrou bom futebol no Valais Youth Cup, na Suíça. Em 2014, atuou em apenas quatro partidas com Enderson Moreira até ser emprestado ao Botafogo.

Na temporada atual, Mamute disputou 14 jogos e anotou três gols com a camisa do Grêmio. O contrato do jogador com o Tricolor vai até maio de 2018.


Yuri anotou três gols em 14 jogos pelo Grêmio em 2015 (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

VEJA TAMBÉM
- Ex-Grêmio se aproxima de comprar clube paulista
- Pepê pode deixar o Grêmio em 2025
- Grêmio dispensa auxiliar técnico de Renato Gaúcho






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

20/9/2024












19/9/2024